Urtiga: benefícios e propriedades medicinais

A urtiga (Urtica dioica) é uma planta medicinal também conhecida como ortiga-comum e urtiga-pungente. Inclui as espécies Urtica urens, Urtica gracilis, Urtica californica e Urtica holosericea. Pertence a família Urticaceae.

Benefícios da urtiga

Suplementos para Reumatismo

Apenas as sementes da urtiga funcionam como um tônico para tireoide. A erva é um bom tônico para gravidez e para mães que estão amamentando. Também ajuda a reduzir sensibilidades à comidas, ligando a imunoglobulina. A picada da urtiga fresca (direcionada para a área afetada) pode ser terapêutica em casos de artrite, reumatismo, gota, paralisia e paralisia ciática, e os efeitos podem durar o dia inteiro. É adicionada a shampoos, condicionadores e enxaguantes de cabelo para caspa e prevenção de queda capilar.

Usada como limpador para pele oleosa e como vapor facial adstringente. Em forma de banho de sitz para hemorroidas e erva de banho para artrite. Ducha para vaginite. Lavagem para queimaduras de sol. A erva seca defumada é usada para asma. A Urtica dioica é constituída de ácido fórmico (apenas na planta fresca), betaína, histamina, acetilcolina, glucoquinina, ácido clorogênico, mucilagem, tanino, sílica, betacaroteno, cálcio, ferro, clorofila e colina.

Uso na culinária

Na culinária, os brotos tenros jovens são comestíveis cozidos como legume, cozinhado à vapor ou em sopas. Os talos subterrâneos rosas são comestíveis. O suco já foi usado para coalhar leite. Cozinhar ou ressecar a planta inativa os pelos pungentes.

Contraindicações e efeitos colaterais da urtiga

O contato direto com a erva fresca pode causar erupções cutâneas ardentes, portanto, a manipulação deve ser feita com luvas. Deve-se evitar o consumo in natura (cru). As folhas mais velhas tendem a irritar mais os rins do que que folhas jovens.

História e curiosidades

Urtiga é derivado do latim urere, que significa “queimar”, em referência aos pelos pungentes da planta. Urtica também é um termo medieval para “colmeia”. O chá de urtiga é usado para regar outras plantas no jardim para estimular o seu crescimento e fazer com que as mesmas fiquem mais resistentes a pragas. Os vegetais que crescem ao redor da urtiga tendem a ter óleos voláteis mais fortes.

Os talos são fortes e podem ser desfiados e tecidos para fazer panos e cordas. Quando animais lactantes são alimentados com ortiga, tendem a serem mais produtivos, ou seja, faz com que mamíferos produzam mais leite e aves mais ovos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, urtigas eram usadas como pintura de camuflagem verde. Monges medievais se flagelavam com urtiga para pagarem penitência. Era usada por soldados romanos para se esquentarem e se adaptarem a climas frios e úmidos.

Rudolph Steiner chamou a urtiga de “coração-do-mundo”, vez que percebeu que a erva radiava uma energia curativa ao redor das pessoas e outros vegetais. Lelord Kordel disse que “A picada da ortiga não é nada comparada a dor da cura”. Muito se dizia antigamente que os efeitos da picada da espécie Urtica urentissima durava cerca de um ano, contudo, felizmente, tal afirmativa é falsa.

TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol

Comentários

1 comentário

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas