Limonete: benefícios e propriedades medicinais

O limonete (Aloysia triphylla) é uma planta medicinal também conhecida como cedrina, cidrão, cidrilha, cidró, erva-luísa, limão-verbena, limoneto, limonetto, lemon beebrush (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Aloysia citriodora e Lippia citriodora. Pertence à família Verbenaceae.

Benefícios do limonete

O limonete protege o corpo de danos musculares. Segundo experimentos, atletas que malham e incluem o extrato de limonete à sua dieta apresentam menores taxas de danos musculares. O mesmo estudo que identificou a proteção que a planta traz aos músculos, verificou que ela ainda possui ação antioxidante em relação a saúde articular e também é responsável por aliviar dores articulares e acelerar a recuperação de processos inflamatórios. Fortalece os glóbulos brancos do sangue (leucócitos), aumentando assim, a eficácia do sistema imunitário.

A limonete previne e trata problemas digestivos, alivia os sintomas de resfriados e gripes, diminuindo a congestão, estimulando a eliminação de muco e facilita a passagem de ar pelas vias-respiratórias, diminui a febre e é uma ótima reguladora do apetite, auxiliando no combate à compulsão alimentar.

O chá de limonete possui propriedades relaxantes que diminuem o estresse e melhoram a qualidade do sono. Consumir o seu chá antes de dormir traz sensação de descanso e prolonga o sono. Para preparar o chá de limoneto, é necessário uma xícara de água quente e duas colheres de folhas de limonette. Basta colocar as folhas da erva na água quente, abafar, deixar esfriar e tomar.

Além destes benefícios o uso da cedrina colabora para o tratamento de outros problemas, como hemorroidas, asma, enxaqueca, inchaço nos olhos, taquicardia, vertigens, melancolia, náuseas, veias varicosas e zumbido no ouvido. O limonete pode ser usado para o cozimento de peixes, bebidas doces, saladas de frutas, entre outras.

Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Tônicos Tônicos Suplementos para estimular o bom funcionamento do organismo.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.

Contraindicações e efeitos colaterais do limonete

O limonete não pode ser usada por gestantes ou mulheres em períodos de amamentação. Ela não é segura por causa das suas propriedades hemorrágicas. O consumo excesso do chá irrita o aparelho digestivo, causa náuseas e vômitos. Também possui propriedades opressoras do sistema nervoso. Ao aplicar compressas da na pele evite o contato com o sol, por causa da fotossensibilidade. Pode causar reações alérgicas e leves dermatites. Pacientes com doenças renais não devem utilizar o limonete.

História e curiosidades

O limonete é originário da América do Sul, especificamente no Chile e Argentina, contudo, atualmente o Marrocos é o país onde há maior cultivo da planta. Quando os colonizadores espanhóis levaram a planta para Espanha, ela recebeu o nome de hierba louisa (erva-luisa, em português) em homenagem à princesa Luisa de Parma, esposa do rei espanhol Charles IV. A primeira parte do nome científico ainda segue esta homenagem.

A Aloysia triphylla é um arbusto perene, que cresce em solos férteis e moderadamente drenados. Para o seu desenvolvimento é necessária exposição solar regular, clima úmido e quente. Ela suporta temperaturas de até 10°C. Trata-se de um arbusto aromático, que pode atingir a altura de 3 a 7 metros de altura. Seu caule é estriado e anguloso, possui folhas ovais e estreitas. Um dos seus nomes populares, limonete, é relativo ao aroma de limão inerente ao vegetal. Seu óleo essencial durante muitos anos foi usado na produção de cosméticos.

ATIVADOR SEXUAL FEMININO PREMIUM Vênus Mulher
SHAMPOO CONCENTRADO DE BABOSA Shampoo de Aloe vera 300ml
PREVINE RUGAS / PROMOVE A SAÚDE DA PELE Colágeno Hidrolisado com Vitamina C
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
Referências:
Cedrina – Lippia Citriodora – Aloysia Triphylla – Giardineria Comunale Merano
Coltiviamo in vaso o nell’orto la Lippia citriodora o erba Luigia | InOrto – Guida all’orto fai-da-te. Istruzioni e consigli per coltivare le tue verdure.
Limonetto – Aloysia triphylla | L’Ortofrutticola d’Albenga



  • Comentários

    Comentar