Saussurea costus: benefícios e propriedades medicinais

A Saussurea costus é uma planta medicinal nativa da região do Himalaia, sendo conhecida pelos nomes de aucklandia, costus, kuth (medicina ayurveda) e Mu Xiang (tradução de “aroma de madeira”, na medicina tradicional chinesa). Inclui os sinônimos botânicos Saussurea lappa e Saussurea vladimirus. A fórmula composta da raiz seca da é denominada de Radix Aucklandiae Lappa (Radix aucklandiae). Pertence à família Asteraceae.

Benefícios da Saussurea costus

Os benefícios para a saúde da Saussurea costus são conhecidos há milhares de anos e foram mencionados pela primeira vez na obra “Shen Nong Ben Cao Jing” (Matéria Médica Clássica do Fazendeiro Divino), considerado o primeiro material médico existente na China. Na medicina tradicional chinesa, seus usos medicinais são atribuídos na ativação do fluxo de energia do Chi, sendo clinicamente considerada uma das 50 ervas chinesas essenciais para o tratamento de várias doenças relacionados ao bloqueio da energia chi.

A raiz da planta é colhida para uso em preparações remédios à base de plantas, sendo o restante, incluindo o óleo essencial, adicionado a uma série de compostos. Na tradição aiurvédica, onde é conhecida como kuth, é utilizada para o tratamento de problemas digestivos e respiratórios há pelo menos 2.500 anos. Faz parte da medicina popula da Índia e do Oriente Médio, onde integra a medicina Unani Tibb (medicina árabe). Na China e na Índia, é aplicada no tratamento de condições de saúde relacionadas ao sistema digestivos, infecções afeções no pulmão (sistema respiratório). Outros usos ainda não investigados em estudos científicos regulamentados incluem o uso em tratamentos para a retenção de água em tumores do fígado e pulmão.

Digestão

Saussurea costus
Saussurea costus

A Saussurea costus é utilizada para tratar sintomas como diarreia, dor de estômago, espasmos de cólon, gases intestinais, má digestão e náuseas. Em estudos de laboratório, demonstrou ser agir como um antiespasmódico eficaz contra sintomas como diarreia e náuseas. Também pode ser usado para tratar cálculos biliares (fórmula Li Dan Pian) e icterícia. A fórmula Gui Pi Tang (combinação de ginseng e longan), é usada para tratar distúrbios gastrointestinais e vários tipos de estresse emocional e físico.

Estudos mostram que 34 casos de gastrite atrófica crônica foram tratados com a combinação de raiz de Saussurea costus, Ban Xia (Pinellia), Chai Hu (Bupleurum), Gua Lou Ren (Semen trichosanthis), Zhi Ke (Fructus aurantii) e outras ervas da medicina chinesa. Nestes estudos, a taxa efetiva total foi de 94%. Outros 96 casos de diarreia aguda foram tratados com Xiang Shen Zhi Xie Fang, uma combinação de Saussurea costus e Ku Shen (Sophora flavescens). O resultado mostrou que a taxa efetiva total foi de 97,9%. Casos de cólica biliar foram tratadas com Li Dan Tong Jiao Fu Nang, um composto à base de Da Huang (ruibarbo), S. costus e Tian Xian Zi (Semen hyoscyami). A efetividade total do composto foi de 71,76%.

Uma das fórmulas mais conhecida para melhorar a digestão e tratar cirrose do fígado, dor abdominal e hepatite crônica é a Mu Xiang Shun O Qi Wan, composta de várias plantas medicinais da medicina chinesa. Esta fórmula está comercialmente disponível como pílulas, com a dose recomendada de oito comprimidos, duas vezes por dia. Várias outras fórmulas comuns contêm aucklandia.

Pedras nos Rins Pedras nos Rins Conheça fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.

Infecções

A Saussurea costus é freqüentemente usada para tratar hepatite anictérica e hepatite crônica persistente. Na Índia, é usada principalmente como um antisséptico, fungicida e inseticida. É eficaz contra infecções fúngicas e alguns parasitas. Algumas pesquisas sugerem que a Saussurea costus possui ações antibióticas que pode ser eficaz contra infecções como cólera e febre tifoide. A fórmula Chien Chin Chih Tai Wan, que inclui angélica (Angelica sinensis) e outras ervas, é usada para tratar corrimento vaginal e infecções vaginais.

Sistema respiratório

Atuando nos pulmões, a Saussurea costus pode ser usada ainda para tratar asma, bronquite e tosse descontrolada. Um componente do extrato da raiz com ação antiespasmódica faz com que as vias aéreas relaxem e abram mais de modo que a respiração fique mais fácil. A mesma propriedade faz com a pressão arterial diminua suavemente, relaxando as paredes das artérias. Contudo, não reduz a pressão arterial de forma tão eficaz como algumas outras ervas.

Preparações

A Saussurea costus pode ser preparada em forma de destilação ou óleo essencial. As raízes secas são bem picadas e amolecida em água morna e, logo depois, destiladas com vapor. O destilado à base de água resultante é então submetido a uma extração por solvente para remover os ingredientes ativos. O fluido amarelo-marrom resultante possui odor amadeirado ou de mofo de longa duração. Na medicina chinesa, é classificada como um amargo. O óleo essencial pode ser aplicado externamente ou inalado.

Contraindicações e efeitos colaterais da Saussurea costus

A Saussurea costus sido usada com segurança na Ásia como uma aditivo alimentar, cosmético e planta medicinal por séculos. É frequentemente combinada com outras ervas sem interações relatadas. Pelo fato de ser usada quase que exclusivamente na medicina asiática, não há estudos disponíveis sobre suas interações com farmacêuticos ocidentais. Na medicina chinesa, não deve ser usada por pessoas com quadros de desidratação. Quando usada externamente, pode causar irritação na pele (dermatite de contato) em alguns indivíduos sensíveis.

História e curiosidades

A Saussurea costus é uma árvore perene que atinge cerca de seis metros de altura, sendo nativa do norte da Índia e do Paquistão. Também é cultivada em outras partes da Índia e no sudoeste da China. Além de seus usos medicinais, é usada pela indústria de alimentos para dar sabor a doces e refrigerantes e também serve como uma fragrância para perfumes, xampus e tinturas para o cabelo. Na aromaterapia, é um ingrediente importante na fabricação de aromatizantes e incensos.

REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
SUPLEMENTO NATURAL PARA CURAR ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
MELHORA A SAÚDE DO TRATO URINÁRIO Cran B
MELHORA A SAÚDE DOS RINS QPR Blend
Referências:
Costus (Mu Xiang) | Chinese Herbs Healing
Xu, Judy, and Yue Yang. “Traditional Chinese medicine in the Chinese health care system.” Health policy 90.2-3 (2009): 133-139.
Chevallier, Andrew. Herbal Remedies. New York: DK Publishing, 2007.
PDR for Herbal Medicines, 4th ed. Montvale, NJ: Thompson Healthcare, 2007.
Pandey, Madan Mohan, Subha Rastogi, and Ajay Kumar Singh Rawat. “Saussurea costus: botanical, chemical and pharmacological review of an ayurvedic medicinal plant.” Journal of Ethnopharmacology 110.3 (2007): 379-390.
Pandey, M. M., S. Rastogi, and A. K. Rasat. “Saussurea costus: Botanical, Chemical, and Pharmacological Review of an Ayurvedic Medicinal Plant.” Journal of Ethnopharmacology (April 2007): 379 90.

Comentários

Comentar