O óleo de prímula é extraído da planta Oenothera biennis, sendo caracterizado como um óleo perfumado que desempenha um papel importante para a saúde geral do corpo. O óleo da semente de prímula pode ser tomado de forma complementar em cápsulas ou usado como molho ou em saladas de vegetais.
Benefícios do óleo de prímula
O óleo de prímula contém ácido gama linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 utilizado pelo corpo para fabricar uma prostaglandina vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune, reduzindo os sintomas do reumatismo e reduzindo dores em geral. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduzindo a pressão arterial elevada e o colesterol ruim. Apesar de não existir dados científicos suficientes, alguns pesquisadores sugerem que o óleo de prímula pode desempenhar um papel na redução de cânceres de mama.
O óleo de prímula também é usado no tratamento da pele e, combinado com outros óleos essenciais, pode ser uma excelente base para tratar a pele com danos e doenças de pele. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, retardando o aparecimento de rugas e pés de galinha. Além disso, pode auxiliar significativamente na redução da dor da artrite e inflamação, especialmente nos casos de artrite reumatoide, devido ao seu teor de ABL. Pesquisas mostram que os níveis de GLA presente no óleo de prímula são úteis no combate a artrite, eczema, tensão pré-menstrual (TPM), dentre outras condições.
Prostaglandinas
As prostaglandinas agem como um hormônio e são produzidas por quase todos os tecidos do corpo. Uma deficiência na produção desses ácidos graxos pode resultar em uma maior demanda de tempo para a coagulação sanguínea, debilitando o sistema imune, causando inflamação e rompimento de transmissão de impulsos de nervo. O óleo das sementes de prímula pode ser útil para doenças relacionadas a deficiência de ácido gorduroso essencial ou a inabilidade do organismo para metabolizar ácidos gordurosos essenciais.
Benefícios do óleo de prímula para emagrecer
O óleo de prímula é um suplemento nutricional que, segundo alguns estudos, possui propriedades para combater a obesidade. Sua principal função é ativar a “gordura marrom” (tecido adiposo marrom), que representa cerca de 10 por cento da gordura corporal e é responsável por gerar calor e queimar calorias. A gordura marrom é encontrada em altos níveis em recém-nascidos e animais em hibernação. A prímula, que possui alta concentração de GLA, acelera a velocidade da queima da gordura marrom, auxiliando na perda de peso e queima de gordura.
Ácido gama linolênico (GLA)
O ácido gama linolênico (GLA) da prímula atua da mesma forma nos cancros da mama que drogas famosas utilizadas para este fim. O GLA interfere com o gene que carrega o código DNA necessário para que o receptor funcione¹. O ácido gama linolênico (GLA) é um ácido gorduroso poli-insaturado que ajuda a proporcionar energia para o corpo e supre as gorduras estruturais presentes no cérebro, músculos, medula óssea e membranas das células.
GLA e perda de peso
O óleo das sementes de prímula possui altas concentrações de ácido gama linoleico (GLA), um membro da família do ácido graxo ômega-6, essencial para a perda de gordura. A queima de calorias é essencial para a perda de gordura e o óleo de prímula foi testado em vários estudos há mais de 40 anos que visavam determinar a capacidade da prímula para queimar calorias.
Em 1979, um estudo sobre o GLA (ácido gama linoleico) dividiu 38 pessoas em dois grupos, sendo que um deles tomou quatro cápsulas de óleo de prímula por durante oito semanas. Tal grupo perdeu em média 9 quilos. Quatro membros do estudo ingeriram oito cápsulas por dia e mostraram uma perda de peso média de 10,5 quilos. Segundo a Universidade da Califórnia, o ácido gama linoleico foi capaz de reduzir a recuperação do peso em pacientes que perderam grandes quantidades de peso. O estudo foi publicado em 2007 no The Journal of Nutrition e envolveu cinquenta mulheres obesas que consumiram 890mg de ácido gama linoleico (GLA) por dia durante o estudo.
Dose recomendada do óleo de prímula
O óleo de prímula é disponível principalmente em forma de cápsulas gelatinosas. Para os adultos, a dosagem recomendada é de 2 a 8 gramas por dia. O óleo de prímula deve ser tomado durante as refeições para maximizar a absorção.
Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de prímula
A prímula é não deve ser utilizada durante a gravidez. É contraindicada para pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos, epilepsia e esquizofrenia.