Óleo de prímula: benefícios para a saúde

Óleo de prímula

Benefícios, indicações e propriedades do óleo de prímula, rico em ácido gama-linolênico (GLA) e ômega-6, para perda de peso e melhorar a saúde em geral

Atualizado em 03/07/2022

O óleo de prímula é extraído da planta Oenothera biennis, sendo caracterizado como um óleo perfumado que desempenha um papel importante para a saúde geral do corpo. O óleo da semente de prímula pode ser tomado de forma complementar em cápsulas ou usado como molho ou em saladas de vegetais.

Benefícios do óleo de prímula

O óleo de prímula contém ácido gama linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 utilizado pelo corpo para fabricar uma prostaglandina vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune, reduzindo os sintomas do reumatismo e reduzindo dores em geral. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduzindo a pressão arterial elevada e o colesterol ruim. Apesar de não existir dados científicos suficientes, alguns pesquisadores sugerem que o óleo de prímula pode desempenhar um papel na redução de cânceres de mama.

O óleo de prímula também é usado no tratamento da pele e, combinado com outros óleos essenciais, pode ser uma excelente base para tratar a pele com danos e doenças de pele. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, retardando o aparecimento de rugas e pés de galinha. Além disso, pode auxiliar significativamente na redução da dor da artrite e inflamação, especialmente nos casos de artrite reumatoide, devido ao seu teor de ABL. Pesquisas mostram que os níveis de GLA presente no óleo de prímula são úteis no combate a artrite, eczema, tensão pré-menstrual (TPM), dentre outras condições.

Prostaglandinas

As prostaglandinas agem como um hormônio e são produzidas por quase todos os tecidos do corpo. Uma deficiência na produção desses ácidos graxos pode resultar em uma maior demanda de tempo para a coagulação sanguínea, debilitando o sistema imune, causando inflamação e rompimento de transmissão de impulsos de nervo. O óleo das sementes de prímula pode ser útil para doenças relacionadas a deficiência de ácido gorduroso essencial ou a inabilidade do organismo para metabolizar ácidos gordurosos essenciais.

Benefícios do óleo de prímula para emagrecer

O óleo de prímula é um suplemento nutricional que, segundo alguns estudos, possui propriedades para combater a obesidade. Sua principal função é ativar a “gordura marrom” (tecido adiposo marrom), que representa cerca de 10 por cento da gordura corporal e é responsável por gerar calor e queimar calorias. A gordura marrom é encontrada em altos níveis em recém-nascidos e animais em hibernação. A prímula, que possui alta concentração de GLA, acelera a velocidade da queima da gordura marrom, auxiliando na perda de peso e queima de gordura.

Ácido gama linolênico (GLA)

O ácido gama linolênico (GLA) da prímula atua da mesma forma nos cancros da mama que drogas famosas utilizadas para este fim. O GLA interfere com o gene que carrega o código DNA necessário para que o receptor funcione¹. O ácido gama linolênico (GLA) é um ácido gorduroso poli-insaturado que ajuda a proporcionar energia para o corpo e supre as gorduras estruturais presentes no cérebro, músculos, medula óssea e membranas das células.

GLA e perda de peso

O óleo das sementes de prímula possui altas concentrações de ácido gama linoleico (GLA), um membro da família do ácido graxo ômega-6, essencial para a perda de gordura. A queima de calorias é essencial para a perda de gordura e o óleo de prímula foi testado em vários estudos há mais de 40 anos que visavam determinar a capacidade da prímula para queimar calorias.

Em 1979, um estudo sobre o GLA (ácido gama linoleico) dividiu 38 pessoas em dois grupos, sendo que um deles tomou quatro cápsulas de óleo de prímula por durante oito semanas. Tal grupo perdeu em média 9 quilos. Quatro membros do estudo ingeriram oito cápsulas por dia e mostraram uma perda de peso média de 10,5 quilos. Segundo a Universidade da Califórnia, o ácido gama linoleico foi capaz de reduzir a recuperação do peso em pacientes que perderam grandes quantidades de peso. O estudo foi publicado em 2007 no The Journal of Nutrition e envolveu cinquenta mulheres obesas que consumiram 890mg de ácido gama linoleico (GLA) por dia durante o estudo.

Dose recomendada do óleo de prímula

O óleo de prímula é disponível principalmente em forma de cápsulas gelatinosas. Para os adultos, a dosagem recomendada é de 2 a 8 gramas por dia. O óleo de prímula deve ser tomado durante as refeições para maximizar a absorção.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de prímula

A prímula é não deve ser utilizada durante a gravidez. É contraindicada para pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos, epilepsia e esquizofrenia.

Referências:
¹Plant oil ‘acts like cancer drug’, Scientists have pinpointed how evening primrose oil fights breast tumours. Dr. Javier Menendez. Via BBC News.
Evening Primrose Oil Health Benefits. Home Remedies.
The Journal of Nutrition: Gamma-linolenate reduces weight regain in formerly obese humans.
The Effects of Evening Primrose on Reducing Body Fat. eHow.