Hiperplasia (HPB): remédios naturais

A hiperplasia prostática benigna ou hipertrofia benigna da próstata (HPB) é o aumento benigno da próstata não canceroso que restringe o fluxo de urina da bexiga e atinge pelo menos metade dos homens na faixa de 50 anos e até 90 por cento dos homens acima de 70 anos. Tal condição torna a micção mais difícil e, dependendo do caso, mais dolorosa.

Causas e sintomas do hiperplasia

A HPB impede que a bexiga se esvazie completamente, resultando em frequentes idas ao banheiro, sobretudo durante a noite. Homens que apresentam sintomas hiperplasia prostática benigna (HPB) podem necessitar de tratamento médico, apesar de que muitos especialistas têm questionado essa necessidade quando a glândula está apenas levemente alargada. Em alguns casos mais simples, o tratamento pode não ser necessário, vez que os sintomas da hiperplasia podem sumir em até um terço de todos os casos.

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o distúrbio mais comum da próstata, sendo o diagnóstico mais comum dado por urologistas a pacientes do sexo masculino com idade entre 45 e 75 anos. Essa hipertrofia, em casos raros, pode evoluir para um câncer de próstata. Ao invés de tratamento imediato, controles regulares podem evitar problemas futuros. Se a condição começar a representar um perigo para a saúde do paciente ou provocar grande desconforto, o tratamento médico convencional é recomendado.

Tratamento natural da hiperplasia prostática benigna (HPB)

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Diminuir a ingestão de líquidos antes de dormir, moderar o consumo de álcool e de bebidas que contenham cafeína, além de acostumar o organismo a ir ao banheiro em horários predeterminados podem auxiliar pacientes durante o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Alguns fitoterápicos e remédios naturais são bastante conhecimentos no tratamento natural da hiperplasia prostática benigna (HPB), vez que muitos deles não apresentam efeitos colaterais adversos, comuns em drogas sintéticas. Conheça algumas opções saudáveis e seguras.

Saw Palmetto (Serenoa repens)

Saw Palmetto

O saw palmetto é muito utilizado no tratamento da hipertrofia benigna da próstata (HPB). Mais de uma dúzia de estudos clínicos envolvendo cerca de 3000 homens constataram a alta capacidade do saw palmetto aliviar os sintomas da HBP sem diminuir a libido e sem apresentar os sintomas colaterais de outras drogas farmacêuticas. O saw palmetto costuma gerar bons resultados no tratamento natural do HPB, muitas vezes mais rapidamente que muitos outros remédios sintéticos.  Estudos realizados com o saw palmetto (Serenoa repens), sozinho ou em combinação com outros extratos de plantas, forneceram a evidência mais forte de eficácia e tolerabilidade no tratamento da HBP em comparação com outras fitoterapias. A Serenoa repens parece ser uma opção útil para melhorar os sintomas do trato urinário inferior e as medidas de fluxo.

Pygeum africanum

Pygeum africanum

Um total de 18 ensaios clínicos randomizados envolvendo 1.562 homens com HPB foram feitos com a Pygeum africanum. A duração média dos estudos foi de 64 dias (variação de 30 a 122 dias). Comparado aos homens que receberam placebo, a Pygeum africanum proporcionou uma melhora moderadamente grande no resultado combinado de sintomas urológicos e medidas de fluxo, conforme avaliado por um tamanho de efeito definido pela diferença da mudança média para cada resultado dividido pelo desvio padrão combinado para cada resultado. Homens usando Pygeum africanum foram duas vezes mais propensos a relatar uma melhora nos sintomas gerais. A noctúria (vontade de urinar com frequência a noite) foi reduzida em 19%, o volume de urina residual em 24% e o pico de fluxo urinário foi aumentado em 23%. Os efeitos adversos devidos ao Pygeum Africanum foram leves e comparáveis ​​ao placebo. Uma preparação padronizada de Pygeum africanum pode ser uma opção de tratamento útil para homens com sintomas urinários baixos consistentes com hiperplasia prostática benigna.

Urtiga (Urtica dioica)

Urtiga – Urtica dioica

A urtiga possui esteróis que parecem diminuir a ação da di-hidrotestosterona (DHT), substância derivada da testosterona, responsável pelo crescimento prostático. Foi realizado um estudo comparativo de 6 meses, duplo cego, controlado por placebo, randomizado, cruzado parcial, de urtiga (Urtica dioica) com placebo em 620 pacientes. Os pacientes foram avaliados usando o International Prostate Symptom Score (IPSS), a taxa de fluxo urinário máximo, o volume de urina residual pós-miccional , o antígeno prostático específico sérico (PSA), os níveis de testosterona e o tamanho da próstata. No final do estudo de 6 meses, os pacientes que inicialmente receberam o placebo passaram a utilizar a urtiga. Ambos os grupos continuaram a medicação até 18 meses. No presente estudo, a Urtica dioica demonstrou efeitos benéficos no tratamento da HBP sintomática. Nenhum efeito colateral foi identificado em nenhum dos grupos.

