Líquen barba-de-velho: benefícios e propriedades

A barba-de-velho (Usnea barbata) é um líquen medicinal também conhecido como barba-de-ancião, barba-de-capuchino, barba-de-homem-velho, barba-de-Santo-Antônio, cabelo-longo-de-mulher, líquen-de-barba, musgo-de-árvore, usnea, dentre outros nomes populares. Inclui muitas espécies com características semelhantes e pertence à família Parmeliaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da barba-de-velho

A barba-de-velho possui um sabor amargo característico e sempre foi usada para o tratamento de distúrbios digestivos e tônico digestivo. Povos antigos usavam o líquen para o tratamento de infecções. No século XV, acreditava-se que ela era capaz de ajudar no fortalecimento capilar devido à sua aparência. Posteriormente, foi constatado que a barba-de-velho não apresentava tais benefícios. Apresenta bons resultados no tratamento de doenças no sistema respiratório, como bronquite, asma e pneumonia.

Possui propriedade antibiótica, apresentando bons resultados para o tratamento de bactérias gram positivas. Por causa da presença de polissacarídeos na sua composição, ela consegue evitar o alastramento de infecções locais e sistêmica. A barba-de-velho é usada para o tratamento de tosse, cistite, gripe, dor de garganta, resfriado e abscessos. Pode ser usada para úlceras na pele, com a finalidade de evitar infecções. Para este mesmo fim é indicado para o tratamento de infecções vaginais e urinárias.

O extrato da usnea pode ajudar na ausência dentes e gengivas, auxiliando no combate de infecções orais. Dentre outros benefícios, está planta pode se usada para evitar dores de cabeça e displasia uterinas leves. A tintura da barba-de-velho diluída é aplicada a impetigo e a ducha para tricomoníase. O cataplasma é feito para estancar sangramentos e prevenir infecções. O constituinte químico essencial da barba-de-velho é o ácido úsnico, uma substância que exerce a função de protegê-la, mas que apresenta diversos benefícios par os humanos.

Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Tintura e chá de barba-de-velho

A usnea é facilmente encontrada em forma de pó, cápsula ou tintura. Como tintura recomenda-se consumir cerca de 4 ml de tintura 3 vezes ao dia. Para preparar o chá de barba-de-velho é necessário ferver 3 colheres do líquen seco com 200 ml de água. O chá deve ser tomado cerca de 3 vezes durante o dia. Em forma de cápsula, pode ser consumida três vezes por dia, desde que a cápsula possua 100 mg do extrato.

Contraindicações e efeitos colaterais da barba-de-velho

A Usnea barbata deve ser utilizada por até três semanas seguidos. Quando usada por longos períodos, pode causar efeitos adversos. É contraindicada para mulheres grávidas, vez que provoca contrações uterinas. A tintura da barba-de-velho é sempre diluída em água antes de qualquer uso, vez que a mesma pode irritar a área gastrointestinal em pessoas mais sensíveis.

História e curiosidades

A barba-de-velho é um líquen que cresce em carvalhos, macieiras e e outras árvores píneas. Ao contrário de muitos outros antibióticos, não mata a flora intestinal benéfica ao corpo. A Usnea spp compreende inúmeras espécies, incluindo a Evernia mesomorpha, Usnea bayle, U. californica, U. ceratine, U. dasypoga, U. florida, U. lobata e U. longissima (popular na China).

No topo de árvores, a barba-de-velho se dispõe como cordas longas, difusas e peludas que se prendem aos troncos das árvores com facilidade. As fibras que constituem o líquen possuem o formato arredondando com um único fio branco dentro do seu núcleo. Como a erva é uma união de alga e fungos, a variação da cor cinza ou verde vai depender da alga que faz parte de sua composição. Uma característica interessante é que a barba-de-velho é muito sensível a qualidade do ar, sendo muito usada como um indicador de poluição (dificilmente ela consegue sobreviver em ambientes poluídos).

VERMÍFUGO NATURAL / ELIMINA PARASITAS Composto Anti-Verme 500mg
DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
Referências:
Usnea Barbata. An antibacterial ingredient * Also known as Old Man’s Beard, Beard Lichen, or Treemoss. Truth in Aging.
Encyclopedia.com
Old Man’s Beard, Tree lichen. Usneaceae. Whole lichen (dried thallus). The Naturopathic Herbalist.
Madamombe, I. T., and A. J. Afolayan. “Evaluation of antimicrobial activity of extracts from South African Usnea barbata.” Pharmaceutical biology 41.3 (2003): 199-202.

Comentários

Comentar