Uxi-amarelo: saiba para que serve

Uxi-amarelo - Endopleura uchi

Conheça os benefícios, efeitos colaterais e propriedades do uxi-amarelo (Endopleura uchi), planta medicinal brasileira usada para beneficiar a saúde da mulher.

ATUALIZADO EM Atualizado em 25/12/2022

O uxi-amarelo (Endopleura uchi) é uma planta medicinal também conhecida como axuá, cumatê, pururu, uchi-amarelo, uxupuçu, uxi-liso, uxi-ordinário, uxi-verdadeiro, dentre outros nomes populares. Pertence à família Humiriaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do uxi-amarelo

O uxi-amarelo possui diversas propriedades medicinais, incluindo ação anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular e vermífuga. As propriedades estão concentradas na casca da Endopleura uchi, muito utilizada em chás e extratos em cápsulas e líquidos. Atualmente, o uxi-amarelo é usado para tratar distúrbios como gastrite, infecção urinária, inflamação uterina, ovário policístico e reumatismo.

As propriedades da casca também são amplamente estudadas no tratamento do câncer. Outro benefício do chá da casca do uxi-amarelo se percebe no combate de doenças como a artrite, colesterol alto e diabetes, devido as suas propriedades que ajudam na regularização das funções do organismo. Muitos estudos apontam que as substâncias químicas em sua composição são úteis no tratamento de distúrbios mais graves, como a AIDS. Em suma, é útil como um auxiliar do coquetel de medicamentos, potencializando os seus resultados.

O uxi-amarelo possui ação antioxidante, capaz de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e auxilia na redução da ação mutagênica causada pelo consumo de tabaco. Pode também ser útil no tratamento de doenças respiratórias, incluindo bronquites, rinites, sinusites e viroses. A casca é composta de bergenina, flavonoides, saponinas e taninos, dentre outras inúmeras substâncias químicas em sua composição.

Unha-de-gato e uxi-amarelo

Uxi-amarelo e unha-de-gato

Uxi-amarelo e unha-de-gato

Diversos estudos apontaram que o uxi-amarelo e a unha-de-gato (Uncaria tomentosa) quando utilizadas em conjunto são eficazes na dissolução de miomas (caroços). O uxi-amarelo proporciona uma série de benefícios para a saúde, incluindo o uso popular para o tratamento de afecções femininas, bem como de inflamações uterinas.

Estudos feitos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) indicaram que a combinação de unha de gato com uxi-amarelo reduz em até 60% os sintomas da endometriose. Já nos casos de ovários policísticos, atua na liberação do estradiol e no combate a resistência de insulina que a maioria das mulheres com esse distúrbio apresentam. De um modo geral, o uxi-amarelo e a unha-de-gato fazem uma verdadeira limpeza no útero e ovários, tratando e melhorando suas funcionalidades.

Chá de uxi-amarelo

A maneira mais fácil de utilizar o uxi-amarelo é por meio do chá. A mistura pode ser bebida tanto quente quanto gelada. O recomendado na maioria dos casos é tomar cerca de uma a duas xicaras por dia, dependendo do tipo de tratamento. O chá de uxi-amarelo é popularmente consumido para melhorar condições de distúrbios estomacais, incluindo gastrite, além de infecções urinárias, inflamação uterina, reumatismo e síndrome do ovário policístico. O chá de uxi-amarelo também pode ser capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde feminina, vez que melhora a fertilidade feminina e trata diversas condições como endometriose, miomas e ovários policísticos. Além disso, auxilia na regulação do ciclo menstrual.

Ingredientes

  • 500 ml de água.
  • 25 gramas de casca da árvore triturada em pedaços bem pequenos.

Modo de preparo

  • Misture a casca com a água e leve ao fogo durante 10 minutos.
  • Quando ferver, desligue o fogo e tampe o recipiente por alguns minutos.

Em caso de qualquer dúvida sobre a quantidade utilizada (seja infusão, extrato seco ou pó), consulte um especialista. Apenas um profissional da saúde saberá avaliar as necessidades individuais com cuidado, indicando o melhor tratamento.

Contraindicações e efeitos colaterais do uxi-amarelo

O uso é contraindicado para mulher gestantes e lactantes. Durante os períodos de gestação e amamentação, todos os nutrientes ingeridos pela mãe passam para o bebê. Para evitar a intoxicação pela ingestão de uxi-amarelo, é muito importante seguir a dosagem adequada, que pode variar conforme o modo de ingestão. No caso do pó, a quantidade máxima ingerida deve ser de 400mg ao dia. No caso de infusões, a quantidade é de 25 gramas. Em forma de extrato seco, o ideal é consumir 250mg por dia.

Curiosidades

A árvore de grande porte é nativa da Amazônia, possui um tronco de aspecto liso e reto. A casca possui gosto amargo e cor acinzentada, além de ser uma madeira de extrema qualidade. Além disso, possui drupas comestíveis e folhas dentadas. Suas sementes são bem oleosas. O uxi-amarelo pode ser encontrado em toda a mata primária em terra firme entre a região do Amazonas e Pará. Possui diversas propriedades medicinais que são amplamente estudadas atualmente.

Referências:
Endopleura uchi. Florien.
Bento, João Francisco, Guilhermina Rodrigues Noleto, and Carmen Lúcia de Oliveira Petkowicz. “Isolation of an arabinogalactan from Endopleura uchi bark decoction and its effect on HeLa cells.” Carbohydrate polymers 101 (2014): 871-877. Uxi Amarelo e Unha de Gato: Benefícios para a Saúde e Fertilidade da Mulher. Da Fertilidade à Maternidade.