Celulites: conheça o poder dos nutricosméticos no tratamento

Celulites

A maioria das mulheres adultas são afetadas pelas celulites. Os nutricosméticos são "pílulas da beleza" e anticelulite que agem de dentro para fora.

Atualizado em 11/06/2024

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 85% a 98% das mulheres após a puberdade, de todas as raças, são afetadas pelas celulites. A celulite, uma condição comum caracterizada pelo aparecimento de pele com aspecto ondulado e irregular, afeta mais de 85% das mulheres após a puberdade, especialmente nas regiões das coxas, nádegas, quadris e abdômen. Embora não seja considerada uma condição médica grave, a celulite é frequentemente vista como um problema estético, levando muitas pessoas a buscar tratamentos para sua redução.

Como surgem as celulites?

A prevalência de celulite está fortemente associada ao aumento da obesidade global e às mudanças hormonais que ocorrem durante a puberdade, gravidez e menopausa. O processo de formação das celulites começa na camada mais profunda da pele e, diferente do que a maioria das pessoas pensam, não aparece apenas nas mulheres que estão acima do peso. Mulheres magras também podem ser afetadas. As celulites são formadas quando ocorre um aumento de gordura no organismo, que por sua vez resulta na compressão das células nervosas, dos vasos linfáticos e vasos sanguíneos, gerando a retenção de líquidos. Esse processo diminui a circulação local, impedindo que nutrientes e oxigênio cheguem até os tecidos. Na tentativa de deter esse edema, as células incham e pressionam por mais espaço, formando nódulos superficiais na pele. O surgimento das celulites é multifatorial e sofre influências de fatores como genética, níveis hormonais e alimentação.

Nutricosméticos usados no tratamento das celulites

Diversos tratamentos estão disponíveis, variando de cremes tópicos a procedimentos invasivos e não invasivos, como terapias a laser e radiofrequência. Apesar da eficácia variável desses tratamentos, a demanda por soluções estéticas continua a impulsionar o crescimento do mercado global de tratamentos para celulite, que deve atingir bilhões de dólares nos próximos anos. A celulite não é considerada uma doença, mas existem tratamentos capazes de melhorar a aparência delas promovendo uma melhor circulação da região afetada, contudo, os tratamentos oferecidos por centros de estéticas são muito caros.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Uma das opções eficazes e acessíveis para a grande população são os nutricosméticos, que possuem a missão de suprir carências nutricionais, melhorando o aspecto da pele. Os nutricosméticos são conhecidos como pílulas da beleza e agem de dentro para fora, fornecendo nutrientes essenciais para a saúde da pele, cabelos, unhas, combate à celulite e emagrecimento. O organismo obtém vitaminas e minerais a partir de uma dieta balanceada, o que previne e combate várias doenças e o envelhecimento precoce, porém, não são todas as pessoas que consomem uma quantidade adequada e recomendada.

Ácido Hialurônico

Hidrata a pele, melhora a elasticidade e a aparência geral da pele. Atrai e retém água na pele, aumentando a hidratação e reduzindo a visibilidade da celulite.

Centella Asiatica

O extrato de centelha melhora a circulação, fortalece o tecido conjuntivo e tem propriedades anti-inflamatórias. Estimula a produção de colágeno e melhora a elasticidade da pele.

Chá Verde

O chá-verde é um antioxidante potente que pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a circulação. Os polifenóis no chá verde ajudam a combater os radicais livres e a melhorar a saúde da pele.

Coenzima Q10

A CoQ10 melhora a produção de energia nas células da pele, tem propriedades antioxidantes e pode melhorar a textura da pele. A CoQ10 ajuda a proteger as células da pele contra danos oxidativos e melhora o metabolismo celular.

Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado melhora a elasticidade da pele, fortalece o tecido conjuntivo e pode reduzir a aparência da celulite. O colágeno é uma proteína essencial para a estrutura da pele e ajuda a manter sua firmeza e elasticidade.

Óleo de Peixe (Ômega-3)

O ômega-3 reduz a inflamação, melhora a circulação e fortalece a estrutura da pele. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a manter a pele saudável e elástica

Silício Orgânico

O silício fortalece o tecido conjuntivo e melhora a firmeza da pele. O silício é essencial para a síntese de colágeno e elastina, componentes chave da pele.

Pílulas anticelulite

Os nutricosméticos são muito importantes, vez que são ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas e repõem as quantidades essenciais para o corpo, suprindo as deficiências que são um dos principais causadores de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos. Na celulite, ele atua na melhora da circulação sanguínea, aumenta a dilatação dos vasos, acelera a renovação celular e diminui as reservas de gordura no corpo, proporcionando assim a pele uma aparência mais firme, sem ondulações e ainda suaviza o aspecto de “casca de laranja”. Além disso, a pílula anticelulite aumenta a drenagem linfática, o que diminui a retenção de líquidos, um dos causadores de celulites.

Recomendações

Segundos médicos especialistas, os nutricosméticos devem apenas complementar uma alimentação equilibrada, pois não é possível agir de maneira eficaz sozinho. Caso o uso seja feito corretamente, os benefícios são visivelmente observados após três semanas de uso e os resultados mais satisfatórios aparecem após 60 dias. Os nutricosméticos são considerados pela ANVISA como alimentos funcionais, porque produzem efeitos metabólicos por meio da atuação de nutrientes no organismo. Outro benefício importante é que não possuem contraindicações, visto que são considerados suplementos nutricionais.

Referências:
Celulite. Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O que são e como agem os nutricosméticos. La Fitness.
The Insight Partners – A descrição sobre a prevalência da celulite e os tratamentos disponíveis no mercado.
Precedence Research – Informações sobre o crescimento do mercado de tratamentos para celulite e a associação com a obesidade.
Research and Markets – Dados sobre o tamanho e previsão do mercado global de tratamentos para celulite.
PharmiWeb.com – Análise detalhada do mercado de tratamentos para celulite, incluindo técnicas avançadas e a prevalência de celulite.
MedicSpark – Classificação da celulite, métodos de diagnóstico e tratamento, e a prevalência entre diferentes grupos populacionais.
Healthline. Collagen.
PubMed. Green tea.
NIH. Omega 3 Fatty Acid.