Cominho: benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

O cominho (Cuminum cyminum) é uma planta medicinal também conhecida como cominho-romano, comino, caraway (alemão), cumin (inglês), dentre outros nomes populares. O cominho é uma famosa especiaria utilizada como tempero na culinária e faz parte da composição do famoso molho curry, além de ser um dos componentes dos queijos gouda e munster-géromé. Pertence à família Apiaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do cominho

Além de ser um tempero amplamente utilizado na gastronomia, o cominho é indicado para o tratamento da debilidade gástrica, flatulência intestinal, perturbações no intestino, espasmos no estômago, cólicas, diarreia, disenteria, inchaço, indigestão, dor de cabeça, tosse, dentre outras condições de saúde. Possui propriedades antiespasmódicas, carminativas, estimulantes e galactagogas. O óleo essencial é usado em óleos de massagem para celulite e perfumes. Aplicado em forma de unguento, acelera a cura de contusões e deslocamentos.

O cominho também é indicado para o tratamento de afecções gastrointestinais, sendo eficaz para o excesso de gases e espasmos que possam ocorrer nesta região do corpo. Na culinária, as sementes de cominho são acrescentadas a diversos pratos da culinária árabe, chinesa, indiana, mexicana e vietnamita. Adicionada à bebidas, pode prevenir problemas estomacais. Na Holanda, é muito usado como condimento e aromatizador de bolos, queijos e pães.

Chá de cominho

O chá de cominho, preparado a partir de suas sementes, é rico em propriedades medicinais, sobretudo por suas qualidades digestivas.

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 2 gramas de semente de cominho.

Modo de preparo

  • Misture os dois ingredientes.
  • Coloque-os em uma panela fechada por 10 minutos.
  • Desligue, espere esfriar e beba.
  • Para o alívio de problemas gastrointestinais este chá deve ser consumido cerca de meia hora antes das principais refeições do dia.

Licor Kummel

Licor Kummel (Mentzendorff)
Licor Kummel (Mentzendorff)

O cominho é uma das base do licor Kummel, também conhecido como Creme de Munique. Trata-se de um licor com propriedades digestivas composto de sementes de alcaravia, cominho, funcho, orris e outras especiarias. A primeira receita escrita remonta ao ano de 1575 e seu desenvolvimento é creditado ao holandês Lucas Bols, no final do século XVI. Kummel é o termo para alcaravia e cominho em holandês. Acredita-se que Pedro I, apelidado de Pedro o Grande, Czar do Czarado da Rússia de 1682 até a formação do Império Russo em 1721, levou a bebida para o Leste, onde mais tarde reapareceu como um licor doce sob a marca Mentzendorff. Atualmente, a Rússia é a maior consumidora e produtora mundial do licor.

Contraindicações e efeitos colaterais do cominho

O consumo é contraindicado por pessoas alérgicas aos elementos presentes na composição da erva.

História e curiosidades

A Cuminum cyminum é nativo do Mediterrâneo. Sementes foram encontradas em uma tumba funerária de uma mulher da II dinastia do Egito Antigo, remontando há cerca de 3.700 a.C. Em tradições indianas, o comino é correlato ao quinto chacra, o centro de umbigo. Também foi muito utilizada durante a existência do Império Romano e Império Otomano. Atualmente, possui aplicações na medicina veterinária.

MELHORA A SAÚDE DOS RINS QPR Blend
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
DETOX NATURAL Renove
SUPLEMENTO NATURAL PARA CURAR ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
Referências:
Gachkar, L., Yadegari, D., Rezaei, M. B., Taghizadeh, M., Astaneh, S. A., & Rasooli, I. (2007). Chemical and biological characteristics of Cuminum cyminum and Rosmarinus officinalis essential oils. Food chemistry, 102(3), 898-904.
Johri, R. K. (2011). Cuminum cyminum and Carum carvi: An update. Pharmacognosy reviews, 5(9), 63.
Dhandapani, Surya, et al. “Hypolipidemic effect of Cuminum cyminum L. on alloxan-induced diabetic rats.” Pharmacological research 46.3 (2002): 251-255.
Caraway. Difford’s Guide.

Comentários

Comentar