Dicas para consumir suplementos de vitaminas e minerais

Dentre todas as substâncias nutritivas, as vitaminas são as que possuem maior prestígio popular, o que faz com que contribuam para o consumo, muitas vezes de forma exagerada, dos chamados suplementos alimentares ou suplementos vitamínicos.

Benefícios dos suplementos de vitaminas

Segundo vários especialistas, os suplementos vitamínicos são bem-vindos em todas as dietas, contudo, sua principal função é a de preencher pequenas lacunas nutricionais. Uma grande vantagem das vitaminas é que elas cumprem todas as suas funções em quantidades tão pequenas que permitem inseri-las no grupo dos chamados micronutrientes. Enquanto as necessidades fisiológicas diárias de proteínas, gorduras e carboidratos é medida em gramas, a necessidade das vitaminas pode ser medida em milésimos de gramas (miligramas).

Dieta balanceada

É possível que qualquer pessoa saudável satisfaça sua necessidade de vitaminas consumindo diariamente uma alimentação variada e sem excessos, vez que nenhum alimento contém todas as vitaminas que necessitamos no dia a dia e somente a variedade alimentar irá garantir toda a suplementação necessária de vitaminas.

A variedade dos alimentos consumidos no dia a dia está estritamente relacionada ao segredo de uma boa alimentação, porém, isso não significa que se deve comer grandes porções, já que pequenas quantidades já são suficientes para que se possa desfrutar de todos os benefícios que as vitaminas proporcionam.

Alimentos nutritivos

Os alimentos mais nutritivos devem sempre ser pensados em primeiro lugar. Ter uma boa variedade alimentar já é um bom começo. Depois disso, deve ser feito uma avaliação dos nutrientes presentes na dieta cotidiana para que assim possa se descobrir quais nutrientes estão em excesso e quais estão escassos.

Em geral, a maioria das crianças e adultos não consome a quantidade adequada de vitamina D, cálcio e potássio, vez que é necessária cerca de três porções diárias de laticínios para atingir esta meta¹. Para a maioria das pessoas, um polivitamínico diário é a opção mais segura e eficaz, vez que um coquetel de suplementos de vitaminas pode fazer com que seja excedida a quantidade diária necessária pelo organismo, o que pode causar alguns efeitos colaterais adversos.

Dietas com baixo teor de nutrientes

Dietas baseadas em alimentos com alto teor de açúcares e baixo teor de nutrientes, além de alimentos conhecidos como fast foods (batata frita, hambúrgueres tendem a ser pobres em vitaminas e devem ser adaptadas por um nutricionista antes do se iniciar o consumo de suplementos polivitamínicos, para que assim o melhor resultado possa ser obtido.

Excesso de vitaminas no organismo

O excesso de vitaminas no organismo pode causar toxicidade. Por exemplo, o consumo excessivo de vitamina C pode aumentar a acidez urinária e afetar a absorção de ácido fólico no duodeno (localizado no intestino delgado), o tornando mais ácido. Em casos extremos, isso pode favorecer a produção de cálculos renais.

Referências:
¹ Dietary Guidelines 2010
What Vitamin and Mineral Supplements Can and Can’t Do

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