Abacaxi: benefícios e propriedades medicinais

O abacaxi (Ananas comosus) é a fruta obtida do abacaxizeiro, sendo também conhecida como ananás e pineapple (inglês). Pertence à família Bromeliaceae.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é originário da América da Sul, mas também pode ser encontrado em outros países com clima tropical e semitropical por todo o mundo. A fruta do abacaxi fresco ou do suco extraído da fruta possui uma quantidade muito baixa de gordura e colesterol, sendo indicada em várias dietas para emagrecer. O abacaxi é uma fonte natural rica em manganês, mineral que ajuda a fortalecer os ossos e tecidos do corpo. É rico em bromelina, enzima responsável pela divisão de proteínas, capaz de reduzir a agregação de plaquetas e diminuir o tempo de sangramentos.

O suco de abacaxi, rico em bromelina, ajuda na cura de tosses e resfriados, além de soltar o muco do corpo. A bromelina uma substância eficaz no combate de infecções, vermes intestinais e outros parasitas. A bromelaína, também presente na fruta, ajuda na digestão de proteínas e evita a formação de coágulos sanguíneos.

Alguns outros benefícios incluem o alívio de náuseas (incluindo as causadas por cinetose, ou seja, sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio), prisão de ventre, dentre outras. Estudos tentam demonstrar a eficácia da enzima em destruir células cancerosas, ajudando assim o sistema imunológico do corpo, combatendo tumores e a aterosclerose.

Soluções feitas a partir do Ananas comosus, quando esfregadas diretamente no couro cabeludo, combatem a caspa. Alguns estudos indicam que o ananás, como é também conhecida a fruta, pode ajudar a aumentar na absorção de cálcio pelo organismo, ajudando a prevenir a osteoporose.

Contraindicações e efeitos colaterais do abacaxi

O consumo não é muito recomendado para pacientes com gota e artrite reumatoide. Também pode aumentar a taxa de glicose, sobretudo em preparos onde a fruta é cozida. Neste caso, recomenda-se cautela no consumo por parte de pacientes portadores de diabetes.

História e curiosidades

O abacaxi possui uma enzima tão ácida que é utilizada para amaciar a carne. A mesma enzima é capaz de remover as impressões digitais de vários cortadores após uma exposição prolongada.

O abacaxi já foi um símbolo de status entre os primeiros exploradores europeus. Quanto mais exótico e caro era o abacaxi oferecido aos convidados, maior era considerada a classe social do anfitrião. A fruta simbolizava hospitalidade e amizade nas colônias. Algumas tribos brasileiras consomem a fruta como alimento básico.

A espécie Ananas comosus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

PARA DIABETES, HIPERTROFIA E PERDA DE PESO High Energy Batata Doce
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
NUTRICOSMÉTICO PARA PREVENIR CELULITES CelluliFree (Anti-Celulite)
FÓRMULA EXCLUSIVA PARA EMAGRECIMENTO Composto Vegetal Emagrecedor
ESTIMULA O PÂNCREAS A PRODUZIR INSULINA Pata de Vaca em Cápsulas

Comentários

1 comentário

Comentar