A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal também conhecida como garra-de-gato, cat’s caw (inglês), uña de gato, paraguayo, garabato, garbato casha, samento e toroñ (espanhol). Inclui a sinonímia Uncaria guianensis. A unha-de-gato é nativa da América do Sul, mais especificamente da Amazônia peruana. A unha-de-gato possui espinhos em forma de garra de felinos em seus talos, razão pela qual deu origem ao seu nome popular. Na culinária, o talo da unha-de-gato produz um líquido claro e refrescante quando consumido.
Benefícios da unha-de-gato
A unha-de-gato ajuda a ativar macrofagócitos, linfócitos e leucócitos. Também inibe a agregação de plaqueta sanguínea. Além disso, é um imunoestimulante e antioxidante que combate os danos causados pelos radicais livres, tendo sido usada para dar energia ao corpo durante tratamentos de radioterapia e quimioterapia, ajudando a remover metabólitos tóxicos.
Acredita-se que a unha-de-gato possua propriedades antivirais e antibacterianas, tendo sido demonstrado que a planta ajuda a combater o vírus do resfriado e da mononucleose, e cujo os seus efeitos estimulantes imunes lhe permitem lutar contra a invasão da doença de Lyme, sinusite e combater doenças de pele, além de agir contra a Helicobacter pylori, bactéria associada à gastrite e úlceras pépticas. Usada ainda na medicina alternativa em forma de pomada, compressa ou cataplasma para feridas, fístulas, hemorroidas, herpes e infecções fungosas. Já em forma de colírio para conjuntivites.
Benefícios da unha-de-gato no tratamento da artrite e reumatismo
A unha-de-gato é utilizada há séculos na medicina popular sul-americana para o tratamento de distúrbios intestinais, úlcera gástrica, artrite e para promover a cicatrização de feridas. Muito presente na Amazônia peruana, a Uncaria tomentosa é um potente estimulante imunológico rico em propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antivirais, que por sua vez podem beneficiar todas as formas de artrite, reumatismo e outras doenças inflamatórias. O uso da erva é frequentemente por via oral em forma de cápsulas, comprimidos, tinturas, elixires ou chá. Em 2002, o Journal of Rheumatology publicou um estudo duplo cego randomizado com duração de 24 semanas que utilizou extrato de unha-de-gato para o tratamento da artrite. Os pesquisadores identificaram que 40 pacientes com artrite reumatoide que utilizaram o suplemento apresentaram redução das dores no corpo e do inchaço nos joelhos, percentual 50 por cento maior em comparação ao grupo placebo.
Chá de unha-de-gato
O chá de unha de gato é consumido há séculos na medicina popular sul-americana para auxiliar em condições de artrite, distúrbios intestinais, úlcera gástrica e para promover a cicatrização de feridas. Muito presente na Amazônia peruana, a Uncaria tomentosa é um poderoso estimulante imunológico rico em propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antivirais, que por sua vez podem beneficiar todas as formas de artrite, reumatismo e outras doenças inflamatórias.
Modo de preparo
Preparar por decocção. Para 250 ml de água (uma xícara): Adicionar uma colher de sopa de Chá de Unha de Gato Medicina Natural junto a 250 ml de água, levar ao fogo e ferver durante 10 minutos. Retirar do fogo, abafar por 10 minutos. Coar e beber.
Sugestão de consumo
O Chá de Unha de Gato Medicina Natural deve ser ingerido até 10 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. Tomar 250 ml (uma xícara) do infuso, entre as refeições, podendo ser administrado de duas a três xícaras ao dia.
Contraindicações e efeitos colaterais da unha-de-gato
A planta não deve ser utilizada durante a gravidez e lactância. Algumas pessoas poderão não se sentir bem ao iniciar o uso da planta, condição que cessará com a aclimatação do organismo. Um possível efeito colateral do uso da unha-de-gato pode ser diarreia.
História e curiosidades
A Uncaria tomentosa é uma videira lenhosa gigantesca que pode atingir cerca de 30 metros de altura. O uso da planta é associado com a tribo Ashaninka, nativa da floresta tropical peruana. A Uncaria tomentosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A Uncaria tomentosa faz parte da família Rubiaceae.