Depressão: causas e tratamento natural

O tratamento da depressão de forma natural e permanente pode ser a chave para se ter uma vida saudável e feliz novamente. O comportamento depressivo pode prejudicar várias aspectos da vida, incluindo rendimento no trabalho, relacionamentos, prática de esportes e atividades físicas e a vida social em geral.

Como combater a depressão de forma natural?

A depressão pode ser causada por desequilíbrios químicos ou ser resultado de estresse mental, deficiências nutricionais, alergias, sensibilidades e desequilíbrios hormonais que podem afetar a saúde de forma profunda. Fármacos como os ISRS (Prozac, Paxil, Zoloft), NDRI (Bupropiona, Wellbutrin), ou ISRSN (Cymbalta, Effexor) podem proporcionar um alívio temporário dos sintomas, contudo, possuem mais riscos de causar efeitos secundários prejudiciais e danos para a saúde física. Acima de tudo, procurar tratamento é extremamente importante.

Vários profissionais da saúde consideram diversas maneiras de usar a medicina natural para tratar a depressão, incluindo a aromaterapia, acupuntura, meditação (que ajuda a controlar o estresse e traz muitos outros benefícios), exercícios físicos (que liberam endorfina, estimulantes naturais), além de um bom sono, para ajudar com os níveis de estresse. Alguns remédios naturais, substâncias químicas e suplementos utilizados também são muito utilizado no tratamento natural da depressão.

Remédios para o tratamento natural da depressão

Pesquisas comprovaram que a medicina alternativa usada isoladamente ou em conjunto com medicamentos convencionais e acompanhamento médico, pode significar uma queda na quantidade de medicamentos necessários para o tratamento da depressão, bem como um redução dos sintomas depressivos.

Ervas medicinais

Ervas antidepressivas
Ervas antidepressivas

Ervas sedativas como a camomila, a erva-cidreira e a aveia podem diminuir as tensões nervosas e elevar o estado de espírito. O processo de preparação do chá nestes casos, também faz parte do processo de cura. Da mesma forma, a lavanda, misturada com flores de borragem em preparações herbais pode ser um bom remédio natural para tratar sintomas depressivos. A erva-de-São-João (St. John’s Wort) é a erva medicinal mais conhecida no tratamento de depressão. Estudos sugerem que o fitoquímico hipericina pode conter monoamina oxidase, que auxilia na melhora dos sintomas. A erva também parece influenciar nos níveis de dopamina e norepinefrina do cérebro, substâncias que podem inibir a produção e funcionamento do neurotransmissor serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estar no cérebro.

Ômega 3

Ômega 3
Ômega 3

Os óleos de peixe ômega-3 melhoram a comunicação entre as células do cérebro. Adicionar ômega-3 na dieta faz com que haja um equilíbrio no cérebro de ácidos graxos saudáveis.

Remédios homeopáticos

Remédios homeopáticos
Remédios homeopáticos

O tratamento homeopático é baseado na procura da causa de cada depressão específica. Se a causa para o início da depressão não é detectada, o tratamento é baseado em sintomas pessoais. Um dos grandes benefícios do uso de homeopatia é que muitas vezes traz bons resultados através de diferentes métodos e medicamentos homeopáticos.

Triptofano

5-HTP (5-Hidroxitriptofano)
5-HTP (5-Hidroxitriptofano)

O 5-hidroxitriptofano é um precursor da serotonina, um neurotransmissor. Níveis de serotonina muito baixos podem desempenhar um papel importante no humor e pesquisadores acreditam que isso pode causar depressão, ansiedade, ataques de pânico e TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).

Vitaminas do Complexo B

Vitaminas do Complexo B
Vitaminas do Complexo B

Níveis baixos de vitaminas do complexo B no organismo podem causar depressão. As vitaminas do complexo B ajudam a transformar a proteína proveniente da alimentação em serotonina, um hormônio que causa sensação de “bem-estar” e que também está presente em muitos remédios tradicionais para depressão. Pesquisadores descobriram que as deficiências de folato e vitamina B-12 podem estar implicadadas nas causas da depressão. Tais nutrientes tendem a ajudar medicação antidepressiva a funcionar melhor.

