Dieta Pritikin: funciona mesmo? Alimentos e benefícios

A dieta Pritikin foi desenvolvida nos anos 1960 que consiste na realização de exercícios físicos moderados e um plano alimentar com alto teor de carboidratos saudáveis para o coração, além de baixo teor de gorduras e proteínas de origem animal.

Origem da dieta Pritikin

A dieta recebeu o nome do seu criador, Nathan Pritikin, engenheiro nascido em Chicago, nos Estados Unidos, e que aos 42 anos de idade foi diagnosticado com doença cardíaca. Na época não havia muitas informações sobre como a má alimentação ou como alguns alimentos poderiam ser um dos fatores desencadeantes de uma doença. Com as poucas informações que tinha sobre como a mudança no estilo de vida poderia retardar sua doença no coração, Pritikin decidiu dedicar os 20 anos seguintes a pesquisar sobre dieta e nutrição.

Pritikin foi diagnosticado no final dos anos 1950, época onde cerca de 40% das calorias da dieta americana naquela época eram ricas em gorduras. Durante o processo, experimentou uma variedade de dietas, muitas delas bem radicais, que consistiam, por exemplo, em comer apenas carnes ou lentilhas. Além disso, também gravava informações das suas reações a essas várias combinações de dietas e resultados de exames médicos. Após longas pesquisas, concluiu que o programa mais benéfico combinava exercícios moderados com uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras, sendo capaz de reverter condições severas de doenças cardíacas.

A dieta Pritikin se tornou a dieta mais popular dos anos 1970 e ganhou mais credibilidade em 1984 quando o Instituto de Saúde publicou seu estudo lipídico de referência, que disse reduzir o colesterol e o risco de doença cardíaca. Em estudos publicados em revistas médicas, o plano de dieta e exercícios demonstrou que, além de promover a perda e manutenção de peso, contribui para a prevenção e controle as principais doenças causadoras de morte, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Termogênicos Termogênicos Aumentam a temperatura corporal e agem no processo de queima de gordura.

O que é a dieta Pritikin? Quais são os seus benefícios?

Antigamente, a dieta Pritikin era considerada muito radical, visto que estava bem à frente aos costumes e ideias da época. Hoje, contudo, tais princípios foram adotados por profissionais de saúde que consideram que a dieta rica em fibras e pobre em gorduras é fundamental para evitar uma enorme variedade de problemas médicos. O método restringe carnes brancas e vermelhas e promove o aumento do consumo de cereais integrais, frutas, grãos, legumes e proteína de soja. Também inclui 45 minutos de exercícios físicos diários. O programa tem como objetivo melhorar a saúde cardiovascular e diminuir o risco de doenças.

A dieta Pritikin diminui o colesterol total e LDL (colesterol ruim) e controla a pressão sanguínea, de forma que as pessoas com hipertensão não necessitem utilizar medicamentos farmacêuticos. Também melhora o controle dos níveis de insulina, diminui os níveis de compostos circulantes que aumentam o risco de doenças cardíacas e reduzem significativamente o desenvolvimento de câncer de cólon, mama e próstata. Além disso, combate a obesidade e todos os seus riscos para a saúde associados a doença.

Segundo os profissionais adeptos, ao seguir o plano as pessoas perdem peso e o mantém reduzido o risco de contraírem doenças cardíacas. A dieta também é de agrado do público em geral, vez que não são consumidos alimentos industrializados e menos de 10% das calorias da dieta provem das gorduras, o que faz com que seja uma dieta com baixas calorias e balanceada.

Alimentos da dieta Pritikin

Como qualquer outra dieta, é importante que principalmente uma pessoa que tem excesso de peso, ou condições médicas graves como diabetes e doenças cardíacas, procure um profissional de saúde para um acompanhamento. Os programas são repassados por nutricionistas que avaliam as necessidades e objetivos de cada pacientes baseado no número de calorias. Um componente importante do programa Pritikin é o exercício diário. São recomendados exercícios aeróbicos, como corridas, caminhadas, natação, bicicleta, entre outros para que os efeitos sejam notados.

Bebidas

Água
Água

É recomendado substituir a cafeína por bastante água, chás de ervas e sucos vegetais com baixo teor de sódio. Também é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Carnes e proteínas

Peixes
Peixes

Deve-se consumir no máximo uma porção de 3,5 de carne cozida. Peixes e mariscos são os mais recomendados. Aves magras devem ser limitadas a uma vez por semana e carne magra a uma vez por mês. A dieta é facilmente adaptada aos vegetarianos, vez que podem substituir proteína animal por proteína vegetal oriunda de feijão, lentilhas ou soja. Não exceder mais do que sete claras de ovo por semana.

