A jabuticaba (Plinia cauliflora) é uma fruta tipicamente brasileira bastante popular e consumida encontrada em toda a Mata Atlântica, bem como em regiões próximas. Desde 1828 a árvore é estudada em função de suas várias propriedades medicinais e nutricionais, também encontradas no chá de jabuticaba.
Chá de jabuticaba
Além de ser uma fruta extremamente saborosa, a jabuticaba é rica em uma série de nutrientes e propriedades medicinais. Sua polpa possui altos índices de niacina, ferro, fósforo e vitamina C. Já a sua casca é rica em fibras, pectina, antocianina e peonidina. Suas antocianinas, por exemplo, possuem um alto poder antioxidante, ajudando no combate dos radicais livres que podem prejudicar diversas células do nosso organismo. Apesar de ser mais consumida in natura, o chá de jabuticaba também é uma opção popular e pode ser preparado de duas formas.
Chá de casca de jabuticaba
No caso do chá de cascas da fruta, basta misturar meia xícara de xícara de cascas de jabuticaba com um litro de água. Deixe a mistura ferver por cinco minutos e depois sirva.
Tal preparo é muito indicado para problemas intestinais. O chá da casca do fruto é usado, principalmente, para o tratamento de diarreias, vez que ajuda na regularização do intestino. A bebida também é usada para tratar inflamações crônicas nas amígdalas, mas, ao invés de ingeri-la, o paciente deve realizar gargarejos. Ainda é usada fitoterapia como um antiasmático, auxiliando no combate de diferentes tipos de inflamações no intestino.
Chá de folhas de jabuticaba
Para fazer o chá de folhas é necessário 200ml de água e 15g de folhas da fruta. Você deve ferver a água previamente e depois acrescentar as filhas de jabuticaba, desligando o fogo em seguida. Tampe a panela ou chaleira e deixe a mistura ali por dez minutos. Após isso, basta coar a bebida e tomar o chá, que pode ser servido tanto quente quanto gelada.
Para armazenar o chá de jabuticaba basta colocá-lo em um recipiente vedado e guardar na geladeira. Além de ser consumida em forma de chá e in natura, a jabuticaba pode ser aproveitada em sobremesas, geleias, licores, suco e até mesmo vinagre. É possível, inclusive, encontrar cachaças feitas à base de jabuticaba.
Cuidados e precauções
Uma das poucas contraindicações da jabuticaba é em relação as pessoas que sofrem com um sistema intestinal mais frágil. Isso porque, em excesso, ela pode acabar causando a desregulação do mesmo. No mais não existem relatos concretos de superdosagem.
Comentários