Soja: benefícios e propriedades medicinais

A soja (Glycine max) é uma planta também conhecida como feijão-da-China, soya (espanhol), soy e soyabean (inglês), sojabohne (alemão), dentre outros nomes populares. O nome popular faz referência à espécie Glycine soja. Já a espécie consumida amplamente é a Glycine max, uma estirpe selecionada, de qualidade superior, com maior teor de óleos e proteínas. Pertence à família Fabaceae.

Benefícios da soja

Além de ser um alimento nutritivo e rico em proteínas de fácil digestão, a soja pode auxiliar em dietas para perda de peso, redução de gordura e colesterol ruim e até mesmo prevenção do câncer e de várias outras doenças. A sua proteína pode ser utilizada como suplemento natural para a recuperação muscular. Pode prevenir ou retardar doenças que vêm com a idade avançada, incluindo certas formas de câncer, mal de Alzheimer e várias formas de doenças do coração, incluindo ataques cardíacos e derrames. Previne cancros hormonais, incluindo os da mama, bexiga, próstata e do cólon.

Acredita-se que o pó de proteína de soja pode contribuir para cortar os sintomas da menopausa nas mulheres e pesquisas tentam concluir se ela é capaz de proteger contra a osteoporose. Os antioxidantes combatem a formação de placas nos vasos sanguíneos, responsáveis por obstruir as vias e causar derrames e ataques cardíacos. Além disso, os antioxidantes encontrados no tecido da planta podem reduzir os sintomas da artrite.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais

Proteínas completas e aminoácidos essenciais

É um alimento que contém quantidades mínimas de gordura e colesterol, sendo rica em proteínas de fácil digestão. Os produtos à base de soja costumam ser ricos em antioxidantes e aminoácidos importantes, sendo muitas vezes apontados em estudos como responsáveis na prevenção de certas formas de câncer. As isoflavonas daidzeína e genisteína são encontradas em abundância. É um alimento conhecido como possuidor “proteínas completas”, ou seja, quaisquer aminoácidos que o corpo é incapaz de produzir por conta própria são encontrados no vegetal.

O corpo necessita de 20 aminoácidos para se sustentar, mas apenas 11 destes são produzidos naturalmente dentro do corpo. Os outros nove são encontrados em dietas. A soja é a única fonte vegetal que contém todos esses nove aminoácidos.

Subprodutos da soja

A Glycine max é base para diversos produtos, incluindo o leite de soja, o tofu, o miso e o molho tamari (tradicional na cozinha da Indonésia e outros países do Oriente), além de outros alimentos consumidos por todo o mundo. A Glycine max faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Contraindicações e efeitos colaterais da soja

Estudos preliminares apontaram que o consumo em excesso pode reduzir o número de espermatozoides e em alguns casos causar ginecomastia.

COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
PREVINE RUGAS / PROMOVE A SAÚDE DA PELE Colágeno Hidrolisado com Vitamina C
MACA-PERUANA COM ÓLEO DE CÁRTAMO Maca Peruana Prime 1000mg

Comentários

Comentar