5-HTP: veja como o suplemento pode auxiliar na perda de peso

5-HTP (5-Hidroxitriptofano)

Descubra como o 5-HTP ajuda na perda de peso, reduzindo a vontade de comer doces e gorduras, além de controlar o apetite e melhorar o humor.

Atualizado em 21/12/2023

O 5-HTP (5-Hidroxitriptofano) é um suplemento natural frequentemente utilizado para auxiliar na perda de peso. Ele atua aumentando a produção de serotonina no cérebro, o que pode ajudar a reduzir o apetite e melhorar o humor. Isso é particularmente útil para pessoas que comem emocionalmente ou têm desejos relacionados ao estresse. Além disso, ao melhorar a qualidade do sono e promover uma sensação de bem-estar, o 5-HTP pode ajudar a reduzir os comportamentos que levam ao ganho de peso.

Benefícios do 5-HTP para emagrecer

5-HTP é uma boa escolha em dietas para perder peso, vez que aumenta os níveis de serotonina no cérebro e reduz a vontade de comer doces e gorduras, além de controlar o apetite. Desde 1975, estudos usando ratos obesos demonstraram que a administração de 5-HTP para esses animais resultou em uma significativa perda de peso. O suplemento também aumenta os níveis de serotonina no cérebro ao mesmo tempo que reduz a intensidade da mensagem transmitida ao cérebro determinando a necessidade de consumo de alimentos doces e gordurosos.

A Universidade de Roma administrou uma série de três estudos clínicos com mulheres obesas.

O 5-HTP estimula a perda de peso

O primeiro deles mostrou que o 5-HTP reduzia a entrada calórica no corpo e promovia perda de peso, apesar do fato de que as mulheres estudadas não fizeram nenhum esforço consciente para perder peso. O peso aproximado que cada mulher perdeu em cerca de cinco semanas com o uso do suplemento foi de 1,5 quilos.

O 5-htp promove a saciedade

O segundo estudo buscou determinar se as pessoas que consumiam o 5-HTP para emagrecer aderiam a recomendações dietéticas individuais. O estudo de doze semanas foi dividido em dois períodos de seis semanas. Durante as primeiras seis semanas, não havia nenhuma recomendação dietética. No segundo período, as mulheres foram colocadas em uma dieta de cerca de 1200 calorias diárias.

As mulheres que tomaram placebo perderam cerca de um quilo, enquanto as mulheres que tomaram o 5-HTP perderam cerca de quatro quilos e quinhentos gramas. Como provado no estudo anterior, o 5HTP parecia promover a perda de peso ao proporcionar uma sensação de saciedade corporal. Todas as mulheres que faziam o uso do 5-HTP ficavam satisfeitas primeiro durante as refeições.

O 5-HTP ajuda a adesão de novas dietas

No terceiro estudo, também conduzido durante um período de 12 semanas, as mulheres nas seis primeiras semanas não receberam nenhuma recomendação ou programa dietético. Nas 6 semanas finais, as mulheres foram colocadas em uma dieta de 1200 calorias diárias. Os resultados deste estudo foram até mesmo mais impressionantes que os estudos prévios por várias razões.

O grupo que recebeu o 5-HTP perdeu uma média de 2 quilos durante seis semanas e uma média de 6 quilos ao final de 12 semanas. Em contrapartida, o grupo que havia tomado placebo perdeu em média apenas 200 gramas durante seis semanas e cerca de 800 gramas ao final de 12 semanas. A ausência da perda de peso significativa do segundo grupo durante o estudo refletiu o fato óbvio de que as mulheres que tomaram placebo apresentaram forte dificuldade de aderir a dietas.

Conclusão

Diante disso, ficou indicado que baixos níveis de serotonina podem prejudicar as dietas de emagrecimento, levando a uma situação de sobrepeso e até mesmo obesidade, caso este problema não seja corrigido. O 5-HTP para emagrecer age desta forma, aumentando os níveis de serotonina no cérebro, o que faz com que o corpo cada vez menos necessite de alimentos doces e gordurosos.

O 5-HTP também ajuda a elevar o humor das pessoas, fazendo com que pessoas deprimidas consumam menos alimentos, contribuindo assim, indireta e positivamente para uma dieta de sucesso. Baixos níveis de serotonina também podem estar relacionados a outras síndromes e doenças. Neste caso, o cérebro instintivamente busca alimentos mais gordurosos para suprir suas necessidades.

Contudo, o 5-HTP, assim como qualquer outro suplemento dietético, não pode ser consumido de forma indiscriminada, vez que altos níveis de serotonina podem causar efeitos colaterais em algumas pessoas, sendo aconselhável utilizar o 5-HTP com prescrição de um profissional da saúde competente.

Referências
5-Hydroxytryptophan (5-HTP). UMMC.
Cangiano C, Ceci F, Cascino A, et al. Eating behavior and adherence to dietary prescriptions in obese adult subjects treated with 5-hydroxytryptophan. J Clin Nutr. 1992;56:863-867.
Ceci F, Cangiano C, Cairella M, Cascino A, et al. The effects of oral 5-hydroxytryptophan administration on feeding behavior in obese adult female subjects. J Neural Transm. 1989;76:109-117.
Lose Weight with 5-HTP & EGCG. Life Enhancement.