Albumina: saiba para que serve

Albumina

A albumina é um suplemento alimentar rico em aminoácidos, capaz diminuir bastante o percentual de gordura e recuperar os tecidos musculares rapidamente.

Atualizado em 16/10/2022

A procura pela modalidade de musculação nas academias vem crescendo a cada dia. Ganhar massa muscular, força e emagrecer são os principais objetivos das pessoas que optam por essa atividade física e albumina, juntamente com outros suplementos, desponta como uma das melhores opções para a nutrição esportiva.

O processo de ganho de massa e de emagrecimento pode ser lento para a maioria das pessoas, mas a utilização de diversos recursos ganhou espaço e estudos vem comprovando os seus inúmeros benefícios. Suplementação esportiva com fonte proteica é a mais indicada, vez que possuem um alto valor biológico para o corpo humano e consequentemente sofrem alterações no percentual de gordura.

Benefícios da albumina

A albumina é um dos suplementos alimentares que ganhou popularidade entre os praticantes de musculação. Rica em aminoácidos, o seu consumo promove uma diminuição no percentual de gordura e uma rápida recuperação dos tecidos musculares, vez que que aumenta a síntese proteica. Além disso, é rica em ferro, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

A albumina é uma proteína produzida pelo fígado que constitui uma grande proporção de plasma sanguíneo. Vale ressaltar que a albumina é diferente do albúmen, que é clara de ovo, embora as claras também contenham albumina. Em função disso, a albumina é popularmente conhecida como a proteína da clara do ovo, sendo considerada a melhor aproveitada em termos metabólicos. Também pode ser utilizada em dietas para perda de peso, vez que aumenta a sensação de saciedade por ser uma proteína de lenta absorção, contém poucas calorias e possui baixa quantidade de carboidratos.

Uso clínico

Na medicina tradicional, a albumina é usada para substituir a perda de volume sanguíneo resultante de trauma, como queimaduras graves ou uma lesões que causem perda de sangue. Também é usado para tratar baixos níveis de albumina causados por cirurgias comuns, cirurgia de bypass gástrico, desconforto respiratório, diálise, infecções abdominais, insuficiência hepática, pancreatite, problemas ovarianos causados por medicamentos para fertilidade, dentre outras muitas outras condições de saúde.

Albumina de soja

Suplemento de albumina

Suplemento de albumina

Ingredientes derivados de soja são cada vez mais encontrados em produtos de cuidados da pele modernos. O mais comum é o ingrediente ativo peptídico, a albumina extraída e purificada da soja. A sua utilização tópica em produtos de cuidados da pele aumenta a produção de colágeno, deixa a superfície da pele mais brilhante, diminui a vermelhidão e melhora o tom da pele.

Benefícios da albumina no cuidado da pele

Como a albumina é uma proteína familiar comumente encontrada no plasma sanguíneo, fornece ao organismo a proteína necessária para manter o crescimento e reparar os tecidos. A família da albumina consiste de todas as proteínas que são solúveis em água, são moderadamente solúveis em soluções salinas concentradas. Substâncias contendo albuminas são chamadas de albuminoides. Uma das mais importantes fontes de albumina é a soja.

Regeneração celular

Molécula de albumina

Pesquisas conduzidas em fibroblastos humanos também mostraram que o uso tópico de produtos à base de albumina de soja aumenta a regeneração celular e a síntese proteica. A albumina condiciona e hidrata a pele, fazendo com que fique com aspecto mais suave e reduza a aparência de linhas finas e rugas. A albumina mostrou propriedades adstringentes de primeira classe, sendo um tensor imediato da pele quando aplicada topicamente. Ajuda a suavizar a pele e reduz a vermelhidão e torna a pele mais hidratada e brilhante.

Antienvelhecimento

A albumina ajuda a manter a elasticidade da pele e, assim, rejuvenesce a pele em geral, proporcionando uma aparência jovial. Também pode proteger contra a queimadura solar e ajuda a mitigar os radicais livres que destroem o colágeno e a elastina na pele. A albumina é um bom agente hidratante capaz de manter o nível de água da pele. Desta forma, ajuda na mitigação dos problemas de pele seca e do couro cabeludo. A albumina também é conhecida por ajudar a fortalecer as unhas. Devido às suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, restaura as unhas fracas, quebradiças e rachadas.

Apesar de muito segura para uso em produtos de cuidados com a pele, existem alguns casos de erupção cutânea e eritema devido à pele sensível. Portanto, antes de aplicar os produtos à base de albumina, teste sua pele para possíveis alergias.

Precauções

O uso de albumina é contraindicado nos seguintes casos:

a) anemia grave (falta de glóbulos vermelhos);
b) insuficiência cardíaca grave.

Se possível antes de consumir albumina, informe o seu médico se você tem:

a) anemia;
b) doença cardíaca ou pressão alta;
c) doença renal
d) distúrbio de coagulação (tal como hemofilia);
e) problemas pulmonares;
f) problemas do trato urinário (incapacidade de urinar, por exemplo).

A albumina é produzida a partir de plasma humano (parte do sangue) pode conter vírus e outros agentes infecciosos. O plasma doado é testado e tratado para reduzir o risco de contágio de agentes infecciosos, mas ainda há uma pequena possibilidade de transmissão da doença. Não se sabe se a albumina pode prejudicar o feto, em caso de gravidez. Não se sabe também se a albumina passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação.

Referências:
MaxLife USA. Albumin skin care.
Albumin (human). What is albumin?
Albumin (Human) Solution USP. MedBroadCast.
Albumin (Albutein). Brand Names:Albuked, Albuked 25, Albuked 5, Albumarc, Albumin-Alpine, Albuminar-25, Albuminar-5, Albuminex, Albunex, Alburx, Albutein, Buminate, Flexbumin, Human Albumin Grifols, Kedbumin, Plasbumin-20, Plasbumin-25, Plasbumin-25 (Low Aluminum), Plasbumin-5. Everyday Health.