Como preservar a vitamina C nos alimentos?

Facilmente disponível em fontes naturais, principalmente vegetais e frutas, a vitamina C é essencial para à saúde humana. Contudo, poucas pessoas sabem que o ácido ascórbico é instável e quando exposto, reage com o oxigênio, luz e até mesmo a água, destruindo as fontes de vitamina C nos alimentos.

Benefícios da vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente muito importante para o organismo, vez que beneficia o sistema imunológico contra a gripe e resfriados comuns, ajuda a reconstruir tecidos, vasos sanguíneos e ossos danificados, possui propriedades que protegem o coração de doenças cardiovasculares e combatem os radicais livres, auxilia na sintetização de cálcio e outros minerais e melhora a aparência geral da pele, vez que auxilia na produção de colágeno. É importante incluir o nutriente na dieta, vez que o organismo não produz vitamina C naturalmente.

Dicas para preservar a vitamina C nos alimentos

Conheça algumas medidas simples podem preservar ao máximo a oferta de vitamina C em cada alimento.

Proteja os alimentos do sol e não deixe de molho

Tente não expor frutas e legumes à luz solar direta. Após lavar frutas ou vegetais, não as deixe em água. Limpe-os com uma toalha de papel.

Ferva os legumes e coloque a quantidade certa de água

Corte e descasque legumes e frutas com facas de aço inoxidável (frutas e vegetais descascados devem ser utilizados imediatamente). Na hora de ferver os legumes, coloque-os já na água fervente, e não na fria, sendo que o ideal é que sejam fervidos por inteiro ou em pedaços grandes. Quando ferver ou ensopar legumes, certifique que a diferença de água entre o recipiente e a tampa é mínima. Quanto menor a quantidade de oxigênio, maior será a quantidade de nutrientes preservada no alimento.

Cozinhe os alimentos em água salgada

O sal ajuda a preservar a vitamina C dos alimentos, desta forma, cozinhe sempre os alimentos em água salgada. Quando for preparar uma salada fresca, salgue-a imediatamente antes de servir. O metal pode agir como um catalisador que quebra os nutrientes nos alimentos. Desta forma, prefira mexer alimentos com uma colher de pau ou outro material.

Consuma os vegetais logo após o preparo

Quanto mais tempo os vegetais se mantem aquecidos, maior a perda de vitamina. Desta forma, é aconselhável consumir prontamente após o preparo.

Comentários

Comentar