Sucupira: antioxidante natural

A sucupira, planta medicinal brasileira nativa do Cerrado, é atualmente referência na medicina popular para a saúde das articulações e tratamento de doenças como artrite, osteoartrite, artrose, gota, reumatismo, diabetes, dentre outras condições de saúde, além de ajudar a aliviar dores nas juntas, joelhos e costas.

Benefícios da sucupira como antioxidante natural

A sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore de porte médio muito utilizada na medicina popular brasileira, sendo comumente encontrada no Cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O óleo do fruto das espécies do gênero Pterodon é considerado curativo, assim como a infusão e extratos das cascas. Possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antidiabéticas, antiedematogênicas, antirreumáticas e cercaricidas.

Os antioxidantes naturais trazem vários benefícios à saúde, vez que combatem e extinguem os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento. Atualmente, vários processos estão relacionados com o desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes no organismo (estresse oxidativo). Os diterpenos do tipo furano, isoflavonas e amidas, presentes no metabolismo, podem estar relacionadas com as diversas atividades farmacológicas descritas vez que possuem grande potencial antioxidante.

Estudo científico

Em estudo realizado com a espécie Pterodon emarginatus, extratos de sementes de sucupira foram testados quanto a capacidade antioxidante e todos eles apresentaram resultado positivo para a presença de derivados fenólicos, substâncias com grande potencial antioxidante, na avaliação qualitativa.

Os resultados sugerem que os extratos de sucupira-branca têm grande potencial antioxidante natural, podendo conter substâncias capazes de doar elétrons e reduzir radicais livres (observado em testes com o radical livre DPPH), assim como também podem proteger substâncias vulneráveis à ação dos radicais livres, mostrando capacidade em neutralizá-los e desta forma proteger o betacaroteno da degradação promovida pelos radicais livres formados a partir do ácido graxo linoleico. Os extratos de sucupira-branca possuem propriedades antioxidantes relevantes que podem estar relacionadas com as diversas propriedades medicinais atribuídas a sucupira.

Referências:
Rocha, F. D. e Kaplan M.A.C. Avaliação da Capacidade Antioxidante dos Extratos de Sucupira Branca (Pterodon emarginatus).

Comentários

2 Comentários

  1. sana hachem

    tenho vasculite e insuficiencia renal cronica,
    tava tendo inchaço ,e tomei o chá de sucupira tive melhora boa. agora eu tomo de vez em quando
    e ta sendo otimo,,,,,,,,,,,,,

  2. Emilia Gomes

    Comecei a tomar o chá da semente da sucupira,e estou obtendo ótimos resultados.
    Sempre estou acessando este site para ler e me informar sobre os beneficios das plantas medicinais.

Comentar