Adoçantes naturais seguros e benéficos para a saúde

Atualmente, tanto o uso de açúcar refinado como de adoçantes artificiais está em ascensão, muito embora haja muitas críticas relativas aos efeitos colaterais causados pelo aspartame e sucralose, por exemplo.

Açúcar x Adoçantes

Os açúcares refinados não são muito saudáveis e podem gerar efeitos colaterais como diabetes, cárie dentária, obesidade, doença cardíacas, certos tipos de câncer ou até mesmo mau funcionamento cognitivo. Todavia, existem adoçantes naturais que são alternativas saudáveis e saborosas ao açúcar refinado, xarope de milho rico em frutose ou adoçantes artificiais. Os efeitos colaterais dos edulcorantes artificiais variam desde distúrbios de humor, dores de cabeça a enxaquecas, além de comprometimento da função hepática e renal.

De acordo com estudos do Journal of American Dietetic Association, a troca por adoçantes saudáveis, incluindo melaço, xarope de bordo e mel, pode aumentar a ingestão de antioxidantes, que seria o equivalente à ingestão de frutas e nozes. Este estudo demonstra que a substituição de 130 gramas por dia de açúcares refinados (ingestão média diária) por adoçantes naturais.

Mel Orgânico (Cru)

Mel orgânico
Mel orgânico

O mel é um superalimento que contém aproximadamente 53% de frutose, portanto, deve ser consumido com moderação. O mel contém uma enorme variedade de minerais, como cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio, cobre, cromo, manganês, vitamina B6, riboflavina, niacina e selênio. Tais nutrientes são importantíssimos para a sensibilidade à insulina celular saudável e equilíbrio do açúcar no sangue. O mel cru é rico em antioxidantes e enzimas naturais, contendo flavonoides antioxidantes como a pinocembrina e a pinostrobina, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo no organismo e promovem uma melhor atividade enzimática. Além disso, promovem o crescimento de bactérias saudáveis no trato digestivo.

Estévia

Adoçante de estévia (Stevia rebaudiana)
O adoçante de estévia (Stevia rebaudiana) é considerado não calórico.

A estévia (Stevia rebaudiana) é nativa da América do Sul, e vem sendo usada por centenas de anos na região para manter equilibrado os níveis saudáveis de açúcar no sangue e promover perda de peso. Não possui calorias, nem mesmo carboidratos, bem como não gera os efeitos colaterais desagradáveis de adoçantes artificiais, o que a torna um adoçante natural ideal. Estudos demonstraram que a folha da estévia exerce um papel benéfico na melhora da sensibilidade à insulina celular, e reduz o risco de diabetes tipo II e hipertensão arterial.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Néctar de coco

Leite de coco
Leite de coco

Muito se ouve falar acerca dos benefícios da água de coco, leite de coco, farinha e do coco fresco propriamente dito. Atualmente, mais e mais as pessoas estão usando o açúcar do coco como adoçante natural por causa de sua baixa carga glicêmica e rico conteúdo mineral. O açúcar de coco é extraído da seiva do caule das flores de coco e depois aquecido. Em seguida, após a evaporação, se obtém o açúcar de coco. Além de possuir níveis de frutose muito baixos, possui uma ampla variedade de antioxidantes e outros nutrientes que melhoram a estabilidade do açúcar no sangue.

Xarope de bordo

Xarope de bordo
Xarope de bordo

Nativo da América do Norte, o xarope de bordo é processado através de quatro etapas, onde se perfura um buraco na árvore, coloca-se um balde para extrair a seiva, ela é fervida, deixa-se evaporar a água, e depois filtra-se qualquer sedimento. O xarope é uma rica fonte de manganês, cálcio, potássio e zinco. Também é rico em antioxidantes, e ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres e reduzir os danos oxidativos.

Melaço

Melaço
Melaço

O melaço é extremamente nutritivo e rico em cobre, cálcio, ferro, potássio, manganês, selênio e vitamina B6. O melaço de cana de açúcar e de beterraba apresentam o maior conteúdo fenólico e atividade antioxidantes quando é comparado ao açúcar refinado. São vários os tipos de melaço existentes, dependendo do processamento pelo qual tenha passado. Todo melaço é obtido a partir do açúcar da cana cru. O melaço advém do terceiro ponto de ebulição, concentrando seus nutrientes e proporcionando rico e profundo sabor.

Purê de Banana

Banana - Musa spp.
Banana – Musa spp.

As bananas são frutas extremamente ricas em potássio, e fonte de vitaminas B6 e C, e são naturalmente doces com um sutil sabor, tornando-as um adoçante natural perfeito.

ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
REGULA OS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE Japadi 150ml
ESTIMULA O PÂNCREAS A PRODUZIR INSULINA Pata de Vaca em Cápsulas
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
COMPOSTO QUE AGE COMO INSULINA NATURAL Composto Anti-Diabetes
Referências:
Wölwer-Rieck U. The leaves of Stevia rebaudiana (Bertoni), their constituents and the analyses thereof: a review. J Agric Food Chem. 2012 Feb 1;60(4):886-95. PMID: 22250765.
Takasaki M, Konoshima T, Murata Y, Sugiura M, Nishino H, Tokuda H, Matsumoto K, Kasai R, Yamasaki K. Anticarcinogenic activity of natural sweeteners, cucurbitane glycosides, from Momordica grosvenori. Cancer Lett. 2003 Jul 30;198(1):37-42. PMID: 12893428
The 8 Safest Natural Sweeteners to Use. Dr Jockers
Top 10 Natural Sweeteners & Sugar Alternatives. Draxe.

Comentários

Comentar