Abóbora (Cucurbita pepo)

Abóbora

As cucurbitacinas, fitoquímicos presente na semente de abóbora, combatem o aumento da hipertrofia benigna da próstata e também são uteis para outros problemas de bexiga. Estudos indicaram que  as sementes de abóbora podem aliviar os sinais da HPB, como diminuição dos níveis de PBP, peso do tamanho ventral da próstata e melhora da histologia do testículo.

Referências:
Rubinstein, Esteban, et al. “Hiperplasia prostática benigna.” Evidencia, actualizacion en la práctica ambulatoria 16.4 (2013).
Thorpe, A., and D. Neal. “Benign prostatic hyperplasia.” The Lancet 361.9366 (2003): 1359-1367.
Roehrborn, Claus G. “Benign prostatic hyperplasia: an overview.” Reviews in urology 7.Suppl 9 (2005): S3.
Wilt, Timothy J., and Areef Ishani. “Pygeum africanum for benign prostatic hyperplasia.” Cochrane database of systematic reviews 1 (1998).
Safarinejad, Mohammad Reza. “Urtica dioica for treatment of benign prostatic hyperplasia: a prospective, randomized, double-blind, placebo-controlled, crossover study.” Journal of herbal pharmacotherapy 5.4 (2005): 1-11.
Wilt, Timothy J., et al. “Phytotherapy for benign prostatic hyperplasia.” Public health nutrition 3.4a (2000): 459-472.
Medicina Natural

View Comments

  • aonde posso comprar a saw palmetto para tratamento da prostata moro em salvador.

    Réplica - Ainda não temos catálogado no site lugares para a compra de ervas medicinais e fitoterápicos. A única opção para muitos leitores por enquanto é comprar online, por meio de sites que vendem o Saw Palmetto. Att.

  • Parabéns pelo artigo esclarecedor. Gostaria de saber onde encontrar o Saw Palmetto.

    Att,

    Jurandir

  • Em outubro do ano passado, submetido a exames médicos de ultrassonografia, constatou-se que a minha próstata era de tamanho GIGANTE não apenas grande ou aumentada. Na ocasião pesava 265 gramas, bem superior aos 25g, cuja constatação ensejou o encaminhamento ao um Urologista que, em seguida, submete-me a uma CISTOSCOPIA e indicou a Finasterida como tratamento de uso contínuo. Porém, como possuo vários livros de receitas ou tratamentos naturais, encontrei no de 1001 receitas naturais e encontrei o SAW PALMETO e o PIGEUM como tratamento e, eis que, vindo do exterior, tão logo foi iniciadas as tomadas, os resultados foram e são excelentes. Vou deixar de tomar o Finasterida cuja última cartela está no fim.

  • Queridos amigos, bem hajam pelas belas receitas que publicam.
    Adoro o vosso site ele é bastante completo e ilucidativo.
    Continuem nesta linha, mantenham a vossa seriedade e o caminho será bem mais facil e longo.
    Um abraço
    José Cariano

  • desejo remedio para prostata e dificuldade para urinar, ou seja com dor.

  • Olá bom dia eu estava com um pequeno problema assim quando ia urinar saia pouca urina sem força e ardia um pouco, eu tb tenho hpb protástico então meu médico indicou um tratamento do serenoa , até aqui melhorei bastante a urina está saindo com mais velocidade não arde mais, antes do tratamento quando eu ia urinar ardia um pouco, mais agora está bem graça a deus e a este medicamento por nome de serenoa, eu vou usar este tratamento durante 6 meses, ok obrigado lourival matias.

  • gostaria de comprar o saw palmeto- como faço e quanto custa - obrigado

  • Saw palmeto é encontrado em muitas farmácias com o nome de PROSTATAL.É muito fácil de encontrar mas não faz nenhum milagre.Não notei muita melhora.O que era muito bom mesmo era um medicamento indiano AYURSTATE , que eu comprava nos EEUU mas eles não mandam mais porque alegam que nossa alfandega dá muito trabalho.Tomei vários anos e a próstata diminui mesmo e o esperma fica normal e não aguado como com outros medicamentos.Na falta do Ayuyrstate estou experimentqando o PROSTAPHIL 2 COMPRADO NO cANADÁ. Estou tomando a quase um ano e não senti muita melhora mas também não piorou nada.A prostata ficou do mesmo tamanho.A micção, quando em atividade é normal mas se fico deitado ou sentado algum tempo, já diminui o fluxo.De qualquer forma sempre consigo esvasiar a bexiga completamente.

  • O Saw Palmetto ou Serenoa Repens é encontrado nas farmacias com o nome de PROSTATAL

  • Solicitamos mais informaçõessobre o produto divulgado, para o tratamento da Hiperplasia prostática benigna.

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago