Whey Protein: benefícios, efeitos e propriedades

O Whey Protein é um suplemento alimentar obtido a partir do soro do leite durante o processo de transformação de pasteurização e resfriamento do leite, etapa necessária para transformá-lo em queijo.

O que é o whey protein?

Os suplementos alimentares são na maioria das vezes aminoácidos, vitaminas e minerais e aminoácidos e são importantes na dieta de pessoas com carências nutricionais, além de ser essencial para melhorar o desempenho ou repor perdas nutricionais de praticantes de atividades físicas. Estruturalmente, a proteína de soro de leite possui alto valor nutricional. Ao estimular o anabolismo muscular, as proteínas favorecem a hipertrofia muscular e o ganho de força. Desta forma, ocorre a otimização do desempenho físico.

Para produzir cerca de soro de leite de boa qualidade, são necessários cerca de mil litros de leite. O whey protein é rapidamente absorvido pelo organismo e, além de ser útil para atletas, sua ótima concentração de nutrientes, incluindo cálcio, carboidratos, fósforo, magnésio, potássio, proteínas, selênio e zinco podem ser úteis na suplementação de crianças, gestantes e idosos. No caso dos idosos, o suplemento auxilia na manutenção e reposição de massa muscular, fator que contribui para uma melhor qualidade de vida e longevidade. Vale ressaltar que esse suplemento não deve substituir uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Em caso de dúvidas procure orientação profissional especializada.

Tipos de whey protein

Existem três formas de whey protein:

  • 1. Concentrada: processo de separação física, 80% de proteínas.
  • 2. Isolada: técnica de separação química, 95% de proteínas.
  • 3. Hidrolisada: as proteínas se encontram hidrolisadas, na forma de aminoácidos, sendo de melhor digestão e absorção.
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A diferença entre o Whey Protein Isolado do Whey Protein Concentrado é que o primeiro passou mais vezes pelo processo de filtração (ou por diferentes tipos de filtração), o que o torna mais puro em termos de concentração de proteína. Em termos de carboidratos, a versão isolada é a que possui menor quantidade. Um scoop (30g) de whey isolado possui cerca de 120 Kcal, valor que deve ser considerado na dieta. Além disso, é um suplemento composto prioritariamente de proteína, sendo possível preparar diversas receitas proteicas low carb que podem ajudar no processo de perda de peso.

Benefícios do whey protein

Dentre os benefícios conhecidos, o whey é capaz de reduzir a gordura corporal por meio de processos metabólicos. Estudos mostram que dietas com maior relação de proteínas e menos de carboidratos são mais eficazes para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial, induzindo a queima de gorduras corporais ao mesmo tempo que preserva a massa muscular durante a perda de peso. Além disso, o consumo do suplemento pode ajudar a controlar os níveis de glicose em pessoas acima do peso ou obesas.

As proteínas do soro do leite possuem peptídeos que inibem a ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), que por sua vez está envolvida no sistema renina (angiotensina). A ECA catalisa a formação de um vasoconstritor. As proteínas do soro reduzem a pressão arterial via inibição da ECA. No caso de pessoas com colesterol alto, alguns estudos preliminares mostraram que o suplemento ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL), melhorando assim, a saúde cardiovascular. O whey protein também é composto de aminoácidos como a isoleucina, leucina e valina (BCAA), além da arginina e glutamina.

As proteínas do soro do leite parecem modular a função imune impulsionando a produção do glutationa (GSH) em vários tecidos e preservando a glutamina do reservatório muscular. Esses são alguns dos poucos ingredientes que tem a capacidade de modular a função imune e mostraram sua ação em ambos os estudos de cultura de células. A glutamina, possui propriedades imunomoduladores, que fortalecem o sistema imunológico e podem ser úteis para pacientes com asma e portadores do vírus do HIV (AIDS).

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Referências:
Pal, Sebely, Vanessa Ellis, and Satvinder Dhaliwal. “Effects of whey protein isolate on body composition, lipids, insulin and glucose in overweight and obese individuals.” British journal of nutrition 104.5 (2010): 716-723.
Yang, Yifan, et al. “Resistance exercise enhances myofibrillar protein synthesis with graded intakes of whey protein in older men.” British Journal of nutrition 108.10 (2012): 1780-1788.
Tang, Jason E., et al. “Ingestion of whey hydrolysate, casein, or soy protein isolate: effects on mixed muscle protein synthesis at rest and following resistance exercise in young men.” Journal of applied physiology 107.3 (2009): 987-992.

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