Noz-branca: benefícios e propriedades medicinais

A noz-branca (Juglans cinerea), também conhecida como noz-limão, noz-Júpiter e butternut (inglês), é o fruto da nogueira-branca, árvore nativa dos Estados Unidos, mais especificamente nos estados da Nova Inglaterra (New England). Também cresce nas províncias de Ontário e Quebec no Canadá. Pertence à família Juglandaceae.

Benefícios da noz-branca

A noz-branca sempre foi muito utilizada pelas tribos indígenas nativas da América do Norte em decorrências de suas diversas propriedades benéficas à saúde, sendo o efeito laxante encontrado em sua casca interna sua principal propriedade conhecida. Outros benefícios deste fruto são as aplicações positivas em relação a problemas com articulações, dores de cabeça, disenteria e afecções da pele. Também é indicada para auxiliar em problemas com constipação, vez que ajuda o intestino a manter movimentos regulares.

A noz-branca reduz os níveis de colesterol no sangue e a depuração de resíduos no fígado, que podem gerar doenças como a cirrose. A infusão da casca interna da árvore é ótima para regularizar a temperatura corporal em casos de febre e para aliviar problemas estomacais como a disenteria, dores de cabeça e dor de dente. O óleo extraído das nozes-brancas é um potente vermífugo natural, apresentando ótimos resultados no combate a lombrigas e tênias (solitárias). O óleo pode ser usado em casos de infecções por fungos.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.

Uso na culinária

O fruto da noz-branca pode ser consumido cru, cozido ou assado. A sua casca, tanto externa quanto interna, podem ser usadas como infusões ou chás para extrair os ativos benéficos da planta.

Contraindicações e efeitos colaterais da noz-branca

A noz-branca não possui muitas contraindicações, podendo inclusive ser usada como vermífugo em crianças. Contudo, há uma controvérsia sobre o seu uso por grávidas e lactantes, alguns estudiosos dizem não haver problemas, enquanto recomendam evitar o consumo.

História e curiosidades

A noz-branca é o fruto de uma árvore grande chamada de nogueira-branca (Juglans cinerea) no Brasil e butternut nos seus locais de origem. A altura da árvore atinge cerca de 20 a 40 metros de altura. Cresce consideravelmente em solos com boa drenagem no meio das florestas em altitudes entre 600 a 1500 metros, sendo muito encontrada em encostas e dificilmente encontrada em ambientes secos. O caule possui diâmetro entre 40 e 80 cm. Suas folhas possuem um tom verde brilhante puxado para o tom amarelo. A noz-branca, fruto da árvore, atinge sua maturidade no outono, e pode apresentar de 3 a 6 cm de comprimento por 2 a 4 cm de largura.

A árvore é tóxica a outras plantas. Suas raízes possuem substâncias que impedem o desenvolvimento de outras espécies ao seu redor. Quanto maior a árvore, maior o seu raio de toxicidade. Contudo, a espécie é suscetível à uma patologia vegetal que somente a afeta, além de sofrer muito com o ataque de pragas, incluindo besouros e lagartas. A madeira da árvore pode ser usada para a confecção de móveis pequenos, como armários e pequenos painéis. Sua constituição é maciça e ela chama a atenção por sua cor clara. Apesar de ser pouco usada para este fim, a noz-branca pode render uma bela árvore ornamental.

O nome de gênero, Juglans, é oriundo do latim Joviz glande, que significa “noz-de-Júpiter”, vez que se acreditava que os deuses antigos viviam do consumo de nozes.

DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
REMÉDIO NATURAL CONTRA O ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
Referências:
Juglans cinerea L. butternut, white walnut. Go Botany.
Juglans cinerea. Butternut. Bigelow, 1817-21: American Medical Botany. Henriette’s Herbal Homepage.
Butternut Purchase & Information. Nutritional Food Products. Amazon Discovery.

Comentários

Comentar