Chá verde: termogênico e estimulante natural

O chá verde é considerado um dos melhores termogênicos naturais e possui um efeito particularmente ativo sobre o sistema nervoso central, coração e fígado, apesar de estimular todos os órgãos do corpo. Esta reação estimulante é ainda mais acentuada quando o paciente está com sono ou com sintomas de cansaço. Uma xícara de chá verde ajuda a despertar a mente no período da manhã ou até mesmo após um longo período sem dormir.

O que são termogênicos?

Termogênicos são substâncias que tendem a produzir calor através da estimulação metabólica, ou por meio de microrganismos que geram calor dentro de resíduos orgânicos. Na musculação, atletas que desejam perder gordura corporal usam drogas ou suplementos que possuem efeito termogênico natural ou artificial para aumentar a taxa metabólica basal, elevando o gasto de energia. Dentre as substâncias termogênicas, a cafeína e efedrina, esta última, proibida em vários países, incluindo o Brasil, são comumente usadas ​​para essa finalidade.

Chá verde: termogênico natural saudável

Estudos demonstraram que os componentes bioativos isolados do chá verde são importantes fontes de estímulo metabólico e que o extrato de chá verde pode aumentar a utilização de energia do organismo (efeito de termogênese), além de proporcionar outros benefícios para a saúde.

O efeito termogênico natural do chá geralmente é atribuído ao seu teor de cafeína. Uma pesquisa realizada pelo Institute of Physiology, da Universidade de Friburgo, na Suíça, e publicada no International Journal of Obesity, concluiu que o extrato de chá verde estimula a termogênese do tecido adiposo de uma forma que é muito maior do que pode ser atribuído ao seu teor de cafeína por si mesmo, e que as suas propriedades termogênicas podem residir principalmente na interação entre o seu alto teor de catequina-polifenois e cafeína, que por sua vez, protegem a noradrenalina do organismo.

Noradrenalina

A noradrenalina, também chamada de norepinefrina, é uma das monoaminas (também conhecidas como catecolaminas) que mais influenciam o humor, ansiedade, sono e alimentação, juntamente com a serotonina, a dopamina e a adrenalina. As catequinas do chá verde, conhecidas por serem capazes de inibir a catecol o-metiltransferase (enzima que degrada a noradrenalina), e a cafeína, inibem a fosfodiesterase (enzimas que decompõem a AMPc induzida por noradrenalina). O extrato de chá verde, através das suas catequinas e cafeína, age como um termogênico natural eficaz em estimular a termogênese. Essa interação sinérgica entre catequinas e cafeína aumenta e prolonga a estimulação simpática da termogênese, o que pode ser de grande valor em dietas para perda de peso e para auxiliar o tratamento da obesidade.

Cafeína

A quantidade de cafeína contida em porções normais de chá verde pode estimular a musculatura esquelética e facilitar a contração muscular. Por esta razão, é bastante indicado beber chá verde no meio de trabalho para refrescar a mente e restaurar o corpo. A cafeína presente no chá verde é extraída principalmente na primeira infusão das folhas, mas as quantidades de cafeína nas infusões subsequentes serão ainda maiores do que o café. A ação da cafeína presente no chá verde é dito que é mais suave do que outras bebidas.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá verde

O chá verde é considerado uma planta medicinal e um termogênico natural mais seguro que o próprio café. Contudo, algumas pessoas são muito sensíveis aos efeitos da cafeína e não conseguem dormir depois de consumir chá no período noturno. Desta forma, é aconselhável beber chá verde mais fraco logo após o jantar.

Referências:
Dulloo AG, Seydoux J, Girardier L, Chantre P and Vandermander J. Green tea and thermogenesis: Interactions between catechin-polyphenols, caffeine and sympathetic activity. International Journal of obesity 24: 252-258 (2000)

Comentários

Comentar