Dicas para se alimentar bem durante as férias

Dicas para se alimentar bem durante as férias

Dicas e técnicas que o ajudarão a não sair da dieta e tornarão a mais fácil se alimentar bem e de forma saudável durante as férias.

Atualizado em 16/10/2022

Manter o foco na dieta durante o ano já é algo difícil para a maioria das pessoas e, com a chegada das tão sonhadas férias, se alimentar de forma saudável se torna ainda mais complicado. A quebra ou a mudança de rotina, os novos horários, a procura de refeições prontas e práticas e o fato de estar fora de casa são fatores que trazem uma desorganização no programa alimentar.

Como se alimentar bem durante o período de férias e recesso?

Sabemos que férias é quase um sinônimo de não se preocupar com o que vai comer, que horas comer e quanto irá comer, porém, perder os bons hábitos alimentares podem influenciar no aumento do peso, por exemplo. Claro que não há necessidade de ficar o tempo todo contando calorias de maneira que atrapalhe momentos de lazer, mas algumas táticas farão com que você não saia totalmente da dieta.

Aproveite as férias para experimentar especiarias pratos típicos da região onde estiver a passeio, mas se alimente de forma consciente para que esse pequeno período não interfira negativamente nos bons hábitos que você adotou durante o ano. A corrida pela conquista da boa forma é um processo árduo que pode durar meses e, em alguns, casos até anos. Muitas pessoas se dedicam durante o ano inteiro, evitam o consumo de alguns alimentos considerados verdadeiros inimigos da balança, praticam atividade física regularmente e quando chega dezembro, aquela certa preocupação com as festas de final de ano acaba se tornando muitas vezes um pesadelo para a grande maioria.

Mesmo sem conseguir seguir a dieta à risca durante as férias ou no recesso de final de ano, saiba que é possível aproveitar as confraternizações de uma maneira moderada e saudável, mas isso exige muita disciplina e foco. Parece difícil, mas é possível manter um equilíbrio no cardápio de forma saborosa. Em princípio, não existem alimentos proibidos, o que deve existir é a moderação e controle em relação às quantidades ideais de cada alimento a ser ingerido.

Alimente-se de 3 em 3 horas

Os intervalos de uma refeição para outra não deve superar 3 horas. Faça refeições intermediárias com alimentos ricos em antioxidantes. Frutas como o morango, framboesa, ameixa e pêssego possuem propriedades capazes de aumentar a proteção da pele e proteger contra raios solares, evitando surgimento de manchas e rugas. Ao se alimentar de três em três horas o seu organismo também trabalha melhor, facilitando a queima de gordura.

Crie um planejamento alimentar

Fazer um planejamento alimentar antes de iniciar as férias facilita e garante que os alimentos necessários para o consumo do dia-a-dia estarão disponíveis, evitando assim refeições baseadas em alimentos processados e industrializados. Portanto, escolha refeições simples, práticas e saudáveis. Tenha sempre lanches naturais, frutas, barras de frutas e castanhas com você durante o dia. Caso for se hospedar em hotel ou pousada, se informe sobre os alimentos que são oferecidos no café da manhã, almoço e jantar, pois isso irá lhe ajudar a se programar melhor.

Escolha bem o restaurante onde irá comer

Se desejar se alimentar em algum restaurante self-service, dê uma olhada nas opções antes de começar a se servir. Além de evitar combinações erradas, faça uma combinação de alimentos ricos em proteínas e fibras com alimentos que possuem carboidratos leves, de preferência integrais. Abuse dos vegetais e legumes, vez eles promovem sensação de saciedade. Evite as gorduras e frituras.

Mantenha-se sempre hidratado

O recomendado é ingerir cerca de 2 litros de água diariamente, e em épocas de calor e tempo seco o ideal é aumentar a quantidade. Crie o hábito de ter sempre com você uma garrafa de água e não tome apenas quando sentir sede. Ao fazer caminhadas e passeios, não se esqueça de que manter-se bem hidratado deixará o seu dia mais proveitoso. Águas aromatizadas são ótimas opções e possuem funções que ajudam o organismo a funcionar melhor. O calor também pede picolés e sorvetes. Opte pelos sabores de frutas que são mais leves e de preferência que não possuam açúcar. Vale lembrar que o consumo deve ser feito de forma moderada.

Modere o consumo de bebidas alcoólicas durante as férias

Uma maneira de aproveitar de maneira consciente é evitar excessos, principalmente no consumo de bebidas alcoólicas, além de serem bem calóricas e engordarem, elas intoxicam o fígado. Uma dica importante é ingerir bebidas alcoólicas com o estômago cheio e intercalando com outros líquidos não alcoólicos, de preferência a água e sucos naturais de frutas, que irão eliminar as substâncias toxicas do organismo. Aliás, a água é uma das grandes responsáveis pelo bom funcionamento do organismo após a ocorrência de excessos na alimentação.

Prefira alimentos oleaginosos no final de ano

As frutas oleaginosas ganham destaque nessa época do ano, e são excelentes opções para quando consumidas de forma moderada, vez possuem um alto teor de gorduras, cerca de 60%, são fontes de ácidos graxos insaturados, ou seja, gorduras consideradas benéficas e essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ainda contribuem para reduzir o colesterol ruim e atuam como antioxidantes.

Nozes, castanhas, pistache, castanha-do-pará, avelã, castanha de caju e amêndoas são vistas como importantes fontes de nutrientes aliado da saúde e da

Referências:
3-Hour Diet: What You Need to Know – Healthline
3-Hour Diet Review: Frequent Eating for Weight Loss? – WebMD
CROMPTON, John L. Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, v. 6, n. 4, p. 408-424, 1979.
Lee, Kuan-Huei. “The importance of food in vacation decision-making: Involvement, lifestyles and destination activity preferences of international Slow Food members.” (2014).