Cártamo: benefícios e propriedades medicinais

O cártamo (Carthamus tinctorius) é uma planta medicinal também conhecida como açafrão-dos-tintureiros. Pertence à família Asteraceae.

Benefícios do óleo de cártamo

O Carthamus tinctorius é uma planta medicinal nativa do Irã e da Índia e a forma mais eficaz de usufruir dos seus benefícios se dá por meio do óleo de cártamo, rico em vitamina E e ácidos graxos saudáveis ômega-3, 6 e 9. As gorduras monoinsaturadas são boas para o corpo quando consumidas regularmente e, segundo pesquisadores, podem reduzir o risco de aparecimento de doenças cardíacas em até 45%. Além disso, cientistas japoneses descobriram que o ácido oleico ômega-9 reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC).

O óleo de cártamo, extraído das sementes da planta, possui várias propriedades e benefícios, dentre eles se destacam a aceleração na perda de gordura (principalmente na região abdominal), regularização do nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento da energia e imunidade, normalização do perfil metabólico entre lipídeos e insulina, aumento da definição muscular, proteção antioxidante, auxílio ao organismo na produção de substâncias anti-inflamatórias, além de prevenir o aparecimento de celulites e ser benéfico para a pele.

Vitamina E

O cártamo possui proteínas, minerais e vitaminas, sobretudo a vitamina E, um importante antioxidante que age no combate aos radicais livres que atacam diretamente às células do corpo. A vitamina E ajuda a defender as membranas do corpo contra o estresse oxidativo, além de manter uma boa saúde e beneficiar o sistema imunológico. Também proporciona benefícios para todos os tipos da pele, vez que possui propriedades hidratantes e calmantes.

Além de vitamina E, o cártamo é composto de pigmento (cartamona), lignanas, polissacarídeo, óleo essencial (ácido araquidônico, ácido oleico, ácido linolênico, ácido palmítico, ácido esteárico, dentre outras substâncias). O óleo de cártamo é uma das mais ricas fontes de ácido linoleico, sendo que é extremamente difícil obter um nível otimizado de CLA (ácido linoleico conjugado) sem que haja suplementação.

Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Termogênicos Termogênicos Aumentam a temperatura corporal e agem no processo de queima de gordura.

Contraindicações e efeitos colaterais do cártamo

As flores e sementes devem ser evitadas durante a gravidez, contudo, o óleo puro não possui contraindicações durante a gestação.

História e curiosidades

O cártamo possui dois corantes (amarelo e vermelho), sendo que o corante vermelho é mais valorizado, sobretudo pelo fato de ser utilizado principalmente para o tingimento da seda, proporcionando diversas tonalidades de cores rosa e vermelha. Misturado com pó de talco, forma uma substância conhecida chamada rouge.

As pétalas são comestíveis. As flores são usadas para colorir os alimentos, incluindo pães e bebidas, e são usadas como um substituto mais barato para o açafrão. Os brotos jovens são comestíveis quando cozidos como um legume. É muito utilizado para adulterar o açafrão. A produção de sementes de cártamo para produzir óleo é muito comum na Índia.

POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
ELIMINA AS CELULITES COM EFICÁCIA CelluliFree Anti-Celulite Solution
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
CÁRTAMO + PICOLINATO DE CROMO Slimmer Chroma
ÓLEO DE COCO PURO EXTRAVIRGEM Pure Coco 1000mg
Referências:
Al-Snafi, Ali Esmail. “Cardiovascular effects of Carthamus tinctorius: A mini-review.” Asian Journal of Pharmaceutical Research 5.3 (2015): 199-209.
Ekin, Zehra. “Resurgence of safflower (Carthamus tinctorius L.) utilization: a global view.” Journal of Agronomy 4.2 (2005): 83-87.
Zhang, H. L., Nagatsu, A., Watanabe, T., & OKUYAMA, H. (1997). Antioxidative compounds isolated from safflower (Carthamus tinctorius L.) oil cake. Chemical and pharmaceutical bulletin, 45(12), 1910-1914.

Comentários

28 Comentários

  1. Cíntia Cristna

    Não tenho problemas com peso,mas resolvi tomar o óleo de Cártamo para ajudar na queima de gordura durante á prática de exercícios. Estou tomando há dois meses e o resultado foi ótimo!

  2. Vou tomar o óleo decártamo quero ve se vai fazer efeito depois eu conto ok, mais quero saber se a pessoa que tem diabetes n II PODE TOMAR SIM OU NÃO.

  3. Vou tomar o óleo decártamo quero ve se vai fazer efeito depois eu conto ok.

  4. Vanessa

    Quem escreveu essa matéria? Foi um médico?
    O óleo de cártamo funciona mesmo?
    Aguardo uma resposta

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, selecionamos uma postagem especial para você aproveitar antes de ir. Clique no link abaixo e dê uma conferida :)

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas