Abacaxi: saiba para que serve a fruta

Abacaxi - Ananas comosus

Conheça os benefícios, efeitos, indicações e propriedades do abacaxi – Ananas comosus, fruta do abacaxizeiro, muito popular em dietas para perda de peso.

Atualizado em 17/09/2022

O abacaxi (Ananas comosus) é a fruta obtida do abacaxizeiro, sendo também conhecida como ananás e pineapple (inglês). O abacaxi é um dos frutos mais populares consumidos em todo mundo. O abacaxi pode ser cortado e servido de várias formas, sendo utilizado como complemento para saladas de frutas, sobremesas, geleias e outras receitas ou até mesmo sendo consumido em forma de suco natural refrescante. De qualquer forma, a dieta do abacaxi proporcionará inúmeros benefícios para a saúde, principalmente para pessoas que desejam perder peso.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é originário da América da Sul, mas também pode ser encontrado em outros países com clima tropical e semitropical por todo o mundo. A fruta do abacaxi fresco ou do suco extraído da fruta possui uma quantidade muito baixa de gordura e colesterol, sendo indicada em várias dietas para emagrecer. O abacaxi é uma fonte natural rica em manganês, mineral que ajuda a fortalecer os ossos e tecidos do corpo. É rico em bromelina, enzima responsável pela divisão de proteínas, capaz de reduzir a agregação de plaquetas e diminuir o tempo de sangramentos. O suco de abacaxi, rico em bromelina, ajuda na cura de tosses e resfriados, além de soltar o muco do corpo. A bromelina uma substância eficaz no combate de infecções, vermes intestinais e outros parasitas. A bromelaína, também presente na fruta, ajuda na digestão de proteínas e evita a formação de coágulos sanguíneos.

Alguns outros benefícios incluem o alívio de náuseas (incluindo as causadas por cinetose, ou seja, sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio), prisão de ventre, dentre outras. Estudos tentam demonstrar a eficácia da enzima em destruir células cancerosas, ajudando assim o sistema imunológico do corpo, combatendo tumores e a aterosclerose. Soluções feitas a partir do Ananas comosus, quando esfregadas diretamente no couro cabeludo, combatem a caspa. Alguns estudos indicam que o ananás, como é também conhecida a fruta, pode ajudar a aumentar na absorção de cálcio pelo organismo, ajudando a prevenir a osteoporose.

O abacaxi emagrece?

Suco de abacaxi

Suco de abacaxi

A fruta fresca do abacaxi, apesar do sabor realmente doce, possui menos valor calórico e quantidade de gorduras do que a maioria dos outros doces confeitados disponíveis no mercado, sendo uma ótima opção de sobremesa em dietas para perda de peso. Uma fatia de abacaxi contém cerca de 40 calorias provenientes do açúcar da fruta, sendo praticamente isento de gordura. As fibras promovem uma sensação de saciedade para o organismo, assim como o alto teor de água da fruta. A bromelaína proporciona força e elasticidade muscular, além de prevenir o aparecimento da celulites.

Outro grande benefício da dieta do abacaxi se dá pelo fato da fruta ser uma das maiores fontes vegetais de manganês, mineral que fortalece os ossos e tecidos do corpo, sendo capaz de suprir quase toda a necessidade diária do nutriente. Há também a pectina, que juntamente com a vitamina C, previne o inchaço. O abacaxi contém bromelaína, além de fibras, vitaminas A e C, manganês, antioxidantes, polissacarídeos (pectina) e enzimas digestivas naturais (bromelina). A ação antioxidante do abacaxi se deve a grande disponibilidade de enzima superóxido dismutase, que combate os radicais livres que causam danos às células do corpo. O abacaxi também possui cobre e tiamina.

Bromelina

A bromelina, uma das principais enzimas presentes no abacaxi, é um catalisador natural que ajuda na digestão e decomposição de proteínas. Está presente em todas as partes do abacaxi, porém está mais concentrada no caule.

Bromelaína

A bromelaína é um suplemento dietético popular, mas há muito pouca investigação científica que suporta todos os usos relacionados com a saúde, sendo uma enzima proteolítica, o que significa que digere proteínas. A bromelaína é um extrato bruto que contém componentes anti-inflamatórios, antitrombóticos e possui atividades fibrinolíticas. Os fatores ativos envolvidos são bioquimicamente caracterizados apenas em parte.

Como escolher o abacaxi ideal?

Abacaxi

Abacaxi

Para obter todos os benefícios da dieta do abacaxi, é necessário saber escolher a melhor fruta. Um abacaxi maduro libera um aroma doce desde sua base (exceto quando é mantido condicionado em temperaturas mais frias). A escolha do melhor abacaxi não deve ser feita pela cor, vez que vários abacaxis maduros possuem variedades de cores diferentes.

Contraindicações e efeitos colaterais do abacaxi

O consumo não é muito recomendado para pacientes com gota e artrite reumatoide. Também pode aumentar a taxa de glicose, sobretudo em preparos onde a fruta é cozida. Neste caso, recomenda-se cautela no consumo por parte de pacientes portadores de diabetes.

História e curiosidades

O abacaxi possui uma enzima tão ácida que é utilizada para amaciar a carne. A mesma enzima é capaz de remover as impressões digitais de vários cortadores após uma exposição prolongada. O abacaxi já foi um símbolo de status entre os primeiros exploradores europeus. Quanto mais exótico e caro era o abacaxi oferecido aos convidados, maior era considerada a classe social do anfitrião. A fruta simbolizava hospitalidade e amizade nas colônias. Algumas tribos brasileiras consomem a fruta como alimento básico. os abacaxis fazem parte da família Bromeliaceae. A espécie Ananas comosus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Referências:
Neuteboom, Leon W., et al. “Characterization and tissue-regulated expression of genes involved in pineapple (Ananas comosus L.) root development.” Plant Science 163.5 (2002): 1021-1035.
Taussig, Steven J., and Stanley Batkin. “Bromelain, the enzyme complex of pineapple (Ananas comosus) and its clinical application. An update.” Journal of ethnopharmacology 22.2 (1988): 191-203.
López‐García, B., M. Hernández, and B. S. Segundo. “Bromelain, a cysteine protease from pineapple (Ananas comosus) stem, is an inhibitor of fungal plant pathogens.” Letters in applied microbiology 55.1 (2012): 62-67.