O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta também conhecida como, alecrim-do-campo (horta), alecrim-rosmarino (rosmarinho), alecrinzeiro, erva-da-graça, rosemary (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Lamiaceae.
Benefícios do alecrim
O alecrim possui grandes qualidade preservativas do que os aditivos mais comuns colocados nos alimentos, vez que ajuda a prevenir inclusive a intoxicação gastrointestinal. É um ingrediente muito comum em cosméticos e quando usado na pele, ajuda a fortalecer os vasos capilares. É acrescentado em shampoos e condicionadores que tratam da caspa, retardam o crescimento de cabelos grisalhos e até mesmo evitam a queda de cabelo. O óleo essencial é usado em perfumes, pasta de dentes, repelentes e óleos de massagem.
Na medicina popular, é usado em forma de gargarejo para tratar dores de garganta e úlceras bucais. Como erva de banho, age como um rejuvenescedor que alivia dores musculares. Em forma de unguento para neuralgia ciática e dores musculares. Algumas gotas do óleo de são pingadas em um pente ou escova de cabelo para que depois de ser lavado o mesmo exale um agradável aroma.
Benefícios do alecrim no tratamento da artrite
O chá de Rosmarinus officinalis é utilizado para o tratamento de artrite. Os quatro componentes anti-inflamatórios das folhas são o ácido oleanólico, ácido rosmarínico, ácido ursólico e o earnosol. Um estudo de 08 semanas para avaliar os benefícios do extrato de alecrim e dois outros suplementos de ervas no tratamento da artrite foi publicado na edição de outubro de 2005 da revista Phytotherapy Research. O estudo envolveu 54 indivíduos diagnosticados com diferentes formas de artrite. Os pacientes com osteoartrite e artrite reumatoide que receberam suplementos à base de alecrim obtiveram redução significativa da dor. O extrato não se mostrou eficaz apenas para controlar a dor, mas também a inflamação. A conclusão foi de que o alecrim diminuiu o nível de proteína c-reativa, que é um marcador de inflamação.
Outro estudo apresentado em abril de 2009 pela Planta Medica avaliou os benefícios do alecrim na gestão da artrite. O experimento foi realizado em modelos de animais e foi descoberto que o óleo de alecrim reduziu eficazmente a dor associada com a artrite. Os autores explicaram ainda que, assim como os analgésicos, a erva possui a capacidade de controlar a dor e melhorar a função articular, modificando a resposta do corpo à dor.

Culinária
Na culinária, a erva é adicionada a legumes, sopas, pães, biscoitos e geleias. Usado como tofu de sabor em ovos, frutos do mar e carnes. Cozinhar com a erva ajuda na digestão de gorduras. O chá possui muitas propriedades medicinais.
Contraindicações e efeitos colaterais do alecrim
Doses excessivas devem ser evitadas, vez que podem causar efeitos colaterais como dores de cabeça e convulsões.
História e curiosidades
Em latim, alecrim significa “orvalho do mar”, vez que crescia originalmente na costa do mar mediterrâneo. Por muito tempo a erva foi considerada um símbolo de amizade e lealdade. Antigamente, estudantes gregos usavam guirlandas da planta na cabeça para ir bem nos exames. Durante o século XVI, os europeus usaram o alecrim para reprimir a peste bubônica. A planta também já chegou a ser levada para cadeias e hospitais para prevenir a expansão da tifo.
Em casamentos, as noivas costumavam usar uma grinalda com a planta e colocar alguns talos em seus buquês. Também era usado em funerais, como forma de lembrar com respeito do finado e se proteger do mal. Também costumava ser enterrado junto com o morto, para que seu aroma anti-séptico prevenisse a expansão de infecções.
2 comentários
Obrigado,muito interessante e até aprendi que combate artrite?
Foi muito bom ,sobre o que eu li do alecrim, vou passar a usar mais como chá