Toranja: benefícios e propriedades medicinais

A toranja (Citrus paradisi) é uma planta medicinal também conhecida como toranjo, grapefruit toranja (inglês) e árbol del pomelo (espanhol). A árvore é conhecida como toranjeira e possui as variedades de vermelha e amarela/branca. Pertence a família Rutaceae.

Benefícios da toranja

A toranja é uma fruta medicinal utilizada em forma de suplemento em dietas com ingestão de baixas calorias, vez que auxilia na queima de gorduras e perda de peso. Aumenta a circulação, estimula o sistema linfático, possui um efeito de limpeza nos rins e pode ajudar a regular o peso corporal. A Citrus paradisi pode ser consumida através de extrato líquido ou cápsulas, dependendo das sugestões do fabricante. As sementes estimulam secreções tônico digestivas. A toranja é uma fruta rica em vitaminas, incluindo vitamina A, C, além de antioxidantes.

O extrato da semente é muito mais refinado do que o de outras ervas e possui valiosas aplicações para a medicina natural. Usada em forma de líquido para limpeza bucal e halitose e em forma de gargarejo para dor de garganta. Pode ser feito um limpador facial para combater a acne ou aplicar diretamente em verrugas e fungos nos pés e unhas. Usada como enxaguante capilar para caspa.

Toranja: rica em vitaminas

A fruta é rica em antioxidantes e vitamina C, sendo que uma xícara fornece cerca de 70 mg (cerca de 120 por cento das necessidades diárias recomendadas). A toranja-vermelha possui níveis mais altos de vitamina A do que a variedade amarela. Enquanto uma xícara de toranja-vermelha fornece cerca de 50 por cento de sua ingestão diária recomendada de vitamina A, a toranja-amarela oferece apenas 2 por cento da quantidade diária recomendada. Ambas possuem praticamente a mesma quantidade de potássio (300 mg por porção) e vitamina C.

Os valores de açúcar, fibras e calorias totais de toranjas vermelhas e amarelas são aproximadamente comparáveis. Uma xícara da variedade vermelha possui cerca de 97 calorias, 16 gramas de açúcar e 4 gramas de fibras enquanto a variedade amarela possui 76 calorias, 17 gramas de açúcar e 3 gramas de fibras. As sementes são extremamente amargas. Contudo, a fruta possui gosto excelente e pode ser acrescentada em marmeladas e saladas de frutas ou consumida em forma de suco. A Citrus x paradisi é constituída quimicamente de polifenólicos (quercetina, a hesperidina, rutina, apigenina).

Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.

Contraindicações e efeitos colaterais da toranja

O extrato líquido deve utilizado sempre muito diluído, vez que pode ser cáustico. Deve-se tomar cuidado para não cair nos olhos. Caso isso ocorra, deve-se enxaguar com água fresca por 10 minutos.

Curiosidades

A toranja é uma fruta híbrida. A palavra citrus é derivado do grego Kedromelon. Paradisi, o nome da espécie, significa “fruta que vem do paraíso”.

PROMOVE A SAÚDE DA PELE / RICO EM VITAMINA C Colágeno Hidrolisado
ANTIOXIDANTE / PREVINE CONTRA O CÂNCER Nutraskin Antiox Resveratrol
ATIVADOR SEXUAL FEMININO PREMIUM Vênus Mulher
700 MG / 63% DE SAPONINAS Tribulus Max Power
ARRABIDAEA CHICA; CIPÓ-CRUZ, CRAJIRU Pariri em Cápsulas 500mg
Referências:
USDA. Agricultural Research Service United States Department of Agriculture. Grapefruit, raw, pink and red and white, all areas.
Red Grapefruit Vs. Yellow Grapefruit. Livestrong.

Comentários

1 comentário

  1. Marli da Silva Reis

    Tenho Esteatose hepática, me indicaram a fruta Toranja, onde posso comprar a Fruta TORANJA ???

Comentar