Dieta vegana: quais são os benefícios?

O número de veganos (ou vegans) cresce de maneira exponencial a cada ano no mundo todo. A adoção crescente à dieta é devida as suas causas ideológicas (éticas), políticas e ambientais, somadas ao fato de que a dieta vegana é muito saudável para o corpo humano.

O que é a dieta vegana?

A dieta vegana consiste num modelo alimentar em que o individuo não consome nenhum alimento ou produto de origem animal, sendo uma atitude mais radical que vegetarianismo, que por sua vez também pode envolver questões de saúde ou religiosas. No veganismo são abolidos carnes, leites, ovos, queijos e produtos como sabonetes, shampoos, maquiagens e outros produtos que contenham qualquer indício de uso animal em suas composições. Optar pelo veganismo é também um ato ideológico, vez que ajuda a diminuir os índices de exploração animal.

No Brasil, este modelo de alimentação se popularizou em meados de 2014, adquirindo força nas mídias sociais. Tal evidência resultou na disposição de produtos desta classe nas prateleiras dos supermercados, conquistando até mesmo as lanchonetes, restaurantes e redes de fast-food. A dieta vegana contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, vez que ajuda a manter as funções orgânicas em bom funcionamento devido à uma alimentação mais saudável e natural.

Benefícios da dieta vegana

A dieta vegana apresenta uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar humana dos quais alguns principais estão listados a seguir.

Aumenta a disposição e o vigor

Os alimentos de origem animal necessitam de um maior esforço das células para poder digeri-los, fato que se comprova pelo cansaço que sentimos após consumi-los. Por se tratar do consumo de ingredientes apenas de fontes vegetais, os alimentos são digeridas mais facilmente pelo organismo. Além disso, alguns vegetais como as frutas, por exemplo, possuem compostos energizantes.

Melhora a qualidade do sono

Qualidade do sono
Melhora a qualidade do sono

A dieta vegana contribui para a melhorar a qualidade do sono por conter alimentos ricos em vitaminas e outros nutrientes que ajudam a combater a insônia e permitem que as pessoas se sintam mais calmas e relaxadas.

Minimiza as chances de desenvolver câncer

Câncer
Câncer

Existem inúmeras pesquisas que apontam como as principais causas de câncer de próstata, intestino, estomago e outros o consumo de carnes vermelhas e embutidas. O veganismo por ser rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais ajuda o organismo a diminuir a produção de células cancerígenas, minimizando as probabilidades do desenvolvimento de cânceres.

Mantém o corpo mais saudável e o peso ideal

O consumo de carnes e outros produtos de origens animais aumentam as chances do individuo desenvolver problemas de obesidade, vez que contém altas taxas de gordura entre suas propriedades. Desta forma, o veganismo contribui para ajudar na perda de peso e melhora na qualidade de vida. Além disso, a dieta vegana é rica em nutrientes que favorecem o ganho de massa magra e promovem definição muscular.

Previne o aparecimento da osteoporose e fortalece os ossos

Osteoporose
Osteoporose

A proteína animal possui maior acidez, o que acarreta em grande perda óssea à longo prazo. Em contrapartida, boas quantidade de minerais presentes em frutas e verduras auxiliam no metabolismo ósseo.

Previne alergias

Alergias
Previne alergias

Alimentos de fontes animais muitas vezes são os causadores de alergias em adultos e crianças devido as suas composições naturais. Peixes, carnes, leites, embutidos e outros estão presentes na lista dos maiores vilões quando o assunto são alergias congênitas e reações alérgicas inesperadas e graves.

Regula a pressão e diminui os riscos de hipertensão arterial

Hipertensão arterial
Hipertensão arterial

É conhecido que o consumo de carne, principalmente as carnes vermelhas e embutidas como a salsicha, contribuem para o aumento da pressão arterial. A dieta vegana contém ingredientes com altos níveis de minerais como potássio, magnésio e outros nutrientes essenciais que ajudam a regular a pressão e diminuir os riscos de desenvolver hipertensão.

Reduz o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares

O veganismo é um modelo alimentar com incidência quase nula de colesterol e gorduras saturadas nos alimentos. Isso contribui para a prevenção de doenças coronárias como, incluindo os infartos.

Referências:
6 Benefícios da dieta vegana que você perceberá logo na primeira semana. Elen Czar. Veganismo Total.
Os benefícios do veganismo – por Vanessa Magalhães. Alimentação Inteligente.
Salud. Ser Vegano.

Comentários

Comentar