Ruibarbo: benefícios, efeitos e propriedades laxantes e medicinais

O ruibarbo (Rheum palmatum) é uma planta medicinal também conhecida como ruibarbo-de-jardim, ruibarbo-do-campo, ruibarbo-palmado, rhubarb (inglês), da huang (medicina tradicional chinesa), dentre outros nomes populares. Inclui as espécie Rheum officinale (ruibarbo-chinês ou turco) e Rheum tanguticum. Pertence à família Polygonaceae. A espécie Rheum rhabarbaraum é uma variedade não utilizada para fins medicinais.

Benefícios do ruibarbo

O chá de ruibarbo não fervido (vez que algumas das suas propriedades laxativas são eliminadas neste processo) age em pequenas doses como laxante e adstringente. É amplamente usado para tratar diarreia e eliminar vermes. A raiz, quando usada como laxante, é combinada com ervas com propriedades carminativas, como o gengibre e a hortelã-pimenta. Na medicina tradicional chinesa, a raiz é utilizada para curar doenças do estômago, além de aliviar febres e edemas. Pesquisas indicaram que a erva pode inibir o desenvolvimento de células cancerígenas.

O ruibarbo é utilizado como laxante, antiflogístico (combate inflamações) e hemostático para o tratamento de obstipação, diarreia, icterícia, hemorragia gastro-intestinal, desordens menstruais, conjuntivite, lesões traumáticas, feridas e úlceras superficiais supurativas. Também é aplicado externamente por queimaduras térmicas. É usado em cataplasma ou compressas para febres, queimaduras, carbúnculos e feridas. Em forma de líquido para limpeza bucal de feridas na boca. 

Contraindicações e efeitos colaterais do ruibarbo

A planta só é utilizada por curtos períodos. Não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, tampouco quando o cólon já estiver vazio, vez que as propriedades adstringentes podem causar desconforto. Não deve ser usada durante as menstruações. A raiz pode deixar a urina temporariamente amarelada ou avermelhada. As folhas frescas são tóxicas.

Curiosidades

Acredita-se que o nome do gênero (Rheum) vem do grego rheo, que significa “fluir”, em menção as propriedades purgantes da planta. O nome popular é derivado do latim barbrum de rha, que se refere ao rio Rha, nome cita para o rio Volga, situado no Leste Europeu e habitado antigamente por povos bárbaros. A raiz fresca é usada para polir bronze devido ao seu conteúdo ácido. As antraquinonas presentes na erva contribuem para as propriedades laxativas e purgantes ao mesmo tempo que os taninos equilibram esse efeito,

Referências:
Liu, S. Y., et al. “Anthraquinones in Rheum palmatum and Rumex dentatus (Polygonaceae), and phorbol esters in Jatropha curcas (Euphorbiaceae) with molluscicidal activity against the schistosome vector snails Oncomelania, Biomphalaria, and Bulinus.” Tropical Medicine & International Health 2.2 (1997): 179-188.
Shia, Chi-Sheng, et al. “Metabolism and pharmacokinetics of anthraquinones in Rheum palmatum in rats and ex vivo antioxidant activity.” Planta medica 75.13 (2009): 1386-1392.

Comentários

4 Comentários

  1. Gislene dos Santos

    fiquei sabendo que ruibarbo e bom para passar no peito para fazer a criança parar de mamar no peito isso e verdade?
    me ajude pq meu filho tem 2 anos e 7 meses e não larga do peito.

  2. BOM DIA
    ME INDICARÃO PARA MIM PASSAR RUIBARBO NO PEITO PARA MEU FILHO PARAR DE MAMAR, JA TEM 2 ANOS E NÃO CONSIGO TIRAR DO PEITO,FAZ ALGUM MAL SE EU PASSAR RUIBARBO.
    AGUARDO UMA RESPOSTA.

  3. augusta cezarina fernandes

    estou tomando ruibarbo quarqueja e boldo fervido de manhã em jejum. indicaçaõ de teurapeuta. sera que é bom p. perder a barriga?

  4. lenice amorim

    Li que o riubardo pode ser usado para aliviar as ondas de calor da menopausa. É veradade?

Comentar