Calêndula: saiba para que serve o chá

Calêndula: Calendula officinalis
Atualizado em 16/10/2022

A calêndula (Calendula officinalis) é um gênero de plantas que compreende cerca de 20 espécies, conhecidas popularmente também como margarida e mal-me-quer, além de marigold (inglês). Pertence à família Asteraceae.

Benefícios da calêndula

Dentre as propriedades medicinais da calêndula se destaca o dela aumentar a circulação periférica. É usada na medicina popular para o tratamento de infecções que perduram por maior tempo no corpo. Um ditado antigo diz que “onde a calêndula age, nenhum pus se formará”. A planta é muito utilizada na indústria cosmética em shampoos, cremes e loções para a pele, vez que auxilia na reparação e cicatrização de feridas, remoção de manchas na pele, eczemas, erupções cutâneas e outras lesões na epiderme.

A flor da calêndula é usada em forma de cataplasma ou unta para curar feridas e picadas de inseto. As flores também são aplicadas na pele para nutrição e hidratação, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias. É usada em forma de lavagem nasal para infecções no nariz. O óleo de calêndula é utilizada para tratar dores de ouvido. A erva de banho trata hemorroidas.

Chá de calêndula

Chá de Calêndula - Calendula officinalis -Medicina Natural

Chá de Calêndula – Calendula officinalis -Medicina Natural

O chá de calêndula possui inúmeras funcionalidades e propriedades, podendo agir como anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante e até mesmo para auxiliar em condições de distúrbios estomacais. Contudo, sua utilização mais tradicional se dá por mulheres que sofrem com sintomas relacionados à TPM (tensão pré-menstrual). A Calendula officinalis é composta de saponinas, carotenoides, flavonoides, mucilagem, princípio amargo, fitosteróis e resina de polissacarídeo. A calêndula pertence à família Asteraceae, sendo uma planta herbácea, nativa em toda região do Mediterrâneo, e cultivada em toda a Europa, onde floresce quase o ano todo, sendo comum encontrá-la em jardins como planta ornamental. Mas além de possuir lindas flores, são nelas que se concentram propriedades que podem trazer benefícios à saúde, chamada por muitos de “flor-maravilha”.

Modo de preparo do chá de calêndula

Preparar via infusão (As folhas de calêndula não devem ser fervidas junto com a água). Infusão: colocar de 10 a 15 gramas de flores em 1 litro de água fervente. Ingerir de 2 a 3 xícaras ao dia.

Óleo de calêndula

Óleo de calêndula

Óleo de calêndula

A Calendula officinalis é composta de saponinas, carotenoides, flavonoides, mucilagem, princípio amargo, fitoesteróis e resina de polissacarídeo. Tais princípios ativos proporcionam benefícios para inúmeros problemas de pele, incluindo acne, dermatites, psoríase, rachaduras, verrugas, candidíase, assaduras, queimaduras de sol, brotoeja e micoses. De acordo com o Wounds Research, dados clínicos suportaram as propriedades medicinais da planta em aplicações tópicas para o tratamento de dermatites. O efeito na inflamação e regeneração de tecidos a torna um eficaz agente de cura de feridas naturais.

Contraindicações e efeitos colaterais da calêndula

A planta é geralmente considerada segura para o uso sobre a pele. O uso interno em doses elevadas não é indicado, podendo causar falta de apetite, náuseas e vômitos. Não deve ser aplicada a uma ferida aberta sem supervisão médica. Pessoas alérgicas a plantas de margarida ou pertencentes a família das Asteráceas, incluindo crisântemos e ambrósia, também pode sofrer reações alérgicas (normalmente uma erupção cutânea). Mulheres grávidas e lactantes não devem usar a erva.

História e curiosidades

A Calendula officinalis faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos.

Referências:
University of Maryland Medical Center: Marigold
The Herb Research Foundation: Herb Information Greenpaper
Calendula: A Very Versatile Herb
Lastra Valdés, Humberto, and Rosario Piquet García. “Calendula officinalis.” Revista cubana de farmacia 33.3 (1999): 188-194.
Leach, Matthew J. ” Calendula officinalis and Wound Healing: A Systematic Review.” Wounds: a compendium of clinical research and practice 20.8 (2008): 236-243.
Jan, Nelofer, Khurshid Iqbal Andrabi, and Riffat John. “Calendula officinalis-an important medicinal plant with potential biological properties.” Proc Indian Natn Sci Acad. Vol. 83. No. 4. 2017.
Avalie
[5]

Calêndula: saiba para que serve o chá

Conheça os benefícios, efeitos, indicações e propriedades do chá de calêndula (Calendula officinalis), também chamada de margarida, mal-me-quer e marigold.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!

Acesse nossa loja oficial e compre os melhores acessórios, além de chás exclusivos importados e orgânicos pelo menor preço! www.lojamedicinanatural.com.br