Chá de Alecrim – Rosmarinus officinalis

Chá de Alecrim Rosmarinho - Rosmarinus officinalis - Medicina Natural

O chá de alecrim rosmarinho (Rosmarinus officinalis), também conhecido como alecrim comum, possui diversos ativos em sua composição, incluindo antioxidantes.

Atualizado em 11/04/2023

O chá de alecrim rosmarinho (Rosmarinus officinalis) é popularmente consumido para auxiliar no alívio de sintomas dispépticos e nas desordens espasmódicas leves, inibindo a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago e intestino. Além disso, o alecrim rosmarinho apresenta atividade antioxidante devido a presença do ácido rosmarínico e diterpênicos que auxiliam na eliminação de radicais livres, e também pode ser utilizado para amenizar flatulências epigástricas, como acelerador da digestão, antibacteriano, colagogo e diurético.

O alecrim (Rosmarinus officinalis L.), também conhecido por outros nomes populares como alecrim comum e rosmarinho, por exemplo, é rico em compostos que conferem suas propriedades antibióticas, antioxidantes, antissépticas, depurativas e diuréticas, podendo ser benéfico e utilizado em diferentes condições de saúde. O alecrim é um arbusto aromático de pequeno porte, e suas folhas, utilizada para a preparação dos chás, são lineares, muito aromáticas e de coloração esverdeada, medindo 1,5 a 4 cm de comprimento por 1 a 3mm de espessura.

Outros nomes populares do chá de alecrim rosmarinho

Alecrim-comum, alecrim-da-horta, alecrim-de-cheiro, alecrim-de-jardim, alecrim-do-campo, alecrim-rosmarino, alecrinzeiro, erva-coada, erva-da-graça, flor-do-olimpo, labinotis, rosa-marinha, rosmarinho, rosemary (inglês).

Usos tradicionais do chá de alecrim rosmarinho

  • Afecções reumáticas;
  • Artrite;
  • Cansaço;
  • Debilidade cardíaca;
  • Depressão;
  • Gases e flatulências;
  • Gripes;
  • Inapetência;
  • Infecções fúngicas;
  • Intoxicação gastrointestinal;
  • Lavagem capilar;
  • Resfriados;
  • Reumatismo;
  • Sais biliares e gastrointestinais.

Benefícios do chá de alecrim rosmarinho para reduzir dores de artrite

O chá de Rosmarinus officinalis é muito consumido por pessoas com artrite e outras doenças articulares. Os quatro componentes anti-inflamatórios das folhas são o ácido oleanólico, ácido rosmarínico, ácido ursólico e o earnosol. Um estudo de 08 semanas publicado na edição de outubro de 2005 da revista Phytotherapy Research, avaliou os benefícios do extrato de alecrim e dois outros suplementos de ervas no tratamento doenças artríticas.

O estudo envolveu 54 indivíduos diagnosticados com diferentes formas de artrite. Os pacientes com osteoartrite e artrite reumatoide que receberam suplementos à base de alecrim obtiveram redução significativa da dor. O extrato não se mostrou eficaz apenas para controlar a dor, mas também a inflamação. A conclusão foi de que o alecrim diminuiu o nível de proteína c-reativa, que é um marcador de inflamação.

Outro estudo apresentado em abril de 2009 pela Planta Medica avaliou os benefícios do alecrim na gestão da artrite. O experimento foi realizado em modelos de animais e foi descoberto que o óleo de alecrim reduziu eficazmente a dor associada com a artrite. Os autores explicaram ainda que, assim como os analgésicos, o alecrim possui a capacidade de controlar a dor e melhorar a função articular, modificando a resposta do corpo à dor.

Partes utilizadas

Folhas.

Folhas de alecrim rosmarinho - Rosmarinus officinalis

Folhas de alecrim rosmarinho – Rosmarinus officinalis

Modo de preparo

Preparar por infusão.
Para 250 ml de água (uma xícara): Adicionar a água fervente sobre 1 a 2 gramas do chá de alecrim. Deixe o recipiente abafado durante 5 a 10 minutos e coe, se desejar.

Sugestão de consumo

Recomenda-se ingerir de 150 a 250 ml do chá, 15 minutos após o preparo, duas a três vezes ao dia entre as refeições.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do alecrim rosmarinho

O uso é contraindicado para menores de 12 anos. Doses excessivas devem ser evitadas, vez que podem causar efeitos colaterais como dores de cabeça e convulsões.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar chá de alecrim rosmarinho Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Alecrim Rosmarinho Medicina Natural

Chá de Alecrim Rosmarinho - Rosmarinus officinalis - Medicina Natural

Chá de Alecrim Rosmarinho – Rosmarinus officinalis – Medicina Natural

Referências:
Formulário de Fitoterápicos Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa 2ª EDIÇÃO Farmacopeia Brasileira
Spp Rosmarinus officinalis. Medicina Natural.
Afonso, M. S., et al. “Atividade antioxidante e antimicrobiana do alecrim (Rosmarinus officinalis L.) em filés de tilápia (Oreochromis ssp) salgados secos durante o armazenamento congelado.” Revista Brasileira de Plantas Medicinais 10.2 (2008): 12-17.
Rosemary/ Phytotherapy Research.
Pubmed. Antinociceptive effect and GC/MS analysis of Rosmarinus officinalis L. essential oil from its aerial parts. Planta Medica.
Al-Sereiti, M. R., Abu-Amer, K. M., & Sena, P. (1999). Pharmacology of rosemary (Rosmarinus officinalis Linn.) and its therapeutic potentials.