Barras de proteína: benefícios e vantagens

Barras de proteína

As barras de proteína são populares devido a popularização do estilo de vida fitness e alimentação mais saudável. Conheça os benefícios.

Atualizado em 16/10/2022

As famosas barras de proteína se tornaram populares devido a popularização do estilo de vida fitness e alimentação mais saudável. A facilidade de adquirir estes produtos farmácias e supermercados fez com que as barrinhas se tornassem adoradas por atletas. Seja para treinos de academia ou outras atividades físicas, as barras complementam a dieta e trazem muitos benefícios para a saúde.

O que é a proteína? Qual sua importância?

As proteínas são cadeias longas de aminoácidos que dão origem a macromoléculas nas células do corpo humano. São responsáveis pelo funcionamento de diferentes mecanismos do organismo e se destacam por contribuir para a construção muscular e crescimento de cabelos, pele e unhas e outros tecidos. Muitas proteínas são enzimas que catalisam reações bioquímicas vitais para o metabolismo. Algumas são sintetizadas pelo próprio organismo, contudo, outras precisam ser suplementadas por meio de alimentação saudável e balanceada.

A proteína é importante para a reconstrução das fibras musculares que são danificadas durante qualquer tipo de atividade física que requeira uma maior taxa de força para serem realizadas. Desta forma, está intimamente ligada com os processos de hipertrofia muscular e consequentemente seu fortalecimento. As proteínas são nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento do organismo e desempenham funções como crescimento muscular, transporte de oxigênio e ainda proporcionam ganho energético. Sendo assim, as barras de proteínas se mostram como alimentos completos para auxiliar o corpo humano no desempenho de inúmeras atividades.

Benefícios do consumo de barras de proteína

Barra de proteína

Veja os benefícios das barras de proteína

As barras proteicas oferecem diversos benefícios aos indivíduos que as incluem em suas dietas.

Aumento da massa muscular

A proteína é o principal nutriente que colabora para o crescimento da massa muscular por reconstruir as fibras dos músculos e deixá-los mais fortes.

Diminuição da gordura corporal

Por contribuir para o aumento e definição da massa muscular, as proteínas colaboram para reduzir os índices de gordura corporal. A massa magra é cerca de três vezes mais ativa que a gordura, o que contribui para que o organismo tenha um metabolismo mais acelerado e consiga sintetizar as cadeias lipídicas mais rapidamente.

Emagrecimento

As proteínas contribuem para promover uma sensação de maior saciedade nas refeições, vez que leva mais tempo para serem digeridas pelo corpo humano. Desta forma, promovem o controle da digestão de calorias de maneira mais eficiente e ajudam a acelerar o metabolismo celular, fato que contribui para a perda de peso.

Energia

As proteínas são grandes aliadas no fornecimento de energia para as células corporais, principalmente em dietas pobres em carboidratos. Desta forma, o consumo de barras proteicas auxilia na manutenção de um bom desempenho durante as atividades físicas, vez que ajuda a manter os altos níveis energéticos das células.

Imunidade celular

As proteínas são excelentes aliadas quando o assunto é imunidade celular. Isto se deve ao fato dos linfócitos necessitarem deste nutriente para produzirem anticorpos, que por sua vez são as células de defesa do corpo humano.

Transporte de oxigênio

Uma boa oxigenação corporal é essencial para a prática de qualquer atividade física, desde as mais leves até as mais pesadas. Os glóbulos vermelhos (células que transportam o oxigênio no sangue), são compostos por proteínas que exercem essa função. Desta forma, o consumo das barras de proteína contribui para a oxigenação celular.

Todas as barras de proteínas são boas para a saúde?

A composição de nutrientes das barras de proteína pode diferir significativamente entre as marcas – e até mesmo entre os sabores. Isso se deve em grande parte aos seus ingredientes variados. A barra de proteína contém em média entre 25-35 gramas de carboidratos, 5-10 gramas de fibra e 5-10 gramas de gordura. Além de oferecer carboidratos e proteínas, muitas barras de proteínas são uma boa fonte de micronutrientes, como cálcio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B.

Para realçar o sabor, muitas marcas de barras de proteína usam adoçantes adicionados, que podem variar de adoçantes mais naturais, como estévia, até outros não saudáveis, com alto teor de frutose. Ou seja, muitas barras de proteína contêm grandes quantidades de açúcar adicionado e usam adoçantes prejudiciais, como xarope de milho rico em frutose , que adiciona frutose em excesso à sua dieta e pode aumentar o risco de diabetes, esteatose hepática (fígado gorduroso) e obesidade quando consumido em grandes quantidades.

Geralmente, a maioria das barras de proteína oferece 150-400 calorias e 10-20 gramas de proteína, embora algumas contenham cerca de 30 gramas de proteína por porção. A fonte de proteína também varia. Algumas barras apresentam iogurte em pó, leite ou proteínas lácteas, como caseína e soro de leite, enquanto outras usam fontes vegetais como arroz integral ou seja. Alguns contêm clara de ovo, enquanto outros dependem de nozes e sementes como fonte primária de proteína. Além disso, algumas barras de proteína usam fontes de proteína altamente concentradas, como proteínas isoladas de soro de leite ou soja, em vez de opções de proteínas integrais menos processadas.

Referências:
The Benefits of Protein. Beef up your knowledge of protein and good dietary sources. WebMD.
6 Reasons To Reach For A Protein Bar. BodyBuilding.
SNC Imports.
Are Protein Bars Good for You? Healthline.
Suplementos Brasil.