Erva-baleeira: saiba para que serve o chá

Erva-baleeira - Cordia verbenacea
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 29/08/2024

A erva-baleeira (Cordia verbenacea), é uma planta medicinal também conhecida como erva-de-baleeira, cordia, maria-preta, maria-milagrosa, caatinga-de-barão, pimenteira, oregano-cimarrón (espanhol), black-sage e wild-sage (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Cordia curassavica e Varronia curassavica. Pertence à família Boraginaceae.

Benefícios da erva-baleeira

A erva-baleeira possui em suas folhas um grupo de produtos químicos chamados naftoquinonas, os quais possuem propriedades antifúngicas contra Cladosporium ucumerinum (Cladosporium é um gênero de fungo que se apresenta como manchas escuras, de cor marrom ou preta, tem aspecto aveludado e podem formar ramificações semelhantes a “arvorezinhas”. Tais fungos atacam vegetais, causando sérios danos aos mesmos e consequentemente grandes prejuízos (principalmente para a agricultura).

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Também possui uma substância química chamada artemetina, um flavonoide com possível efeito hipotensor, que também é muito útil contra ações inflamatórias. Combate a Candida albicans (espécie de fungo diploide que causa, oportunamente, alguns tipos de infecção oral e vaginal nos seres humanos) e possui propriedades tóxicas contra larvas do mosquito da febre-amarela.

Chá de Erva-Baleeira

Chá de Erva Baleeira -Cordia verbenacea -Medicina Natural

Chá de Erva Baleeira -Cordia verbenacea -Medicina Natural

Na Amazônia brasileira, tribos indígenas costumam preparar o chá de erva-baleeira em infusão para o tratamento de infecções de todos os tipos, incluindo artrite e reumatismo. Diversos estudos laboratoriais realizados com animais no Brasil confirmaram que a Cordia verbenacea possui características anti-inflamatórias, bem como ações anti-ulcerosas e gastroprotetoras. Além da infusão, a tintura da erva-baleeira também é utilizada. O chá da erva-baleeira é muito prevalente ao longo da costa sudeste do Brasil e há muito tempo ocupa um lugar na medicina alternativa como um eficaz anti-inflamatório de uso interno e externo para vários tipos de doenças inflamatórias, incluindo artrite reumatoide, artrose, bursite, ciática, contusões, fibromialgia, hérnia cervical, LER, osteofitose, reumatismo, tendinite, dentre outras.

Modo de preparo do chá de erva-baleeira

Preparar por infusão (as folhas da erva-baleeira não devem ser fervidas junto a água). Para 150 ml de água: adicionar 150 ml de água potável fervente sobre aproximadamente 3 gramas de Chá de Erva-Baleeira Medicina Natural dentro da xícara. Abafar por 5 a 10 minutos em repouso, coando em seguida, se necessário. O chá deve ser ingerido até 10 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. Pode ser consumido quente ou frio. Ingerir 150 ml do chá, de manhã e à noite, podendo ser administrado até três vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva-baleeira

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

A erva-baleeira é um pequeno arbusto que pode chegar até 2 (dois) metros de altura, encontrado em todo o território brasileiro. Suas folhas são compridas, com odor forte, ásperas e atingem até 12 centímetros de comprimento. As flores são vermelhas com frutos carnosos cerca de 5 mm de diâmetro com uma única semente dentro.

A Cordia verbenacea pode ser encontrada em toda a América do Sul, no Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Argentina e Paraguai, incluindo muitas áreas da bacia amazônica. Sua ocorrência estende para a Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e maior parte do Caribe. A espécie Cordia verbenacea faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Referências:
Cordia. Raintree.
Sertié, J. A. A., et al. “Pharmacological assay of Cordia verbenacea V: oral and topical anti-inflammatory activity, analgesic effect and fetus toxicity of a crude leaf extract.” Phytomedicine 12.5 (2005): 338-344.
Hernández, T., et al. “Ethnobotany and antibacterial activity of some plants used in traditional medicine of Zapotitlan de las Salinas, Puebla (Mexico).” Journal of ethnopharmacology 88.2 (2003): 181-188.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Erva-baleeira: saiba para que serve o chá

v

Conheça os benefícios, efeitos colaterais e propriedades medicinais do chá de erva-baleeira (Cordia verbenacea), consumido em casos de artrite e reumatismo.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.