Benefícios do colágeno e elastina para a pele

O colágeno e a elastina não podem ser absorvidos diretamente através da pele e, portanto, a produção dessa proteína deve ser estimulada por processos no corpo ou ingredientes. O colágeno é encontrado em várias formas de suplemento: cápsulas, pó, líquido, comprimidos, gelatina, dentre outros.

Benefícios do colágeno e da elastina para a pele

O organismo de uma pessoa jovem é rico em colágeno, uma das proteínas mais complexas que existem naturalmente no corpo e que oferece suporte à órgãos internos, estrutura óssea, articulações, tendões, ligamentos e tecidos da pele. Além disso, a proteína proporciona hidratação e é um dos principais responsáveis por manter a beleza e firmeza da pele. Com o passar dos anos, o corpo vai perdendo capacidade de regular e processar proteínas que regulam a produção de colágeno, resultando na aceleração do processo de envelhecimento.

Pesquisas mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda anual em torno de 1% da proteína. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica, vez que a produção cai para apenas 35%, em média. A queratina funcional desempenha o papel de recuperadora de colágeno, sendo necessária para o organismo. Quando existe uma oferta abundante de queratina funcional em nosso sistema, o colágeno e a elastina podem se regenerar continuamente, melhorando a elasticidade e resistência da pele. Alguns dos sinais mais evidentes da falta da proteína em nossa pele são as rugas e marcas de expressão.

Processo antienvelhecimento

O colágeno hidrolisado não interrompe o processo de envelhecimento, apenas o abranda, mantendo por mais tempo a elasticidade da pele e deixando a aparência com aspecto jovem. As cápsulas podem ter ação mais profunda na pele devido a penetração das pequenas moléculas de aminoácidos em poros menores.

Outros benefícios do colágeno

Segundo especialistas, o uso de suplementos não beneficia só a pele, mas também os órgãos internos, vez que pode aumentar a resistência, fortalecimento e desempenho dos órgãos vitais. As estruturas e órgãos internos absorvem o colagenos e restabelecem funções de quando eram jovens. Segundo alguns estudos, isso pode beneficiar pessoas que sofrem de dores articulares e osteoartrite, além de poder ser útil para fortalecer unhas e cabelos fracos e quebradiços.

Algumas plantas medicinais como a Centella asiatica e o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e proteínas podem impulsionar a produção interna da proteína, vez que esses nutrientes ajudam na conversão de queratina funcional em colágeno. Tais nutrientes também ajudam a normalizar a produção de hormônios do crescimento.

Colágeno sintético

Devido à sua estrutura complexa, não é fácil de clonar a proteína na forma sintética. Alguns laboratórios podem ter sucesso na criação de colágeno sintético, mas isso não garante que o organismo irá aderir à “invasão” deste ingrediente não natural. Em raros casos, os componentes sintéticos podem provocar reações alérgicas como erupções e vermelhidão da pele. Vale ressaltar que durante o processo de produção de suplemento colagenoso, alguns de seus nutrientes naturais são perdidos, seja como resultado do sabor, conservantes ou adição de qualquer outra substância.

Comentários

8 Comentários

  1. ola td bem? eu posso tomar colageno e elastina sem passa no dermatologista? obrigada

  2. selma souza

    gostaria de saber se óleo de prímula e colágeno são a mesma coisa.
    grata
    selma

  3. SUN-ZUM ZIPAPA

    APRENDI MUITO COM ESTE SITE ELE É MUITO EDUCATIVO,EU ACREDITAVA QUE ELASTINA E COLÁGENO SÓ EXISTIA EM COSMÉTICOS.
    PARABENS PELO SITE
    OBRIGADO

  4. silvia jerger

    hum,quer dizer q nao adianta passar creme a basede colageno e elastina ao redor dos olhos? se eu passar uma vaselina, so p/ hidratar da na mesma e nao gasto $? grata.

Comentar