Veja como usar ervas e plantas medicinais

Ervas medicinais

Saiba como usar a ervas e plantas medicinais para preparar chás medicinais, banhos medicinais, compressas, cataplasmas, tinturas, xaropes e outros preparos.

Atualizado em 22/09/2022

As ervas medicinais são utilizadas desde os tempos pré-históricos. Historicamente, o valor medicinal das plantas foi testado por tentativa e erro. Abordagens modernas para determinar as propriedades medicinais das plantas envolvem esforços de biólogos, botânicos, fitoterapeutas, antropólogos, químicos farmacêuticos e médicos.

GUIA DE PLANTAS MEDICINAIS

Muitos medicamentos modernos tiveram sua origem em plantas medicinais e a cada dia novas descobertas são reveladas. Na hora de preparar chás medicinais, sucos, saladas, sopas, banhos, cataplasmas, tinturas e outras aplicações à base de ervas medicinais, deve-se identificar a verdadeira identidade de algumas espécies, respeitar a posologia, além de observar outros fatores para preservar e usufruir de todos os benefícios e propriedades das plantas, compostos medicinais e fitoterápicos, além de minimizar o risco de eventuais efeitos colaterais.

Chás Medicinais

Chás medicinais

Chás medicinais

Quando for preparar chás medicinais, a dica é usar panelas de barro ou vidro. Evite adoçar o chá, mas se caso o fizer, utilize o mel em vez de usar açúcar. Para preparar o chá em forma de tisana deve-se ferver a água em uma panela e logo após acrescentar as ervas medicinais. Após isso, deve-se tampar a panela e continuar o processo de ebulição por cerca de mais 5 minutos e finalmente deixar em repouso por mais alguns minutos (ainda com a panela tampada).

O chá medicinal feito em forma de INFUSÃO é preparado colocando a planta em uma vasilhame e despejando água fervendo sobre ela. A erva medicinal deve ficar por cerca de 10 minutos repousada na água fervente, com o vasilhame fechado. No chá feito por DECOCÇÃO, a erva é colocada de molho em uma panela de água fria por algumas horas. Em seguida, a planta medicinal deve ser levada ao fogo por um período que pode variar de 5 a 30 minutos (dependendo da planta ou a parte da planta a ser utilizada). Por fim, o chá medicinal obtido por meio de MACERAÇÃO deve ser repousado em água fria por um período entre 10 e 24 horas, dependendo da planta. Neste último caso, o chá se aplica à plantas medicinais que costumam perder grande parte de suas propriedades medicinais caso sejam fervidos.

Banhos medicinais

Banhos medicinais

Banhos medicinais

As ervas são cozidas durante um tempo que vai de 20 a 45 minutos. Após este processo, toda mistura é coada e misturada a água que vai ser usada para o banho.

Cataplasma com ervas

Cataplasma

Cataplasma

Em forma de cataplasma, a erva medicinal é aplicada diretamente sobre a área afetada, dolorida, inchada, ferida ou no local onde se deseja realizar um tratamento de pele. A aplicação de ervas secas é usada principalmente no tratamento de cãimbras e as plantas podem ser socadas, formando uma pasta, creme, gel ou loção, que é colocada diretamente sobre o local.

Compressas

Compressas

Compressas

As ervas são cozidas em doses cerca de 4 vezes mais forte. Após cozidas, as mesmas são torcidas e aplicadas sobre a área afetada ou parte dolorida.

Gargarejos

Gargarejo

Gargarejo

É preparado um chá por meio de decocção e utilizado para gargarejo algumas vezes ao dia. Deve-se enxaguar bem a garganta.

Inalações de ervas aromáticas

Difusor

Inalações podem ser feitas utilizando um difusor

Consiste em inspirar o vapor da fervura de determinada planta. Geralmente é indicada para aliviar as vias respiratórias.

Sucos medicinais

Sucos termogênicos

Sucos termogênicos

As ervas são trituradas com um pilão, máquina de moer ou liquidificador. Em seguida, tudo é passado por um coador e assim feito o suco medicinal.

Saladas de ervas

Salada de fattoush

Salada de fattoush

Geralmente são apenas utilizadas folhas e brotos. Algumas plantas medicinais possuem frutas, flores e outras partes medicinais comestíveis. Para melhor resultado são misturados diversos tipos de ervas.

Tinturas medicinais

Tinturas medicinais

Tinturas medicinais

As partes das plantas devem ser colocadas em álcool (de pureza absoluta). Quando for utilizá-la, solver a mistura em água (de 5 a 20 gotas por litro).

Xaropes à base de ervas

Sirop Capillaire (xarope de avenca)

Xarope.

Os xaropes medicinais geralmente são preparados para combater a tosse e a bronquite. São vegetais macerados misturados com mel.

Referências:
Winslow, Lisa Corbin, and David J. Kroll. “Herbs as medicines.” Archives of internal medicine 158.20 (1998): 2192-2199.
Tyler, Varro E. Herbs of choice: the therapeutic use of phytomedicinals. Pharmaceutical Products Press (imprint of Haworth Press, Inc.), 1994.
Cohen, Susan M., Mary Ellen Rousseau, and Elizabeth H. Robinson. “Therapeutic use of selected herbs.” Holistic nursing practice 14.3 (2000): 59-68.
Jones, Francis Avery. “Herbs–useful plants. Their role in history and today.” European journal of gastroenterology & hepatology 8.12 (1996): 1227-1231.
Foster, Steven. Tyler’s honest herbal: a sensible guide to the use of herbs and related remedies. Routledge, 1999.