Alimentos e ervas úteis para eliminar pedras nos rins (cálculos renais)

As dores insuportáveis em toda a região abdominal são apenas um dos sintomas mais comuns causados pela formação de cálculos renais. O que poucas pessoas sabem é que evitar esses sintomas de forma bem simples é possível. Uma das formas mais eficazes é consumindo alimentos e ervas medicinais capazes de prevenir a formação e eliminar as pedras nos rins.

O que são as pedras nos rins?

No Brasil, os casos de pacientes com cálculos renais cresceram em cerca de 20% nos últimos anos, um aumento considerável. Acredita-se que esse número elevado se deve principalmente aos maus hábitos alimentares. O ideal é realizar a prevenção por meio de consultas periódicas com especialistas médicos das especialidades de nefrologia e urologia, além da adotar um estilo de vida mais saudável. As pedras nos rins podem ser muito dolorosas, mas geralmente não causam danos permanentes quando são eliminadas em tempo hábil.

Os rins agem como filtros de impurezas, substâncias nocivas e toxinas em nosso organismo e, quando realizam essa filtragem, retêm alguns elementos como o ácido úrico, cálcio e oxalato. Tais elementos em excesso formam cristais, conhecidos como cálculos renais, que podem afetar qualquer parte do trato urinário. Por conseguinte, os cristais são responsáveis por alguns sintomas adversos muito incômodos. Dentre os sintomas, inclui o aumento na vontade de urinar, cólica insuportável, dor no baixo ventre, náuseas, vômitos e urina sanguinolenta.

Alimentos e remédios naturais para eliminar pedras nos rins

Uma das principais maneiras de prevenir e tratar as pedras nos rins se dá por meio de mudanças na alimentação e suplementação de produtos naturais.

Água

Água
Água

Apesar de não ser bem um alimento, é um elemento muito importante para a prevenção da formação dos cálculos. As pedras nos rins tem como origem a desidratação do organismo e, desta forma, manter a hidratação é fundamental. O recomendado é consumir de 2 a 3 litros de água por dia.

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos em cálcio
Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos no mineral cálcio, tais como leite e derivados, couve, feijão e tofu são ótimos para a prevenção ou eliminação das pedras nos rins. Isso ocorre porque esse alimentos reduzem a absorção intestinal do oxalato, uma das substâncias responsáveis pelo surgimento dos cálculos renais.

Chapéu-de-couro

Chapéu-de-couro - Echinodorus grandiflorus
Chapéu-de-couro – Echinodorus grandiflorus

O chapéu-de-couro (Echinodorus grandiflorus) é uma planta medicinal com propriedades depurativas e diuréticas que combinadas a tornam útil para combater as pedras nos rins. Pode ser consumida em forma da cápsulas ou por meio do preparo do chapéu-de-couro, feito adicionando 20 gramas da erva seca em um litro de água (após entrar em ebulição). Após isso, é necessário desligar o fogo, esperar esfriar, coar o chá e beber cerca de três vezes ao dia sem adoçar.

Melancia

Melancia - Citrullus lanatus
Melancia – Citrullus lanatus

A melancia é uma fruta rica em água que auxilia na hidratação do organismo. Possui propriedades diuréticas que promovem o bom funcionamento dos rins e consequentemente a eliminação das pedras renais. Assim, a melhor forma de consumo da melancia é por meio do seu suco. O preparo é simples: basta bater no liquidificador 4 fatias de melancia com 200 ml de água. Não é necessário adoçar e pode ser consumido 100 ml do suco a cada 3 horas.

Quebra-pedra

Quebra-pedra - Phyllanthus spp.
Quebra-pedra – Phyllanthus spp.

O quebra-pedra (Phyllanthus spp.) é a mais famosa erva medicinal utilizada para dissolver pedras na bexiga e nos rins. O quebra-pedra foi assim chamado depois de ser utilizada com eficácia por gerações de povos indígenas da Amazônia para eliminar cálculos biliares (vesícula biliar) e cálculos renais. Em um estudo clínico, o extrato de quebra-pedra foi capaz de bloquear a formação de cristais de oxalato de cálcio (blocos de pedras nos rins).

Em 2002, pesquisadores trataram durante 42 dias ratos com bexigas com cristais de oxalato de cálcio utilizando o chá de quebra-pedras. Os resultados indicaram que a quebra-pedras inibiu a quantidade e crescimento das pedras no grupo controle. Em outro estudo de 2003, pesquisadores concluíram que o quebra-pedra pode prevenir a formação de cálculos renais, sendo uma alternativa natural de prevenção e tratamento da urolitíase. O efeito antiespasmódico inclui o relaxamento da musculatura lisa no trato urinário ou biliar, que por sua vez auxilia na expulsão de cálculos renais ou na bexiga.

Sucos de frutas cítricas

Suco de laranja
O suco de laranja é uma ótima opção entre os sucos cítricos.

Quando os sucos de frutas cítricas são consumidos, nosso organismo o transforma em citrato, um tipo de sal que impede a formação dos cristais que originam as pedras nos rins. Consumir um copo de suco de laranja ou limão por dia auxilia na expulsão dos cálculos renais. Inclusive, essas frutas são especiais, vez que possuem uma grande quantidade de ácido cítrico.

Dicas para prevenir o aparecimento de cálculos renais

Algumas dicas relacionados à mudanças na dieta e estilo de vida devem ser seguidas por quem deseja se livrar das pedras nos rins:

  • Controlar o consumo de sal.
  • Diminuir o consumo de carne vermelha.
  • Ingerir alimentos com muita proteína.
  • Praticar exercícios físicos com regularidade.
Referências:
Prando, Thiago Buno Lima, et al. “Ethnopharmacological investigation of the diuretic and hemodynamic properties of native species of the Brazilian biodiversity.” Journal of ethnopharmacology 174 (2015): 369-378.
Freitas, A. M., Nestor Schor, and Mirian Aparecida Boim. “The effect of Phyllanthus niruri on urinary inhibitors of calcium oxalate crystallization and other factors associated with renal stone formation.” BJU international 89.9 (2002): 829-834.
Narendra, K., et al. “Phyllanthus niruri: a review on its ethno botanical, phytochemical and pharmacological profile.” Journal of Pharmacy Research 5.9 (2012): 4681-4691.

Comentários

Comentar