O veganismo tem apresentado um crescimento significativo tanto no Brasil quanto no mundo nos últimos anos. Em 2023, aproximadamente 4% da população brasileira se identificava como vegana, refletindo um aumento na conscientização sobre questões de bem-estar animal, meio ambiente e saúde. Globalmente, a tendência também é notável, com países como Índia e Reino Unido liderando em termos de população vegana. Na Índia, cerca de 9% da população segue uma dieta vegana, enquanto no Reino Unido, o número de veganos quadruplicou entre 2014 e 2019, alcançando cerca de 600.000 pessoas.
O que é a dieta vegana?
A dieta vegana consiste num modelo alimentar em que o individuo não consome nenhum alimento ou produto de origem animal, sendo uma atitude mais radical que vegetarianismo, que por sua vez também pode envolver questões de saúde ou religiosas. No veganismo são abolidos carnes, leites, ovos, queijos e produtos como sabonetes, shampoos, maquiagens e outros produtos que contenham qualquer indício de uso animal em suas composições. Optar pelo veganismo é também um ato ideológico, vez que ajuda a diminuir os índices de exploração animal.
No Brasil, este modelo de alimentação se popularizou em meados de 2014, adquirindo força nas mídias sociais. Tal evidência resultou na disposição de produtos desta classe nas prateleiras dos supermercados, conquistando até mesmo as lanchonetes, restaurantes e redes de fast-food. A dieta vegana contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, vez que ajuda a manter as funções orgânicas em bom funcionamento devido à uma alimentação mais saudável e natural.
Benefícios da dieta vegana
A dieta vegana apresenta uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar humana dos quais alguns principais estão listados a seguir.
1. Aumenta a disposição e o vigor
Os alimentos de origem animal necessitam de um maior esforço das células para poder digeri-los, fato que se comprova pelo cansaço que sentimos após consumi-los. Por se tratar do consumo de ingredientes apenas de fontes vegetais, os alimentos são digeridas mais facilmente pelo organismo. Além disso, alguns vegetais como as frutas, por exemplo, possuem compostos energizantes.
2. Fortalece os ossos e previne contra a osteoporose
A proteína animal possui maior acidez, o que acarreta em grande perda óssea à longo prazo. Em contrapartida, boas quantidade de minerais presentes em frutas e verduras auxiliam no metabolismo ósseo.
3. Melhora a qualidade do sono
A dieta vegana contribui para a melhorar a qualidade do sono por conter alimentos ricos em vitaminas e outros nutrientes que ajudam a combater a insônia e permitem que as pessoas se sintam mais calmas e relaxadas.
4. Mantém o corpo mais saudável e o peso ideal
O consumo de carnes e outros produtos de origens animais aumentam as chances do individuo desenvolver problemas de obesidade, vez que contém altas taxas de gordura entre suas propriedades. Desta forma, o veganismo contribui para ajudar na perda de peso e melhora na qualidade de vida. Além disso, a dieta vegana é rica em nutrientes que favorecem o ganho de massa magra e promovem definição muscular.
5. Minimiza as chances de desenvolvimento de câncer
Existem inúmeras pesquisas que apontam como as principais causas de câncer de próstata, intestino, estomago e outros o consumo de carnes vermelhas e embutidas. O veganismo por ser rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais ajuda o organismo a diminuir a produção de células cancerígenas, minimizando as probabilidades do desenvolvimento de cânceres.
6. Previne contra alergias
Alimentos de fontes animais muitas vezes são os causadores de alergias em adultos e crianças devido as suas composições naturais. Peixes, carnes, leites, embutidos e outros estão presentes na lista dos maiores vilões quando o assunto são alergias congênitas e reações alérgicas inesperadas e graves.
7. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
O veganismo é um modelo alimentar com incidência quase nula de colesterol e gorduras saturadas nos alimentos. Isso contribui para a prevenção de doenças coronárias como, incluindo os infartos.
8. Regula a pressão e diminui a hipertensão arterial
É conhecido que o consumo de carne, principalmente as carnes vermelhas e embutidas como a salsicha, contribuem para o aumento da pressão arterial. A dieta vegana contém ingredientes com altos níveis de minerais como potássio, magnésio e outros nutrientes essenciais que ajudam a regular a pressão e diminuir os riscos de desenvolver hipertensão.