Chá de Boldo do Chile – Peumus boldus

Chá de Boldo do Chile - Peumus boldus - Medicina Natural

O chá de boldo do Chile (Peumus boldus) é muito consumido para auxiliar contra distúrbios digestivos e hepáticos, inclusive sendo popular para aliviar ressacas.

Atualizado em 29/06/2023

O chá de boldo do Chile (Peumus boldus) é obtido de uma espécie arbórea, nativa das regiões central e sul do Chile, onde ocorre abundantemente. O chás de das folhas de boldo é consumido na medicina popular em forma de chá para auxiliar em condições de distúrbios digestivos e hepáticos. Tradicionalmente, o chá de boldo-do-Chile é consumido para melhorar condições de dispepsia, distúrbios digestivos, constipação, cálculos biliares, distúrbios do fígado, cistite e reumatismo. Uma pesquisa recente demonstrou que a boldina é um potente antioxidante.

Além do uso popular, preparações a base de boldo chileno são descritas em vários textos farmacognósticos oficiais, como Martindale Extra Farmacopeia e as farmacopeias oficiais do Brasil, Chile, Alemanha, Portugal, Romênia, Espanha e Suíça. As folhas de boldo contêm entre 0,4 e 0,5% de alcaloides pertencentes à classe dos benzoquinolínicos, sendo a boldina o principal alcaloide, representando cerca de 12 a 19% do conteúdo total (O’Brien et al., 2006). As folhas apresentam ainda taninos, óleo essencial, flavonoides e glicolipídios (Mendes et al., 2006).

Outros nomes populares do boldo-do-Chile

Baldina, boldo-chileno, boldo-do-Chile, boldo-verdadeiro, boldo-medicinal, boldu, boldus, boldoa, boldina e molina.

Usos tradicionais do chá de boldo-do-Chile

Benefícios do chá de boldo para melhorar distúrbios no estômago e fígado

O botânico Dr. James Duke, documentou os usos tradicionais do boldo-do-Chile para auxiliar em condições de inflamações urogenitais, gonorreia, sífilis, gota, icterícia, dispepsia, reumatismo, resfriados e dores de ouvido. No Brasil, o boldo-chileno é usado para uma variedade de distúrbios, inclusive hepatite, congestão hepática, constipação, flatulência, tontura, dores no estômago, cólicas intestinais, cálculos biliares, insônia, reumatismo e falta de apetite. O boldo é muito utilizado na medicina alternativa em condições de cálculos e inflamação da vesícula biliar, além de muitos tipos de problemas no fígado, estômago e distúrbios digestivos. Na Europa (principalmente na Alemanha), o chá de boldo é consumido para ajudar a melhorar problemas no fígado e vesícula biliar, distúrbios gástricos e para estimular a secreção gástrica (especialmente a produção e secreção biliar na vesícula biliar e fígado).

Efeito gastroprotetor

O boldo-do-Chile é uma planta usada frequentemente para auxiliar em distúrbios hepáticos ou que envolvem o trato gastrointestinal. O boldo do chile possui propriedades hepatoprotetoras, diuréticas, anti-inflamatórias, antioxidantes e benéficas para o estômago. Ajuda a estimular as secreções gástricas, favorece a digestão, estimula a produção de bile pelo fígado (ação colerética) e a sua excreção para o duodeno (ação colagoga). O chá de boldo está associado com o aumento da secreção da bile, o que é essencial para processar alimentos gordurosos no organismo.

Partes utilizadas

Folhas.

Chá de Boldo do Chile - Peumus boldus - Medicina Natural

Chá de Boldo do Chile – Peumus boldus – Medicina Natural

Modo de preparo do chá de boldo

Misture uma colher de chá de folhas de boldo entre 150ml a 200ml de água fervente. Desligue o fogo e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Coa e beba o chá morno ou gelado uma vez ao dia.

Sugestão de consumo

Recomenda-se a ingestão logo após o preparo do chá, 1 (uma) vez ao dia.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de boldo do Chile

Pessoas com cálculos biliares devem procurar ajuda e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado antes de utilizaram o boldo-do-Chile, vez que a erva produz um efeito acentuado sobre a vesícula biliar que pode fazer com que a mesma libere pedras rapidamente, o que possivelmente pode causar uma obstrução nos ductos biliares abaixo da vesícula ou até mesmo danificar o pâncreas. É mais bem aproveitado quando consumido em pequenas quantidades e em combinação com outras ervas, fator que ameniza seus efeitos colaterais.

O boldo-do-Chile demonstrou ser abortivo e causou defeitos congênitos em estudos com animais, portanto, não deve ser usado durante a gravidez ou fase de amamentação. Os constituintes químicos presentes no boldo-do-Chile podem afinar o sangue, portanto, pacientes que fazem uso de medicamentos para afinar ou que possuem doenças com tendência a diluir o sangue (tais como hemofilia ou trombocitopenia) não devem consumir o chá de boldo-do-Chile. O boldo possui efeito diurético e é contraindicado para uso a longo prazo. Doses elevadas devem ser evitadas.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar Chá de Boldo Importado Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Boldo do Chile Medicina Natural

Chá de Boldo do Chile - Peumus boldus - Medicina Natural

Chá de Boldo do Chile – Peumus boldus – Medicina Natural

 

Referências:
Formulário de Fitoterápicos Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa 2ª EDIÇÃO Farmacopeia Brasileira
Boldo. Peumus Boldus. Medicina Natural.
Ruiz, Ana Lúcia TG, et al. “Farmacologia e toxicologia de Peumus boldus e Baccharis genistelloides.” Revista Brasileira de Farmacognosia 18 (2008): 295-300.
Peumus boldus Molina. Byoderma.
Chá de boldo: para que serve, como fazer e quem não deve tomar. Diário do Nordeste.
Para que serve o chá de boldo e quais são seus benefícios. Quintessência.