Cálcio

Leite
Leite

É recomendada duas porções de alimentos ricos em cálcio, tais como o leite desnatado, iogurte desnatado ou leite de soja.

Cereais integrais

Cereais integrais
Cereais integrais

É necessário comer pelo menos cinco porções de ½ xicara de grãos integrais, tais como arroz integral, aveia e trigou ou vegetais ricos em amido (batatas, ervilhas e feijões secos). Produtos refinados de grãos (arroz branco, farinha branca e macarrão regular) estão limitados a duas porções diárias, com eliminação completa de grãos refinados considerados ótimos.

Frutas e legumes

Leguminosas - Legumes
Legumes

Deve-se consumir de pelo menos três porções de frutas, uma das quais pode ser em forma de suco de fruta. Com relação aos legumes, é necessária a ingestão de pelo menos quatro porções de 1 xícara de vegetais crus ou ½ copo porções de legumes cozidos. Verde escuro, frondoso e legumes alaranjados ou amarelos são preferidos.

Dieta Atkins x Dieta Pritikin

A dieta Pritikin contrapõe outro programa popular, a dieta de Atkins, que é rico em gordura e proteína e baixo em carboidratos. O programa Pritikin é pobre em gordura e proteínas e rica em carboidratos complexos naturais integrais. Na ideologia de Pritikin, a grande razão dos americanos estarem acima de peso eram porque eles não comiam carboidratos complexos suficientes, que incluem alimentos integrais, tais como grãos, arroz e trigo. Em seu programa alimentar, são inclusos uma variedade de alimentos como frutas, legumes, feijões, arroz integral, pão integral, e pouco lacticínios, somente os sem gordura são permitidos, como leite, iogurte e ricota por exemplo.

Centro de Longevidade Pritikin

Centro de Longevidade Pritikin (Pritikin Longevity Center)
Centro de Longevidade Pritikin (Pritikin Longevity Center)

Com sua vasta experiência, Nathan fundou o Centro de Longevidade Pritikin (Pritikin Longevity Center), na Flórida, em 1975. No ano seguinte, inaugurou mais um centro em Santa Barbara, Califórnia, onde foi morar anos depois. Em 1979, lançou seu livro “O Programa Pritikin para Dieta e Exercício”, que rapidamente tornou-se um dos livros mais vendidos. Junto com seu filho, Robert Pritikin, publicou mais oito livros sobre dieta e exercício. Após a morte de seu pai por suicídio, em 1985, com 69 anos, Robert assumiu a gestão do centro de longevidade. Em sua autópsia, médicos não encontraram nenhum sinal de problema cardíaco, o que demonstrou que seu programa de dieta realmente foi essencial para aumentar a longevidade.

Com trinta anos de história, o Plano Pritikin tem a respeito de grande parte da comunidade médica, visto que dieta apresenta muitos estudos feitos por médicos do Centro de Longevidade e por investigadores e publicado em revistas altamente respeitadas como o Journal of the American Medical Association e o New England Journal of Medicine. Até hoje, não há evidências de que esse tipo de dieta prejudica a obtenção de gorduras essenciais, como o ácido graxo ômega-3 e a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

CÁRTAMO + PICOLINATO DE CROMO Slimmer Chroma
POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
DETOX NATURAL Renove
ÓLEO DE COCO PURO EXTRAVIRGEM Pure Coco 1000mg
American Dietetic Association
The Pritikin Longevity Center
Pritikin, Nathan. The Pritikin Permanent Weight Loss Manual. New York: Grosset & Dunlap. 1981.
Pritikin, Nathan. Pritikin Program for Diet and Exercise. New York: Bantam Books. 1987.
Pritikin, Robert. The Pritikin Principle: The Calorie Density Solution. New York: Time Life. 2000.
Pritikin, Robert. The New Pritikin Program: The Easy and Delicious Way to Shed Fat, Lower Your Cholesterol, and Stay Fit. New York: Pocket Books. 1991.
Pritikin, Robert. The Pritikin Weight Loss Breakthrough: Five Easy Steps to Outsmart Your Fat Instinct. New York: Signet. 1999.
Scales, Mary Josephine. Diets in a Nutshell: A Definitive
Robert. ‘‘Go Out and Eat Thin! 32 Slimming Tricks from the Newest Pritikin Diet Program.’’ Redbook (Jan.
1990): 74.

Comentários

Comentar