Amor-de-hortelão: benefícios e propriedades medicinais

O amor-de-hortelão (Galium aparine) é uma planta medicinal também conhecida como amor-de-homem (amor-dos-homens), amor-hortelano (espanhol), aparine, cleavers (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Rubiaceae.

Benefícios da amor-de-hortelão

Na medicina popular, a amor-de-hortelão é muito utilizada no tratamento de tumores, incluindo cânceres. Um estudo publicado em 2016 no Journal of Ethnopharmacology sugeriu que o extrato da Galium aparine pode ter potenciais efeitos anticancerígenos contra células de câncer de mama sem prejudicar as células epiteliais normais da mama. O amor-de-hortelão parece ser capaz de eliminar células câncerosas resistentes à apoptose, contudo, estudos adicionais devem ser realizados para investigar a biodisponibilidade e seu metabolismo in vivo.

Toda a amor-de-hortelão é utilizada na medicina popular. Reduz inflamações, melhora a função linfático e limpa os rins. É um ótimo enxaguante capilar para evitar o acúmulo de caspa no couro cabeludo. Pode ser usada para afecções da pele, tais como acne, eczema e psoríase. São aplicadas compressas para aliviar queimaduras de fogo, queimadura de sol e feridas.

A melhor forma de consumo da amor-de-hortelão é através do seu chá. O seu preparo é bem simples basta ferver 30 gramas das suas folhas secas com cerca de meio litro de água. Devem ser consumidas cerca de três xícaras do chá durante o dia. Na culinária, as verduras jovens colhidas na primavera podem ser cozinhadas como um legume. Sementes são assadas e consumidas no lugar do café. Gregos antigos teciam a planta para confeccionar uma peneira para puxar ervas e leite (quando coalhada para a produção de queijo). A raiz possui sabor semelhante ao da chicória e dela também se deriva um corante na cor vermelha.

Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.

Contraindicações e efeitos colaterais do amor-de-hortelão

Devido às suas propriedades diuréticas, não é recomendada para pessoas com qualquer tipo de distúrbio urinário. Também é contraindicada para mulheres grávidas ou em período de amamentação, assim como para crianças menores de 12 anos.

História e curiosidades

A amor-de-hortelão foi chamada pelos gregos antigos de phillantropon, que significa “amor-de-homem”, vez que as propriedades adesivas da planta fazem com que ela se agarre às pessoas que caminhem por ela. Neste caso, era comum dizer na época que a Galium aparine nutria um amor por humanos.

A Galium aparine é uma erva fina com raízes ramificadas. Possui caules verdes, macios e bastante frágeis. Pode alcançar até um metro e vinte centímetros de comprimento. As folhas possuem cerca de trinta milímetros de comprimento e possuem margens escamosas (na parte superior possui pequenos pelos e na inferior espinhos direcionados para frente). Contém flores brancas com cerca de 2 milímetros de diâmetro e frutos ovais, cobertos de pelos, com cerca de 4 milímetros de comprimento.

PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
Referências:
Atmaca, H., Bozkurt, E., Cittan, M., & Tepe, H. D. (2016). Effects of Galium aparine extract on the cell viability, cell cycle and cell death in breast cancer cell lines. Journal of ethnopharmacology, 186, 305-310.
Galium aparine L. – Bayer – Crop Science.
Galium aparine (Cleavers). Invasive Species Compendium, ISC.

Comentários

Comentar