Unha-de-gato: benefícios e propriedades medicinais


A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal também conhecida como garra-de-gato, cat’s caw (inglês), uña de gato, paraguayo, garabato, garbato casha, samento e toroñ (espanhol). Inclui a sinonímia Uncaria guianensis. Pertence à família Rubiaceae.

Efeitos da unha-de-gato no tratamento da artrite e reumatismo

Suplementos para Reumatismo

A unha-de-gato é utilizada há séculos na medicina popular sul-americana para o tratamento de distúrbios intestinais, úlcera gástrica, artrite e para promover a cicatrização de feridas. Muito presente na Amazônia peruana, a Uncaria tomentosa é um potente estimulante imunológico rico em propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antivirais, que por sua vez podem beneficiar todas as formas de artrite, reumatismo e outras doenças inflamatórias. O uso da erva é frequentemente por via oral em forma de cápsulas, comprimidos, tinturas, elixires ou chá.

Em 2002, o Journal of Rheumatology publicou um estudo duplo-cego randomizado com duração de 24 semanas que utilizou extrato de unha-de-gato para o tratamento da artrite. Os pesquisadores identificaram que 40 pacientes com artrite reumatoide que utilizaram o suplemento apresentaram redução das dores no corpo e do inchaço nos joelhos, percentual 50 por cento maior em comparação ao grupo placebo.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Benefícios da unha-de-gato

A unha-de-gato ajuda a ativar macrofagócitos, linfócitos e leucócitos. Também inibe a agregação de plaqueta sanguínea. Além disso, é um imunoestimulante e antioxidante que combate os danos causados pelos radicais livres, tendo sido usada para dar energia ao corpo durante tratamentos de quimioterapia e radioterapia, ajudando a remover metabólitos tóxicos. Acredita-se que a unha-de-gato possua propriedades antivirais e antibacterianas, tendo sido demonstrado que a planta ajuda a combater o vírus do resfriado e da mononucleose, e cujo os seus efeitos estimulantes imunes lhe permitem lutar contra a invasão da doença de Lyme, sinusite e combater doenças de pele, além de agir contra a Helicobacter pylori, bactéria associada à gastrite e úlceras pépticas. Usada ainda na medicina alternativa em forma de pomada, compressa ou cataplasma para fístulas, infecções fungosas, hemorroidas, herpes e feridas e em forma de colírio para conjuntivites. Na culinária, o talo da unha-de-gato produz um líquido claro e fresco refrescante quando consumido.

Contraindicações e efeitos colaterais da unha-de-gato

A planta não deve ser utilizada durante a gravidez e lactância. Algumas pessoas poderão não se sentir bem ao iniciar o uso da planta, condição que cessará com a aclimatação do organismo. Um possível efeito colateral do uso da unha-de-gato pode ser diarreia.

História e curiosidades

A unha-de-gato é nativa da América do Sul, mais especificamente da Amazônia peruana. Possui espinhos em forma de garra de felinos em seus talos, origem do nome popular da planta. A árvore é uma videira lenhosa gigantesca que pode atingir cerca de 30 metros de altura. O uso da planta é associado com a tribo Ashaninka, nativa da floresta tropical peruana. A Uncaria tomentosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
CASTANHA, BUGRE, CENTELHA, HAMAMÉLIS Composto Circulatório 500mg
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
Referências:
Mur, Erich, et al. “Randomized double blind trial of an extract from the pentacyclic alkaloid-chemotype of uncaria tomentosa for the treatment of rheumatoid arthritis.” The Journal of rheumatology 29.4 (2002): 678-681.
Sandoval, M., et al. “Anti-inflammatory and antioxidant activities of cat’s claw (Uncaria tomentosa and Uncaria guianensis) are independent of their alkaloid content.” Phytomedicine 9.4 (2002): 325-337.
Rainforest Plants – Cat’s Claw. (Ref. Tony Mandarich).



Comentários

4 Comentários

  1. Carlos Roberto da Silva

    Tenho um problema intestinal chamado RETOCOLITE ULCERATIVA, Iniciei o tratamento com a UNHA DE GATO à uns 20 dias e GRAÇAS A DEUS já está tudo normal. Nos primeiros três dias já se nota a diferença. Mas gostaria de dar uma sugestão para quem tem esse problema: procure ser o máximo vegerariano(a) possível, procure fazer exercícios físicos e levar uma vida mais descontraída. E coloque sempre DEUS em primeiro lugar. Confie amigo (a), VAI DAR TUDO CERTO. Abraço

  2. Raimundo Wilson Alves Costa

    Estou usando uncária tomentosa e posso atestar a
    eficácia do produto, em poucos dias de uso os sintomas de indisposição e dores nas articulações sumiram.Estou precisando agora arranjar um fornecedor confiável desse produto, peço até que me indiquem um fabricante idôneo para que não esteja comprando um produto falsificado.Aguardo com urgência sua resposta.

  3. Nice Loyrys

    Olá, é sempre bom comentar sobre o que da certo! Fui cometida de uma hemorroidas com fissura e gastei um bom dinheiro para me curar, mas nada acontecia. Procurei em primeiro lugar a DEUS pai, para me iluminar à procura de uma erva natural. Então tomei a cápsula de unha de gato durante 20 dias e já estou curada.

Comentar