Yohimbe: benefícios e propriedades medicinais

O yohimbe (Pausinystalia johimbe) é uma planta medicinal também conhecida como pau-de-cabinda, yohimba e johimbe. Pertence à família Rubiaceae.

Benefícios do yohimbe

O yohimbe possui substâncias capazes de aumentar o fluxo sanguíneo na região genital ao causar uma compressão nas veias deste local, fator que o torna muito utilizado para o tratamento da disfunção erétil (impotência sexual). Além disso, é usado para o alivio de dores (cataplasma) e tratamento de angina, depressão, dismenorreia e frigidez. Possui propriedades alucinógenas (leves), afrodisíacas, analgésicas, antidiuréticas, estimulantes (cardíaco e cerebral), inibidores de serotonina, tônicas e vasodilatadoras.

A casca pulverizada e defumada é usada como rapé e esfregada no corpo para agir como afrodisíaco. Como se trata de um produto importado é mais comum encontrar o yohimbe em forma de suplemento em pó e cápsulas no Brasil, que devem ser ingeridas conforma as especificações das bulas. Consumido junto com comidas ricas em tiramina (como é o caso de bananas, queijos, chocolates, vinhos tintos, dentre outros) pode elevar a pressão sanguínea.

Como preparar o chá de yohimbe

É possível preparar um chá medicinal utilizando 3 colheres de sopa cheias de cascas secas de Pausinystalia johimbe e 150 ml de água. Neste caso, se deve colocar as cascas junto com a água em uma panela e ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Após este período, se deve desligar o fogo, tampar o chá e deixar repousar durante quinze minutos. Após isso, é recomendado consumir o chá em infusão no máximo quatro vezes por dia, durante duas semanas.

Libiforce Man

Libiforce Man 800mg é totalmente natural e não possui nenhum tipo de contraindicação, além de ser considerado um dos melhores estimulantes sexuais para homens do mercado, capaz de proporcionar uma vida sexual mais ativa e saudável, além de combater a impotência. Produto exclusivo. Clique aqui para saber mais sobre Libiforce Man.

Contraindicações e efeitos colaterais do yohimbe

Pessoas com histórico de problemas cardíacas, pressão arterial baixa ou alta (hipotensão ou hipertensão), doenças renais ou hepáticas e problemas com ansiedade não devem consumir o yohimbe. A planta também não é indicada para mulheres grávidas, em período de amamentação e crianças. Doses elevadas podem causar insônia, aumento da pressão sanguínea, dores de cabeça, tremores, náuseas e aumento da frequência cardíaca. Por isso seu uso deve ser regulado.

História e curiosidades

A Pausinystalia johimbe é uma planta pouco conhecida no Brasil, vez que é nativa do continente africano e muito comum na África Ocidental e Central, sendo facilmente encontrado em países como Camarões (maior produtor mundial), Guiné Equatorial, Nigéria, Gabão e na província de Cabinda na Angola.

O yohimbe é uma árvore de grandes proporções alcançando cerca de 30 metros de altura com um tronco de mais ou menos sessenta centímetros de diâmetro. Sua casca externa possui uma tonalidade marrom avermelhada e é bem fácil de descascar. A parte interna da casca possui um tom rosado e é repleta de fibras. As folhas desta árvore possuem hastes pequenas e crescem agrupadas de três em três, possuem formato oval e cerca de quatorze centímetros de comprimento e dezessete centímetros de largura. Sua casca e madeira são destinadas à construção civil e tinturas.

Referências:
Johimbe: Benefits, Uses and Side Effects. It is commonly used to treat erectile dysfunction. It has also become a growing trend among bodybuilders to help with fat loss. Healthline.
National Center for Complementary and Integrative Health, US National Institutes of Health. July 2012 . Retrieved 2016-03-10 .
ERNST, E.; PITTLER, M. H. Yohimbine for erectile dysfunction: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. The Journal of urology, v. 159, n. 2, p. 433-436, 1998.

Comentários

Comentar