Adoçantes naturais: veja quais são os melhores

Adoçantes naturais

Conheça os melhores adoçantes naturais disponíveis, alternativas mais saudáveis e saborosas ao adoçantes artificiais, açúcar refinado e xarope de milho.

Atualizado em 22/09/2022

Atualmente, tanto o uso de açúcar refinado como de adoçantes artificiais está em ascensão, muito embora haja muitas críticas relativas aos efeitos colaterais causados pelo aspartame e sucralose, por exemplo.

Açúcar x adoçantes

Os açúcares refinados não são muito saudáveis e podem gerar efeitos colaterais como diabetes, cárie dentária, obesidade, doença cardíacas, certos tipos de câncer ou até mesmo mau funcionamento cognitivo. Todavia, existem adoçantes naturais que são alternativas saudáveis e saborosas ao açúcar refinado, xarope de milho rico em frutose ou adoçantes artificiais. Os efeitos colaterais dos edulcorantes artificiais variam desde distúrbios de humor, dores de cabeça a enxaquecas, além de comprometimento da função hepática e renal.

De acordo com estudos do Journal of American Dietetic Association, a troca por adoçantes saudáveis, incluindo o alcaçuz, estévia, melaço e xarope de bordo, pode aumentar a ingestão de antioxidantes, que seria o equivalente à ingestão de frutas e nozes. Este estudo demonstra que a substituição de 130 gramas por dia de açúcares refinados (ingestão média diária) por adoçantes naturais.

Alcaçuz

Alcaçuz - Glycyrrhiza glabra

Alcaçuz – Glycyrrhiza glabra

O glicosídeo glicirrizina, encontrado na raiz, é mais do que 50 vezes mais doce que a sacarose. Como um adoçante natural que não contém glicose, auxilia diabéticos. O chá de alcaçuz é extremamente benéfico e pode ser usado também como diurético. O alcaçuz ajuda a abaixar os níveis de açúcar no sangue favorecendo os uma vida normal para pessoas resistentes a insulina.

Estévia: um dos adoçantes naturais mais conhecidos

Estévia (Stevia rebaudiana)

Estévia (Stevia rebaudiana)

A estévia (Stevia rebaudiana) é nativa da América do Sul, e vem sendo usada por centenas de anos na região para manter equilibrado os níveis saudáveis de açúcar no sangue e promover perda de peso. Não possui calorias, nem mesmo carboidratos, bem como não gera os efeitos colaterais desagradáveis de adoçantes artificiais, o que a torna um adoçante natural ideal. Estudos demonstraram que a folha da estévia exerce um papel benéfico na melhora da sensibilidade à insulina celular, e reduz o risco de diabetes tipo II e hipertensão arterial.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar na eliminação da gordura do fígado (esteatose) e melhorar a saúde hepática.

Mel orgânico (cru)

Mel de abelha

Mel orgânico

O mel é um superalimento que contém aproximadamente 53% de frutose, portanto, deve ser consumido com moderação. O mel contém uma enorme variedade de minerais, como cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio, cobre, cromo, manganês, vitamina B6, riboflavina, niacina e selênio. Tais nutrientes são importantíssimos para a sensibilidade à insulina celular saudável e equilíbrio do açúcar no sangue. O mel cru é rico em antioxidantes e enzimas naturais, contendo flavonoides antioxidantes como a pinocembrina e a pinostrobina, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo no organismo e promovem uma melhor atividade enzimática. Além disso, promovem o crescimento de bactérias saudáveis no trato digestivo.

Melaço

Melaço

Melaço

O melaço é extremamente nutritivo e rico em cálcio, cobre, ferro, manganês, potássio, selênio e vitamina B6. O melaço de cana de açúcar e de beterraba apresentam o maior conteúdo fenólico e atividade antioxidantes quando é comparado ao açúcar refinado. São vários os tipos de melaço existentes, dependendo do processamento pelo qual tenha passado. Todo melaço é obtido a partir do açúcar da cana cru. O melaço advém do terceiro ponto de ebulição, concentrando seus nutrientes e proporcionando rico e profundo sabor.

Néctar de coco

Leite de coco

Leite de coco

Muito se ouve falar acerca dos benefícios da água de coco, leite de coco, farinha e do coco fresco propriamente dito. Atualmente, mais e mais as pessoas estão usando o açúcar do coco como adoçante natural por causa de sua baixa carga glicêmica e rico conteúdo mineral. O açúcar de coco é extraído da seiva do caule das flores de coco e depois aquecido. Em seguida, após a evaporação, se obtém o açúcar de coco. Além de possuir níveis de frutose muito baixos, possui uma ampla variedade de antioxidantes e outros nutrientes que melhoram a estabilidade do açúcar no sangue.

Purê de banana

Purê de banana

Purê de banana

As bananas são frutas extremamente ricas em potássio, e fonte de vitaminas B6 e C, e são naturalmente doces com um sutil sabor, tornando-as um adoçante natural perfeito.

Xarope de bordo: um dos adoçantes populares no Canadá e EUA

Xarope de bordo

Xarope de bordo

Nativo da América do Norte, o xarope de bordo é processado através de quatro etapas, onde se perfura um buraco na árvore, coloca-se um balde para extrair a seiva, ela é fervida, deixa-se evaporar a água, e depois filtra-se qualquer sedimento. O xarope é uma rica fonte de manganês, cálcio, potássio e zinco. Também é rico em antioxidantes, e ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres e reduzir os danos oxidativos.

Referências:
Wölwer-Rieck U. The leaves of Stevia rebaudiana (Bertoni), their constituents and the analyses thereof: a review. J Agric Food Chem. 2012 Feb 1;60(4):886-95. PMID: 22250765.
Takasaki M, Konoshima T, Murata Y, Sugiura M, Nishino H, Tokuda H, Matsumoto K, Kasai R, Yamasaki K. Anticarcinogenic activity of natural sweeteners, cucurbitane glycosides, from Momordica grosvenori. Cancer Lett. 2003 Jul 30;198(1):37-42. PMID: 12893428
The 8 Safest Natural Sweeteners to Use. Dr Jockers
Top 10 Natural Sweeteners & Sugar Alternatives. Draxe.