Toranja: saiba para que serve a fruta

Toranja - Citrus paradisi

Conheça os benefícios, efeitos colaterais propriedades da toranja - Citrus paradisi, fruta medicinal também conhecida como grapefruit toranja e toranjo.

Atualizado em 18/09/2022

A toranja (Citrus paradisi) é uma planta medicinal também conhecida como toranjo, grapefruit toranja (inglês) e árbol del pomelo (espanhol). A árvore é conhecida como toranjeira e possui as variedades de vermelha e amarela/branca. A toranja é uma fruta híbrida. A palavra citrus é derivado do grego Kedromelon. Paradisi, o nome da espécie, significa “fruta que vem do paraíso”. A Citrus paradisi faz parte da família Rutaceae.

Benefícios da toranja

A toranja é uma fruta medicinal utilizada em forma de suplemento em dietas com ingestão de baixas calorias, vez que auxilia na queima de gorduras e perda de peso. Aumenta a circulação, estimula o sistema linfático, possui um efeito de limpeza nos rins e pode ajudar a regular o peso corporal. A Citrus paradisi pode ser consumida através de extrato líquido ou cápsulas, dependendo das sugestões do fabricante. As sementes estimulam secreções tônico digestivas. A toranja é uma fruta rica em vitaminas, incluindo vitamina A, C, além de antioxidantes.

O extrato da semente é muito mais refinado do que o de outras ervas e possui valiosas aplicações para a medicina natural. Usada em forma de líquido para limpeza bucal e halitose e em forma de gargarejo para dor de garganta. Pode ser feito um limpador facial para combater a acne ou aplicar diretamente em verrugas e fungos nos pés e unhas. Usada como enxaguante capilar para caspa.

A toranja (Citrus paradisi) é utilizada como um medicamento popular em muitos países como adstringente, antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, antiviral e conservante. Também tem sido usado para artrite reumatoide, prevenção do câncer, regeneração celular, redução do colesterol, desintoxicação, limpeza e manutenção da saúde do coração, nefrite lúpica e perda de peso.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Toranja: rica em vitaminas

A fruta é rica em antioxidantes e vitamina C, sendo que uma xícara fornece cerca de 70 mg (cerca de 120 por cento das necessidades diárias recomendadas). A toranja vermelha possui níveis mais altos de vitamina A do que a variedade amarela. Enquanto uma xícara de toranja vermelha fornece cerca de 50 por cento de sua ingestão diária recomendada de vitamina A, a toranja amarela oferece apenas 2 por cento da quantidade diária recomendada. Ambas possuem praticamente a mesma quantidade de potássio (300 mg por porção) e vitamina C.

Açúcares, calorias e fibras

Os valores de açúcar, calorias totais e fibras das toranjas vermelhas e amarelas são aproximadamente comparáveis. Uma xícara da variedade vermelha possui cerca de 97 calorias, 16 gramas de açúcar e 4 gramas de fibras enquanto a variedade amarela possui 76 calorias, 17 gramas de açúcar e 3 gramas de fibras. As sementes são extremamente amargas. Contudo, a fruta possui gosto excelente e pode ser acrescentada em marmeladas e saladas de frutas ou consumida em forma de suco. A Citrus x paradisi é constituída quimicamente de polifenólicos (quercetina, a hesperidina, rutina, apigenina).

Contraindicações e efeitos colaterais da toranja

O extrato líquido deve utilizado sempre muito diluído, vez que pode ser cáustico. Deve-se tomar cuidado para não cair nos olhos. Caso isso ocorra, deve-se enxaguar com água fresca por 10 minutos.

Referências:
USDA. Agricultural Research Service United States Department of Agriculture. Grapefruit, raw, pink and red and white, all areas.
GUPTA, V. et al. Pharmacological potentials of Citrus paradisi-an overview. Int J Phytother Res, v. 1, n. 1, p. 8-17, 2011.
ORTUÑO, A. et al. Citrus paradisi and Citrus sinensis flavonoids: Their influence in the defence mechanism against Penicillium digitatum. Food chemistry, v. 98, n. 2, p. 351-358, 2006.
Red Grapefruit Vs. Yellow Grapefruit. Livestrong.