O amor-de-hortelão (Galium aparine) é uma planta medicinal também conhecida como amor-de-homem (amor-dos-homens), amor-hortelano), aparine, burdock bedstraw, cleavers (inglês), dentre outros nomes populares. A amor-de-hortelão foi chamada pelos gregos antigos de phillantropon, que significa “amor-de-homem”, vez que as propriedades adesivas da planta fazem com que ela se agarre às pessoas que caminhem por ela. Neste caso, era comum dizer na época que a Galium aparine nutria um amor por humanos.
Benefícios da amor-de-hortelão
Na medicina popular, a amor-de-hortelão é muito utilizada no tratamento de tumores, incluindo cânceres. Um estudo publicado em 2016 no Journal of Ethnopharmacology sugeriu que o extrato da Galium aparine pode ter potenciais efeitos anticancerígenos contra células de câncer de mama sem prejudicar as células epiteliais normais da mama. O amor-de-hortelão parece ser capaz de eliminar células cancerosas resistentes à apoptose, contudo, estudos adicionais devem ser realizados para investigar a biodisponibilidade e seu metabolismo in vivo.
Toda a amor-de-hortelão é utilizada na medicina popular. Reduz inflamações, melhora a função linfático e limpa os rins. É um ótimo enxaguante capilar para evitar o acúmulo de caspa no couro cabeludo. Pode ser usada para afecções da pele, tais como acne, eczema e psoríase. São aplicadas compressas para aliviar queimaduras de fogo, queimadura de sol e feridas.
Chá de amor-de-hortelão
A melhor forma de consumo da amor-de-hortelão é através do seu chá. O seu preparo é bem simples basta ferver 30 gramas das suas folhas secas com cerca de meio litro de água. Devem ser consumidas cerca de três xícaras do chá durante o dia.
Uso na culinária
N a culinária, as verduras jovens colhidas na primavera podem ser cozinhadas como um legume. Sementes são assadas e consumidas no lugar do café. Gregos antigos teciam a planta para confeccionar uma peneira para puxar ervas e leite (quando coalhada para a produção de queijo). A raiz possui sabor semelhante ao da chicória e dela também se deriva um corante na cor vermelha.
Contraindicações e efeitos colaterais do amor-de-hortelão
Devido às suas propriedades diuréticas, não é recomendada para pessoas com qualquer tipo de distúrbio urinário. Também é contraindicada para mulheres grávidas ou em período de amamentação, assim como para crianças menores de 12 anos.
História e curiosidades
A Galium aparine é uma erva fina com raízes ramificadas. Possui caules verdes, macios e bastante frágeis. Pode alcançar até um metro e vinte centímetros de comprimento. As folhas possuem cerca de trinta milímetros de comprimento e possuem margens escamosas (na parte superior possui pequenos pelos e na inferior espinhos direcionados para frente). Contém flores brancas com cerca de 2 milímetros de diâmetro e frutos ovais, cobertos de pelos, com cerca de 4 milímetros de comprimento. A Galium aparine faz parte da família Rubiaceae.