Extrato de sucupira: efeitos e benefícios


A sucupira-branca (Pterodon pubescens Benth) é uma árvore nativa do Brasil, distribuída pela região central (principalmente nos estados de São Paulo, Goías e Minas Gerais). As sementes de sucupira são usadas na medicina popular em forma de chá e em infusões de vinho para tratar doenças reumáticas e inflamatórias, como a artrite e o reumatismo, beneficiando a saúde das articulações.

Benefícios do extrato de sucupira

Suplementos para Reumatismo

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica onde o sistema imunológico também ataca os tecidos do próprio corpo, especificamente a membrana sinovial, uma fina película que reveste as articulações. Um estudo experimental com o extrato de sucupira (Pteridon pubescens) demonstrou que os efeitos decorrentes do uso da sucupira-branca podem significar o isolamento de novos compostos para o tratamento da artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias crônicas e autoimunes. Estudos toxicológicos com o extrato etanólico (óleo) das sementes de sucupira não demonstraram mutagenicidade ou toxicidade.

Apesar da eficácia dos medicamentos imunossupressores, ainda é importante a pesquisa de novas alternativas e estratégias anti-reumáticas, com o objetivo de evitar os efeitos colaterais do tratamento tradicional, que em algumas pessoas, leva a interrupção do tratamento. O efeito anti-artrítico do extrato hidroalcoólico das sementes de sucupira-branca foi demonstrado experimentalmente utilizando a artrite induzida por colágeno (CIA). Sub-efeitos tóxicos agudos não foram observados em análises em ratos. Outras análises demonstraram efeitos anti-inflamatórios e antinociceptivos (capacidade de perceber a dor) do extrato etanólico das sementes.¹

Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

A ação anti-inflamatória e antioxidante da sucupira

Outro estudo, também realizado com cobaias, concluiu que o extrato de sucupira bruto foi efetivo contra o estresse oxidativo e nitrosativo induzido pelo exercício físico agudo. O extrato de sucupira aboliu a maioria dos processos oxidativos, proporcionando assim um a ação antioxidante e anti-inflamatória contra o exercício agudo.

Apesar do papel bem documentado de proteção de substâncias vegetais antioxidantes e sua capacidade de proteger contra os efeitos nocivos da oxidação, a maioria dos estudos tem analisado o efeito antioxidante de apenas uma classe de compostos ou de um composto isolado, principalmente in vitro. Este estudo demonstrou que o extrato de sucupira possui ação anti-inflamatória e antioxidante após a realização de exercícios, o que pode confirmar os efeitos do extrato de sucupira para o tratamento de artrite, reumatismo, osteoartrite e inibição da dor.²

Extrato de sucupira: efeitos e benefícios
4.7 - 12 votos
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
AGE CONTRA GASTRITE, GOTA, ÚLCERAS, VERMES Óleo de Sucupira (Solução de 30ml)
PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
Referências:
¹ Sabino, 2008. Suppression of T and B Cell responses by Pterodon pubescens seeds ethanolic extract. Pak. J. Biol. Sci. Ref.
² Protective action of a hexane crude extract of Pterodon emarginatus fruits against oxidative and nitrosative stress induced by acute exercise in rats.



Comentários

33 Comentários

  1. Vivian Baptista

    Ola!
    Como se tomar sucupia em gotas ?
    Qual dosagem e qtas vezes ao dia?
    Aguardo resposta.
    Att,
    Vivian Baptista

    • Uma das indicações da sucupira é justamente para controlar o diabetes, contudo, é necessário que seu médico faça um acompanhamento do uso afim de evitar que haja algum tipo de interação com os remédios que você toma. Att.

  2. Boa tarde aqui e Silvio estou preciso de uma orientação como tomar o extrato de sucupira?

  3. Maria das Graças

    Meu nome e graça e gostaria de saber se ajudar no controle da pressão, a minha esta tomando e a pressão dela ta boa, e se pode tomar mesmo tomando outros remédios.

  4. CIDA DELFINO

    comprei o estrato do sucupira e estou tomando comprei em uma farmacia de manipulaçao indicada aqui na minha cidade agora tomar esse estrato vai ser bom melhor que esses remedios que acabam com o estomago da gente faz 4 anos de sofro vou tomar seje que DEUS quiser vai ser bom muitas pessoas aqui tomam diseram que melhorarm ok

  5. Thaís Popielysrko

    Comprei o óleo da semente de sucupira para tomar 4 gotas 1x ao dia.

    Pelos meus últimos exames tenho pre-disposição a algumas doenças reumatológicas….

    Estou muito animada e esperançosa com o tratamento, visto que comecei a 3 dias exatamente.

  6. Eunice Alves de Barros

    Estava no Brasil e hovir falar das cápsulas dai fui à farmácia lá o vendedor informou que ele tinha o extrato eu disse me dá um! Chegando das feiras sem tempo para ler mais eu tinha tanta dor nas costas, nos pés dai resolver ler na internet no mesmo dia comercei a tomar estou bem melhor das dores e felizmente.

  7. Eliane Maria

    o meu bom dia amigas comecei a usar o extrato de sucupira tomo 20 gotas em menos de meio copo de agua sinto dores na sola dos pes e levantava pela manha mancando muito estou tomando a 3 dias e nao estou sentindo mais as dores espero ter ajudado.

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, selecionamos uma postagem especial para você aproveitar antes de ir. Clique no link abaixo e dê uma conferida :)

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas