Babaçu: benefícios e propriedades medicinais

O babaçu (Orbignya speciosa) é uma palmeira, também conhecida como baguacuí, uauaçu, aguaçu, coco-de-macaco, coco-de-palmeira, guaguaço e babassu. Pertence à família Palmae.

Benefícios do babaçu


O mesocarpo (coco) do babaçu é usado no Brasil como suplemento alimentar e na medicina popular para o tratamento de inflamações, cólicas menstruais e leucemia. A planta possui importantes constituintes químicos, tais como como triterpenos, taninos, açúcares, saponinas e compostos esteroides. Os polissacarídeos em sua composição possuem ação anti-inflamatória e imunomoduladora. Alguns estudos científicos realizados demonstraram que o babaçu é um bom cicatrizante, protetor gástrico, anti-trombose e antimicrobiano.

Além de suas amêndoas que contém o óleo de babaçu, componente mais importante terapeuticamente e utilizado em alimentos, as folhas também costumam ser consumidas na forma de tinturas e chás. O extrato etanólico da planta, testado em linhagens de células humanas leucêmicas, tumores de próstata e câncer de mama, promoveu diminuição da viabilidade em todas estas de maneira dose-dependente. Neste estudo, o efeito foi mais pronunciado sobre as linhagens celulares tumorais quando comparado às não tumorais. Além disso, possui atividade antioxidante e a capacidade de sequestrar os radicais livres, protegendo as células do estresse oxidativo. Este efeito, além de ser protetor contra o câncer, retarda o envelhecimento precoce.

Contraindicações e efeitos colaterais do babaçu

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Curiosidades

A Orbignya speciosa é uma palmeira de origem brasileira, podendo ser encontrada nos Estados do Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. Sua estipe (caule das palmeiras) é usada para construção de casas e pontes, sua seiva para produção de bebida fermentada e seu palmito para a alimentação.

O babaçu tem grande importância econômica e popular nas regiões em desenvolvimento em que está presente. As folhas do babaçu são utilizadas para a fabricação de diversos utensílios como cestos, peneiras, esteiras, chapéus e até telhados. De sua casca pode ser feito xaxim, carvão e fumaça para repelir insetos.

A Orbignya speciosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Avalie
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
ÓLEO DE COCO PURO EXTRAVIRGEM Pure Coco 1000mg
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno

Comentários

2 Comentários

  1. Anésio

    Boa matéria só que não9 ficou claro quem é de fato considerado a folha se é folhinha ou conjunto de folhas no grande talo da árvore, não ficou caro como é composto a folha.
    obrigado

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Basta clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas


*BASTA ADICIONAR O CUPOM MEDICINA10 EM SEU CARRINHO DE COMPRAS