Vitamina D

Vitamina D
Vitamina D

Uma das maiores descobertas nos últimos anos tem sido a constatação de que a vitamina D pode afetar o humor, especialmente em pessoas que foram diagnosticadas com a deficiência que causa transtorno afetivo sazonal (TAS), um comportamento depressivo que aparece nos meses de inverno, quando há falta de sol. A deficiência também ajuda na perda de massa óssea causando osteoporose, vez que o corpo necessita ter uma quantidade suficiente de vitamina D para absorver o cálcio.

Referências:
Neumeister, Alexander. “Tryptophan depletion, serotonin, and depression: where do we stand?.” Psychopharmacology bulletin 37.4 (2003): 99-115.
Tiemeier, Henning, et al. “Vitamin B12, folate, and homocysteine in depression: the Rotterdam Study.” American Journal of Psychiatry 159.12 (2002): 2099-2101.
Delgado, Pedro L., et al. “Serotonin and the neurobiology of depression: effects of tryptophan depletion in drug-free depressed patients.” Archives of General Psychiatry 51.11 (1994): 865-874.
Penninx, Brenda WJH, et al. “Vitamin B12 deficiency and depression in physically disabled older women: epidemiologic evidence from the Women’s Health and Aging Study.” American Journal of Psychiatry 157.5 (2000): 715-721.
Jorde, R., et al. “Effects of vitamin D supplementation on symptoms of depression in overweight and obese subjects: randomized double blind trial.” Journal of internal medicine 264.6 (2008): 599-609.

Comentários

19 Comentários

  1. marcia nunes dos santos

    Tenho depressão há 5 anos gostaria de saber se posso começar a tomar essas vitaminas.

  2. marcia nunes dos santos

    Tenho depressão há 5 anos tomo remédio, gostaria de experimentar remédios naturais.

  3. Simone Cardoso da Silva

    Poderiam me indicar algum consultório médico fitoterápico no Rio de Janeiro?

  4. Dionizio

    Boa noite amigos
    Tenho depressão a mais de 17 anos e quase morri , mas tenho Deus em minha vida estou vivendo e sempre procurando melhoras , em fim preciso saber quem tem pra vender , onde e qual a melhor planta natural para estabilazar minha depressão desde de já agradeço a todos

  5. maria dos anjos

    Não existe cura ainda infelizmente para o transtorno bipolar, mais existe bons remédios para o controle de crises e manutenção da saúde do paciente : estabilizadores se humor como o lítio, depakene em dose de 1000mg sempre, antidepressivos sertralina, citalopram, e etc; calmantes que relaxam e traz o sono : olcadil, alprazolam, e terapia cognitiva comportamental com psicóloga! O segredo é esse aí, vida sossegafa, regrada tranquila.

  6. eu acho muito interesante a cura com as plantas mas o que eu queria era saber sobre a cura ou tratamento do trastorno bipolar se poder me enviar algo sobre o asunto eu iria ficar muito agradesida

  7. Valdemir Ferrão

    fui curado desse mal sem uso de medicamento,busquei minha cura no senhor Jesus Cristo, pela minha fé, não estou falando de religião, e sim do filho de Deus que é o Deus do impossivel,queres ficar curado?dei uma chance pro mestre Jesus e veras o agir poderoso de suas mãos.
    “Ele falou eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim.”Pare de sofre meu amigo dei uma chance pra Jesus.

  8. Valdemir Ferrão

    A depressão é uma doença da alma a medicina tenta encontrar resposta e não consegue passam remedios que só fazem com que os sintomas passem temporariamente, a cura pra depressão esta somente em Jesus Cristo, ele disse “vinde a mim vós que estais cansado e sobre carregado e eu vos aliviareis”,portanto você que já esta muito tempo deprimido já foi em varios psiquiatras e psicologo e não encontrou cura,dei uma chance para o Senhor Jesus Cristo ele é o médico dos médicos.

