Jabuticaba: benefícios e propriedades medicinais

A jabuticaba (Plinia cauliflora) é o fruto da árvore medicinal conhecida como jabuticabeira, sendo também conhecida como jaboticaba (jaboticabeira) e yabuticaba. Inclui os sinônimos botânicos Myrciaria cauliflora (jabuticaba-sabará, jabuticaba-de-Campinas, guapuru, guaperu, hivapuru ou ybapuru); Myrciaria jaboticaba (jaboticaba-grande, jaboticaba-de-São-Paulo, jaboticaba-do-mato, jaboticaba-batuba, jaboticaba-graúda; Myrciaria tenella (camboim, jabuticaba-macia, guayabo-colorado, cambuí-preto, murta-do-campo, camboinzinho; M. Trunciflora (jabu-de-tronco-longo, jaboticaba-de-cabinho ou jaboticaba-do-Pará).

Benefícios da jabuticaba

A cor escura da casca da fruta é um indicativo de altas concentrações de antioxidantes (alguns estudos revelam que a jabuticaba possui um teor antioxidante maior do que a dos blueberries), uma das razões que conferem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antienvelhecimento. A fruta ajuda a aumentar os níveis de energia e reduzir a fadiga. Possui baixos teores de carboidratos e calorias. Por ser uma ótima fonte de proteína, são boas alternativas para qualquer pessoa que leve um estilo de vida vegetariano ou vegano.

Devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais, é um excelente alimento para desintoxicação tônica aguda. A jabuticaba é usada para melhorar as condições respiratórias, como a asma, tratar a diarreia e evitar a queda de cabelo. Também ajuda a abrir os brônquios (passagens das vias aéreas que levam o ar aos pulmões), portanto, o consumo regular ajuda a melhorar a vida cotidiana dos sofredores de asma, apesar de não substituir a medicação tradicional. As práticas médicas tradicionais recomendam planta para o tratamento de episódios de diarreia. A fruta é um nutriente importante e atua como um tônico, promovendo a recuperação e a reidratação do organismo.

A jabuticaba é uma fruta saudável e nutritiva repleta de nutrientes importantes, como vitaminas C e B1, cálcio, ferro e fósforo, bem como potentes antocianinas encontradas em grande quantidade na casca púrpura escura. Várias pesquisas revelaram que quem consome a fruta regularmente tende a ter um cabelo mais cheio, enquanto os que não consumem a fruta regularmente sofrem de queda de cabelo.

Prisão de Ventre Má Digestão e Prisão de Ventre Remédios naturais para melhorar o sistema digestivo.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Maca-Peruana Maca-Peruana em Cápsulas Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.

Prevenção e tratamento de cânceres

A jabuticaba é rica em antioxidantes e com fortes propriedades anti-inflamatórias. A inflamação foi identificada como um fator principal em todas as formas de doença crônica que variam de diabetes e doenças mentais neurodegenerativas a doenças cardiovasculares e câncer. Acredita-se que manter os níveis de inflamação sob controle com a ajuda de uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios naturais, pode reduzir significativamente os riscos de desenvolver doenças crônicas.

Efeito detox

A jabuticaba possui um ótimo efeito de desintoxicação no fígado, ajudando no processo de eliminação de toxinas. Normalmente, o consumo regular ajuda deixar o corpo livre de toxinas, contudo, é importante ter em mente que é nosso corpo que degrada a desintoxicação, com a ajuda de nossos rins e fígado. Comer a fruta apenas auxilia esse processo.

Contraindicações e efeitos colaterais da jabuticaba

Uma das poucas contraindicações da jabuticaba é em relação as pessoas que sofrem com um sistema intestinal mais frágil, vez que excesso, pode acabar causando a desregulação do mesmo. O consumo em grandes quantidades deve ser evitado devido ao alto conteúdo de tanino. (Morton, J. Purdue. Fruits of Warm Climates).

História e curiosidades

A jabuticaba é uma pequena fruta que sempre foi popular no Brasil, aparecendo inclusive, na literatura brasileira na famosa obra de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, sendo uma das frutas preferidas da personagem narizinho. Seu nome tem origem Tupi e significa, de forma literal, “alimento de jabuti”, vez que a jabuticaba é um alimento bastante consumidos por essas tartarugas terrestres. Possui casca de cor escura (variação entre o preto e o roxo) e sua fruta é extremamente adocicada, o que a tornam um alimento de apreciação de diferentes tipos de animais.

A jabuticaba pode ser encontrada em diferentes regiões do Brasil, sendo mais comum nos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Paraná Mato Grosso do Sul, Espírito do Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Encontrada em toda a Mata Atlântica, bem como em regiões próximas, a árvore é estudada desde 1828 por conta das suas várias propriedades medicinais e nutricionais.

A madeira da jabuticabeira é muito usada dentro do paisagismo, vez que, além de ser bonita, serve como artifício para atrair diferentes tipos de pássaros e insetos para jardins. Também é muito famosa dentro do segmento de decoração e arquitetura por ser extremamente resistente, sendo ideal para a utilização como vigas e esteios, principalmente de obras internas. Apesar das qualidades da madeira de jabuticabeira, seu uso não é tão comum, vez que a popularidade da fruta inviabiliza a derrubada das árvores para uso da madeira.

PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
GEL CONCENTRADO COM 99% DE BABOSA Gel Concentrado (99% de Aloe vera)
PROPRIEDADES ANTICÂNCER E ANTIOXIDANTES Amora-Branca em Cápsulas
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
Referências:
Morton, J. “Jaboticabas.” hort.purdue.edu. Fruits of Warm Climates, p. 371-374. 1987. Web. 15 Jan. 2015.
Myrciaria cauliflora Berg. Eugenia cauliflora DC.
Myrciaria cauliflora Berg. Growables.
Properties and Benefits

Comentários

Comentar