Receitas de chás medicinais para artrite

A artrite reumatoide é uma doença crônica e sistêmica, e se manifesta em várias partes do corpo. O reumatismo é classificado como doença autoimune, na qual o corpo produz uma resposta imunogênica a alguns constituintes do seu próprio tecido, neste caso, as articulações. Aluns chás medicinais são
indicados para aliviar muitos dos sintomas do reumatismo.

Receitas de chás medicinais para artrite

Suplementos para Reumatismo

Todas as artrites apresentam sintomas de dor, variando a intensidade de acordo com o tipo e a região afetada. Os sintomas costumam ser piores pela manhã com a flexibilização gradual dos sintomas ao longo do dia. Desta forma, a crônica piora matinal dos sintomas são indícios de diagnóstico na diferenciação de outras formas de artrite, como por exemplo, artrite gotosa e osteoartrite. Outros sintomas do reumatismo não são específicos, mas podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, febre, queda de cabelo, dentre outras afecções.

Manter uma dieta equilibrada, com a correta ingestão de vitaminas e minerais também é essencial para evitar a artrite. Algumas recomendações médicas são importantes para portadores de artrite e incluem o aumento de consumo de peixes ricos em óleo, diminuição do consumo de calorias e gorduras, além de eliminar da dieta uma série de alimentos que pioram a condição de processos inflamatórios, incluindo açúcar refinado, bebidas alcoólicas, café, carne vermelha, laticínios, dentre outros alimentos que produzem ácido úrico no organismo. Alguns chás podem proporcionar efeitos positivos no tratamento de artrite, sendo que muitos deles possuem comprovação científica.

Chá de alcaçuz

Alcaçuz - Glycyrrhiza glabra
Alcaçuz – Glycyrrhiza glabra

Com ação semelhante à cortisona, o chá de alcaçuz é eficaz no combate à artrite. Além disso, possui ação anti-inflamatória e calmante. Para preparar o chá de alcaçuz, use a proporção de duas colheres de sopa das folhas de alcaçuz para cada litro de água. Leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela e, ao alcançar fervura, deixe ferver por 5 minutos. Tampe e deixe esfriar. Coe e consuma em seguida, no máximo 3 xícaras ao dia.

Chá de sucupira

Sementes de Sucupira
Sementes de Sucupira

O óleo volátil retirado da casca e das sementes, além de ser aromático, é eficaz no tratamento do reumatismo e outras dores nas articulações. Para preparar o chá da semente de sucupira, é recomendado partir as sementes em cerca de quatro pedaços. Após ferver um litro de água por cerca de dez minutos, cinco sementes devem ser mergulhadas por um minuto na água quente. Deixar as sementes fervendo por cerca de dois minutos fortalecerá o chá, o que o tornará recomendado para casos de dores persistentes.

Após ferver as sementes com a água, o chá medicinal deverá ser resfriado e conservado na geladeira para consumo nos duas subsequentes. Outra forma de preparar o chá consiste em ferver por cerca de 10 minutos em cerca de um litro de água alguns pedaços da semente ou casca. O chá deve ser tomado com intervalos de algumas horas, intercalados com o consumo de água. A recomendação é de que o chá seja tomado preferencialmente fresco. O chá pode ser utilizado no tratamento de dores, vez que possui efeito analgésico e anti-inflamatório.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.

Chá de garra-do-diabo

Garra-do-diabo - Harpagophytum procumbens
Garra-do-diabo – Harpagophytum procumbens

Os tubérculos da garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens) inibem a síntese de leucotrienos e a lipooxigenase, funções intimamente relacionadas com sua ação anti-inflamatória, visto que estes processos são mediadores em doenças inflamatórias como a artrite reumatoide. Este efeito demonstra ser mais consistente com o uso crônico, do que se usados para tratar inflamações agudas.

Para preparar o chá de garra-do-diabo, use a proporção de cinco colheres de sopa de tubérculos picados ou fatiados para cada meio litro de água. Em um recipiente, leve a água ao fogo e espere ferver. Desligue e adicione a garra do diabo e tampe, deixando amornar. Coe e consuma duas ou três vezes ao dia.

Chá de cavalinha

Cavalinha - Equisetum arvense
Cavalinha – Equisetum arvense

O alto teor de sílica na composição da cavalinha fortalece os tecidos conjuntivos do corpo e beneficia pacientes com artrite reumatoide. Ensaios clínicos demonstraram que o ácido silícico solúvel promove a formação de leucócitos, estimulando as defesas do próprio organismo e auxiliando no processo de cura natural. Com ajuda de uma panela com tampa, coloque 500 ml de água para ferver. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e adicione duas colheres de sopa de cavalinha seca. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos. Antes de beber, coe o chá para remover todo o excesso utilizado durante o preparo. A dica é que o chá seja ingerido ainda morno. A recomendação é que o consumo não ultrapasse as duas xícaras por dia.

Chá-verde

Chá-verde - Camellia sinensis
Chá-verde – Camellia sinensis

Um estudo publicado na revista médica Arthritis and Rheumatology mostra que um composto encontrado no chá verde pode ser promissor no tratamento da artrite reumatoide (AR). Conhecido como epigalocatequina-3-galato ou EGCG, o composto pareceu reduzir o inchaço do tornozelo em ratos com artrite reumatoide. Para preparar o chá-verde, as folhas são aquecidas para prevenir a fermentação. O ponto ótimo da água para preparar o chá, quente ou gelado, é quando a água começa a ferver. Quando for beber um chá quente, deixe as folhas dentro da água por um período de 3 a 5 minutos.

PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
EXTRATO DE SUCUPIRA E OUTROS COMPOSTOS Reumatel 150 ml
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
CASTANHA, BUGRE, CENTELHA, HAMAMÉLIS Composto Circulatório 500mg
CONTRA GASTRITE, GOTA, ÚLCERAS, VERMES Óleo de Sucupira (Solução de 30ml)
Referências:
Green Tea May Help Ease Rheumatoid Arthritis Symptoms. Health Line.
Hoscheid, Jaqueline, and Mara Lane Carvalho Cardoso. “Sucupira as a potential plant for arthritis treatment and other diseases.” Arthritis 2015 (2015).
Coelho, M. G. P., K. C. C. Sabino, and S. R. Dalmau. “Immunomodulatory effects of sucupira (Pterodon pubescens) seed infusion on collagen-induced arthritis.” Clinical and experimental rheumatology 22.2 (2004): 213-218.
Chantre, P., et al. “Efficacy and tolerance of Harpagophytum procumbens versus diacerhein in treatment of osteoarthritis.” Phytomedicine 7.3 (2000): 177-183.

Comentários

1 comentário

  1. Boa tarde ! Maravilhosa essa matéria, amei. continuem assim, pois estão ajudando muito. Parabéns, p toda equipe.

Comentar