Cantharis vesicatoria: remédio homeopático

A Cantharis vesicatoria é um remédio homeopático obtido da Lytta vesicatoria, inseto da ordem dos coleópteros comumente chamado de besouro-de-bolha, cantárida ou mosca-espanhola. Essa espécie de besouro vive nas árvores de madressilva e oliveira na Ásia ocidental e tem a sua máxima diversidade no sul da Europa. Os espécimes exalam um odor bastante desagradável e possuem coloração verde-dourada, com reflexos avermelhados e aproximadamente de 12 a 16 mm de comprimento e uma largura de 5 a 7 mm. Além da Cantharis vesicatoria L, existem mais de 1500 espécies produtoras de cantaridina.

Indicações da Cantharis vesicatoria

Os remédios homeopáticos são escolhidos com base no conjunto específico de sintomas e características exibidos por cada paciente. Historicamente, a cantaridina é utilizada como um afrodisíaco, abortivo, diurético, além de ser usada topicamente para tratar verrugas. Em geral, a Cantharis é usada para tratar condições caracterizadas por dor ardente e sede forte, porém sem vontade de beber água. A medicina tradicional chinesa aplica a Cantárida na pele para melhorar a circulação, como por exemplo para irritações locais e contra infecções.

A maioria das indicações é para afecções extremas, incluindo dores ardentes, em especial nas vias urinárias sempre que há necessidade de urinar. O paciente que experimenta rápida e intensa inflamação do sistema urinário ou sangue na urina. Além disso, é usado em pequenas quantidades por pacientes com condições de saúde que causam muita dor quando urinam, como é o caso de cálculos renais, nefrite aguda e outras afecções do aparelho urinário. Também é usada em casos de exaltação sexual violenta, tais como ninfomania e priapismo.

Condições físicas

Há muitas condições físicas onde a Cantharis vesicatoria é utilizada, incluindo ardor nas solas dos pés, desarranjos gástricos, derrames pleurais, queimaduras e síncopes. O uso do medicamento homeopático também pode diminuir a dor abdominal e lombar (massagem suave auxilia o paciente a se sentir melhor). Sintomas associados a queimaduras para as quais o Cantharis vesicatoria é indicado incluem bolhas, erupções cutâneas, picadas de insetos e queimaduras solares. O remédio pode aliviar a dor associada a queimaduras de segundo ou terceiro grau. A compressa fria com Cantharis é indicada para bolhas que estão coçando ou irritando a pele. Antigamente, tal remédio homeopático foi muito usado pelos antigos homeopatas, contudo, atualmente não possui a mesma popularidade. Em mulheres, é usada em situações de blenorragia e na retenção da placenta.

  • Ardor;
  • Cálculos renais;
  • Caspa;
  • Colite (inflamação do cólon);
  • Diarreia;
  • Dores abdominais e lombares;
  • Eczema;
  • Erisipela (infecção dos ductos linfáticos);
  • Erupções cutâneas;
  • Inchaço e erupção com pus nas mãos;
  • Infecção cutânea de rápida disseminação;
  • Inflamação da língua;
  • Inflamação ocular;
  • Irritação do sistema digestivo causando um inchaço no estômago;
  • Mãos geladas com unhas quentes e vermelhas;
  • Nefrite aguda;
  • Neuralgia (dor no nervo) ;
  • Ninfomania;
  • Perda de apetite;
  • Picadas com centros negros;
  • Pleurisia (inflamação da membrana circundante dos pulmões) ;
  • Priapismo;
  • Queimaduras;
  • Sede considerável sem o desejo de beber;
  • Sensação de queimação na garganta;
  • Sensação noturna de queimação na parte inferior dos pés;
  • Telhas (herpes zoster).
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.

Condições mentais

A homeopatia trata todo o ser de uma pessoa, física e mentalmente, visto que a doença seria uma perturbação da energia vital e a homeopatia provocaria o restabelecimento do equilíbrio. O paciente que utilizada a Cantharis vesicatoria pode apresentar quadro de confusão, fúria ou frenesi sexual, ideias estranhas, ter algum tipo de comportamento maníaco ou até apresentar perda de consciência. Outros problemas mentais que podem ser tratados com este medicamento homeopático incluem ansiedade severa, desejo excessivo por sexo (ninfomania) e outras condições inerentes à saúde mental. A administração do remédio homeopático pode ajudar pessoas com quadro de hidrofobia grave (medo de água) que, apesar de extremamente sedentas, muitas vezes não conseguem beber água ou até mesmo não conseguem tolerar ouvir o som da água.

Cantaridina

A mosca espanhola produz uma substância tóxica chamada cantaridina, um veneno forte irritante que serve como ingrediente ativo na Cantharis. Primariamente, afeta o trato urinário e provoca dor, queimação e vômito. A cantaridina é cáustica e provoca bolhas na pele. Como a homeopatia é baseada na lei dos semelhantes, ou seja, o suposto tratamento ocorre a partir da diluição e dinamização da mesma substância só que em quantidades maiores. Tal efeito produz o sintoma num indivíduo saudável, este remédio homeopático é usado para o tratamento de doenças que têm apresentam dores como uma forte sintoma. Em razão da cantaridina, altas doses de Cantharis são altamente tóxicas.

Preparações

O remédio homeopático é preparado a partir do besouro inteiro, seco e em pó. É comercialmente disponível como comprimido ou líquido homeopático. Por causa da natureza tóxica da Cantharis, a tintura (um extrato alcoólico) requer prescrição médica. A cistite é tratada com 30C (medida de diluição) de homeopáticos Cantharis a cada meia hora, com até seis doses. Queimaduras menores são tratadas com 30C a cada 15 minutos para quatro doses. As bolhas são tratadas com 6C quatro vezes ao dia até a dor desaparecer. As queimaduras podem ser tratadas localmente com água contendo algumas gotas de tintura. As telhas podem ser tratadas com uma pomada feita com 3X do medicamento homeopático.

Interações

Outras substâncias como beladona, fósforo, mercúrio, sépia e remédios homeopáticos à base de enxofre podem ser usados para complementarem a atividade. Medicamentos da homeopatia que servem como antídotos são Aconitum Napellu (acônito), (Apis mellifica) apis, Camphora, Kali Nitricum e Pulsatilla. A Coffea Cruda (café homeopático) e a Cantharis vesicatoria são incompatíveis.

Contraindiçacões e efeitos colaterais da Cantharis

Grandes doses de cantaridina (veneno produzido pela mosca espanhola encontrada no besouro) podem causar dor ardente no estômago e na garganta, diarreia, dificuldade de deglutição, vômitos, vontade frequente de urinar e, possivelmente, condições de saúde mais graves, como convulsões.

LUTEÍNA COM ZEAXANTINA Luzeax
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
ÓLEO DE COCO PURO EXTRAVIRGEM Pure Coco 1000mg
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
Referências:
SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.
Balch, James, and Phyllis Balch. Prescription for Nutritional Healing. New York: Avery Publishing Group, 1997.
Bratman, Steven, and David Kroll. Natural Health Bible. Prima Publishing, 1999.
Griffith, H. Winter. Vitamins, Herbs, Minerals & Supplements: The complete guide. Arizona: Fisher Books, 1998.
Jellin, Jeff, Forrest Batz, and Kathy Hitchens. Pharmacist’s Letter/Prescriber’s Letter Natural Medicines Comprehensive Database. California: Therapeutic Research Faculty, 1999.

Comentários

Comentar