Noz-branca: benefícios e propriedades medicinais

A noz-branca (Juglans cinerea), também conhecida como noz-limão, noz-Júpiter e butternut (inglês), é o fruto da nogueira-branca, árvore nativa dos Estados Unidos, mais especificamente nos estados da Nova Inglaterra (New England). Também cresce nas províncias de Ontário e Quebec no Canadá. Pertence à família Juglandaceae.

Benefícios da noz-branca

A noz-branca sempre foi muito utilizada pelas tribos indígenas nativas da América do Norte em decorrências de suas diversas propriedades benéficas à saúde, sendo o efeito laxante encontrado em sua casca interna sua principal propriedade conhecida. Outros benefícios deste fruto são as aplicações positivas em relação a problemas com articulações, dores de cabeça, disenteria e afecções da pele. Também é indicada para auxiliar em problemas com constipação, vez que ajuda o intestino a manter movimentos regulares.

A noz-branca reduz os níveis de colesterol no sangue e a depuração de resíduos no fígado, que podem gerar doenças como a cirrose. A infusão da casca interna da árvore é ótima para regularizar a temperatura corporal em casos de febre e para aliviar problemas estomacais como a disenteria, dores de cabeça e dor de dente. O óleo extraído das nozes-brancas é um potente vermífugo natural, apresentando ótimos resultados no combate a lombrigas e tênias (solitárias). O óleo pode ser usado em casos de infecções por fungos.

Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Uso na culinária

O fruto da noz-branca pode ser consumido cru, cozido ou assado. A sua casca, tanto externa quanto interna, podem ser usadas como infusões ou chás para extrair os ativos benéficos da planta.

Contraindicações e efeitos colaterais da noz-branca

A noz-branca não possui muitas contraindicações, podendo inclusive ser usada como vermífugo em crianças. Contudo, há uma controvérsia sobre o seu uso por grávidas e lactantes, alguns estudiosos dizem não haver problemas, enquanto recomendam evitar o consumo.

História e curiosidades

A noz-branca é o fruto de uma árvore grande chamada de nogueira-branca (Juglans cinerea) no Brasil e butternut nos seus locais de origem. A altura da árvore atinge cerca de 20 a 40 metros de altura. Cresce consideravelmente em solos com boa drenagem no meio das florestas em altitudes entre 600 a 1500 metros, sendo muito encontrada em encostas e dificilmente encontrada em ambientes secos. O caule possui diâmetro entre 40 e 80 cm. Suas folhas possuem um tom verde brilhante puxado para o tom amarelo. A noz-branca, fruto da árvore, atinge sua maturidade no outono, e pode apresentar de 3 a 6 cm de comprimento por 2 a 4 cm de largura.

A árvore é tóxica a outras plantas. Suas raízes possuem substâncias que impedem o desenvolvimento de outras espécies ao seu redor. Quanto maior a árvore, maior o seu raio de toxicidade. Contudo, a espécie é suscetível à uma patologia vegetal que somente a afeta, além de sofrer muito com o ataque de pragas, incluindo besouros e lagartas. A madeira da árvore pode ser usada para a confecção de móveis pequenos, como armários e pequenos painéis. Sua constituição é maciça e ela chama a atenção por sua cor clara. Apesar de ser pouco usada para este fim, a noz-branca pode render uma bela árvore ornamental.

O nome de gênero, Juglans, é oriundo do latim Joviz glande, que significa “noz-de-Júpiter”, vez que se acreditava que os deuses antigos viviam do consumo de nozes.

COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
Referências:
Juglans cinerea L. butternut, white walnut. Go Botany.
Juglans cinerea. Butternut. Bigelow, 1817-21: American Medical Botany. Henriette’s Herbal Homepage.
Butternut Purchase & Information. Nutritional Food Products. Amazon Discovery.

Comentários

Comentar