Salmonella: melhores remédios naturais

Salmonella

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades de remédios naturais que podem ser eficazes no combate da bactéria salmonela (Salmonella Typhi e Typhimurium).

Atualizado em 23/09/2022

A Salmonella, um gênero de bactérias gram-negativas, que podem causar infecções sistêmicas, febre tifoide e a Salmonella Typhimurium (Salmonella enterica sorovar Typhimurium), causadora de gastroenterites. A Salmonella spp pode atingir todos os animais, enquanto a Salmonella Typhi atinge apenas o ser humano.

Contaminação por Salmonella

A intoxicação por Salmonella ocorre geralmente por meio da ingestão de carnes de peixes e aves mal cozidas, leites e ovos crus ou mal cozidos (incluindo condimentos como a maionese), água contaminada ou até mesmo outros alimentos, como frutas e legumes, contaminados por fezes humanas ou animais que transportam as bactérias. A Salmonella não-tifoide é a forma de contaminação mais comum e pode ser transmitida por excrementos humanos ou animais. A Salmonella typhi, que causa a febre-tifoide, é transmitida apenas por seres humanos.

Os sintomas da salmonelose aparecem entre 6 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado e variam amplamente, sendo que algumas vezes são completamente ausentes. Os sintomas mais comuns incluem diarreia, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e febre. Quando não tratada, a intoxicação por salmonella pode evoluir para um condição chamada de Síndrome de Reiter (SR), uma artrite mais comum no homem jovem e também frequente em mulheres.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Salmonella: conheça os melhores remédios naturais

Alho

Alho e cebola

Alho e cebola

No caso de de sintomas como diarreia e vômitos, a reidratação por meio de ingestão de bastante líquidos é necessária. O óleo de alho e o consumo do chá de dois dentes de alho esmagados em uma xícara de água fervente por 15 minutos é recomendado pelo The Hospitality Institute of Technology and Management (Instituto de Hospitalidade de Tecnologia e Gestão), vez que o alho é um ingrediente ativo eficaz para travar o crescimento de bactérias gram-negativas e gram-positivas na Salmonella.

Outros alimentos que contêm os compostos encontrados no alho, como a cebola, alho-poró, cebolinha e cebola verde podem ser adicionados no chá de alho para torná-lo mais potente e alterar o sabor do chá, que não deve ser adoçado. O óleo de orégano é um poderoso antimicrobiano e possui fenol, um ingrediente ativo capaz de de destruir as bactérias causadoras da salmonela.

Arsenicum album

Arsenicum album - Medicamento Homeopático

Arsenicum album – Medicamento Homeopático

O Arsenicum album é um remédio homeopático indicado para aliviar sintomas de intoxicação alimentar. O arsênico é útil para o tratamento de diarreias acompanhadas de náuseas e vômitos. O remédio pode aliviar agitação, ansiedade e cólicas, todos os sintomas que podem ocorrer durante um ataque de intoxicação por salmonela.

Advertências

Crianças e idosos com sinais de intoxicação alimentar devem ser levados imediatamente para o hospital, vez que a hidratação severa pode aparecer rapidamente e causar consequências mais graves nesses pacientes. Em caso de vômitos e diarreia persistente, um médico deve ser imediatamente consultado. As sugestões acima são para fins informativos e não substituem o diagnóstico médico.

Referências:
Antimicrobial effects of spices and herbs. O. Peter Snyder. Hospitality Institute of Technology and Management.
Herbal Treatment for Poisoning. Livestrong.
Johnson, Michael G., and Reese H. Vaughn. “Death of Salmonella typhimurium and Escherichia coli in the presence of freshly reconstituted dehydrated garlic and onion.” Applied Microbiology 17.6 (1969): 903-905.
Belguith, H., et al. “Study of the effect of aqueous garlic extract (Allium sativum) on some Salmonella serovars isolates.” Emir J Food Agric 22.3 (2010): 189-206.