  9. Sonia Leal

    Tenho tratado tambem de alguns casos de depressao e as pessoas que eu tratei hoje sao normais sem problema nenhum tudo so com a naturesa , se voce gosta,e se tem vontade de melhorar a sua qualidade de vida e se quer ficar livre de seus problemas,procure alguem que trate naturalmente usando a mae naturesa . Se por acaso precisar de mim pode procurar-me moro em Angra dos Reis. obrigada pela atençao…

  10. Sonia Leal

    Sou terapeuta naturalista crednciada,tenho tratado pessoas com diversos tipos de disfunçoes degenerativas,os resultados tem sido altamente satisfatorio,o tratamento e totalmente natural ,e tenho cada vez mais investido no conhecimento naturalista ,e tudo de bom,inclusive eu a quatro anos atraz fui curada de um mal degenerativo na coluna e no sistema nervoso central graças a Deus em primeiro lugar e depois a mae naturesa .Experimente voce so tem a ganhar ,nao perdera nada se tao somente confiar. Um grande abraço para voce ai que esta do outro lado,ate mais.

  11. Wanderson Baldez Cunha

    olá, a aproximadamente 3 meses, fui criando um certo tipo de pânico sempre entrava em um coletivo(transporte publico), devido a grande lotação, no entanto isso só ocorria dentro do ônibus, passando algum tempo cerca de 1 mês e meio, as crises foram aumentando se tornando mais frequentes. Procurei ajuda médica, ela receitou um medicamento com nome de FLUXENE de 20ml, tomando uma vez ao dia, melhorando um pouco essas crises, mas não diminuiu a sensação de ansiedade, ansiedade que me deixa mais “agitado” então em algumas vezes vem as crises de choro pois penso que irei morrer logo, a sensação de ansiedade é muito ruim pois fico suando frio com aceleração no peito,e isso é muito ruim. Bom gente esse é uma pequena fase da minha vida, quero logo ficar livre desse mal, por favor me ajudem, estou disposto a qualquer tipo de tratamento.

  12. jussara aparacida da silva

    A minha pressão subiue foi p/ 16por10 e não subiu mais, desde então eu desconfiu que estou em depressão, pois sinto coisas estranhas tais como: dormencia no braço, falta de sensibilidade na pele o rosto queimando, disparação no coração, e sensação de que estou saindo do meu corpo, por favor me endiquem um tratamento natural, obrigada e beijos

  13. jose eduardo alves eugenio

    Olá sou casado a (15 anos)e minha esposa tem depsão desde 1997 e n/existe paz dentro de casa por fim isso já me afeta tbém pois já não consigo tirar minha habilitação já estou no segundo processo de hbtção não posso estudar dentro de casa pelo fato de m/esposa fc/depressiva e transtornada vcs tem soluçao p/o meu caso até a faculdade se direito eu abandonei no quarto periodo o ki fazer os psiquiatras n/são mais soluçao já fomos em muitos e sem sucesso aguardo s/contato Ok.

  14. Ana Luísa Barros Sales Sousa

    EU tenho 11 anos e tenho uma pequena depressaão e desconfiei pois choravva muito sem motiivos qualquer coisinha chorava por uma mal resposta das pessoas que eu poderia contar !!! Minha mae tem e tem ansiedade e loucuras e eu tambem + poucas e vejo minha mae assim me int

  15. ivanilda

    Minha filha tem alopercia areata. Esta tomando silicea200chxx/30, sulphur200chxx, 30.graphites12ch, natrummur.12ch, phosphorus12ch, passiflora12ch, valeriana12ch, gostaria de saber se este é o tratamento certo por favor me ajudem grata

  16. Sandra Martins Herek

    Boa tarde!
    Estou muito satisfeita com esses medicamentos homeopaticos, pois estou fazendo uso dessas ervas para melhorar meus sintomas de transtorno do pânico. Mais informações, eu gostaria que me enviasse sobre sindrome do pânico. Grata. Obrigada!

Comentar