Chás medicinais para melhorar a digestão

Digestão

Conheça os principais chás medicinais e alguns alimentos saudáveis que são ótimos para melhorar a digestão e reduzir os desconfortos no sistema digestivo.

Atualizado em 06/11/2023

Muitas pessoas enfrentam problemas com a digestão de alimentos. O desconforto causado por este tipo de acontecimento é bem incômodo e pode se manifestar de diversas formas diferentes. Contudo, alguns chás são bons para digestão e podem diminuir ou até mesmo sanar os desconfortos no sistema digestivo. Conheça os melhores chás e alimentos para combater a má digestão e melhorar a saúde digestiva.

Como os chás podem ser bons ou ruins para digestão?

A má digestão pode ser caracterizada como uma sensação de desconforto que geralmente ocorre logo após o consumo de determinados alimentos. Os problemas mais comuns associados ao trato digestivo são azia, constipação, diarreia, doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável. Desta forma, é muito importante consumir chás adequados para usufruir de uma digestão facilitada e evitar problemas. Inclusive, muitos desses alimentos não precisam ser consumidos em grandes quantidades para apresentar efeitos positivos.

As frituras são ricas em gorduras e podem causar diarreia. Molhos ricos, carnes gordurosos e sobremesas amanteigadas ou cremosas também podem causar problemas digestivos. Escolha alimentos assados ou cozidos e molhos leves que contenham legumes em vez de creme ou manteiga. O sorbitol, um tipo de adoçante artificial presente em chicletes e doces, pode causar cólicas e diarreia. Alimentos adoçados com frutose, incluindo doces, refrigerantes e sucos de frutas são difíceis de digerir por algumas pessoas e podem causar cãibras, inchaço abdominal e diarreia.

Chás medicinais

Chás medicinais

Chás medicinais

Não são somente os alimentos que contribuem para uma boa digestão. Algumas ervas medicinais apresentam ótimos resultados.

Chá de abacaxi

O chá de abacaxi, consumido após as refeições, a irá melhorar a digestão de forma significativa. Isso ocorre porque o chá de abacaxi possui bromelina e o mamão contém papaína. Tais substâncias são ótimas para o sistema digestivo, sobretudo de alimentos ricos em proteínas.

Chá de alecrim: especiaria que ajuda na digestão de alimentos

Alecrim - Rosmarinus officinalis

Alecrim – Rosmarinus officinalis

O chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) acelera o processo de digestão ao mesmo tempo em que protege a parede que reveste o estômago.

Chá de alfavaca

O chá de alfavaca (Ocimum gratissimum) atua sobre o estômago, prevenindo a ocorrência de gastrite e vômitos, além de combater a prisão de ventre e eliminar gases intestinais.

Chá-verde: acelera o metabolismo e auxilia na digestão

Chá-verde - Camellia sinensis

Chá-verde – Camellia sinensis

O chá-verde (Camellia sinensis) estimula a produção de secreção gástrica e facilita a digestão dos alimentos. Além disso, o chá-verde possui ação estimulante e pode auxiliar na perda de peso.

Chá de hortelã-pimenta: um dos melhores chás para digestão

Hortelã-pimenta - Mentha piperita

Hortelã-pimenta – Mentha piperita

O chá de hortelã-pimenta (Mentha piperita) possui uma substância chamada mentol, rica em propriedades analgésicas e digestivas. Contudo, em algumas pessoas, a menta pode relaxar o músculo na parte superior do estômago, o que permite que a comida volte ao esôfago e pode causar azia.

Chá de sálvia

Sálvia - Salvia officinalis

Sálvia – Salvia officinalis

O chá de sálvia (Salvia officinalis) ajuda na produção de enzimas importantes para o processo digestivo.

BÔNUS – Alimentos que auxiliam a digestão

Alguns alimentos facilitam a digestão tornando o processo digestivo descomplicado e também não agridem o organismo. Conheça alguns deles.

Ameixa: fruta capaz de auxiliar na digestão

Ameixa - Prunus domestica

Ameixa – Prunus domestica

A ameixa é uma fruta rica em fibras e ácidos digestivos que melhoram consideravelmente o trânsito intestinal. O consumo diário deve ser de no máximo duas ameixas.

Azeite

Azeite

Azeite

Ao cozinhar os alimentos com azeite, a digestão é beneficiada, vez que o azeite extra virgem controla a formação excessiva de ácido gástrico, o que pode causar azia. Além disso, o azeite estimula a produção de bile, facilitando o processo digestivo.

Banana

Banana

Banana

Um dos amidos presentes na banana verde possui o poder de regularizar o trânsito intestinal e facilitar a digestão. Uma colher de sopa de banana é capaz de auxiliar no processo.

Couve

Couve cozida

Couve

O ideal é que a couve seja consumida em sua forma crua para proporcionar maiores benefícios. A couve age como um desintoxicante do sistema digestivo e ainda consegue aliviar os sintomas mais comuns da indigestão.

Fibras

Fibras alimentares

Fibras alimentares

Alimentos ricos em fibras tornam maior o tempo que os alimentos permanecem no tubo digestório, facilitando a digestão. As fibras podem ser dividas em insolúveis e solúveis. As fibras insolúveis têm como função aumentar a velocidade que os alimentos permanecem no intestino. As solúveis formam um tipo de gel que proporciona sensação de saciedade ao organismo. A quantidade adequada de fibras para uma boa digestão é de cerca de 30 gramas durante o dia. Alimentos integrais, cereais e verduras são ricos em fibras.

Gengibre

Gengibre - Zingiber officinale

Gengibre – Zingiber officinale

Além de auxiliar a o sistema digestivo ao contribuir para a secreção de sucos gástricos, o gengibre (Zinziber officinale) é um excelente anti-inflamatório. Neste caso, o gengibre pode ser útil para casos de azia, gastrite e queimação.

Referências:
Worst Foods for Digestion. WebMD.
What Can I Eat to Improve Digestion? Every Day Health.
5 Ways to Improve Your Digestion Naturally. 5 Ways to Improve Your Digestion Naturally.