Betônica: benefícios, usos, efeitos e propriedades medicinais

A betônica (Stachys officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como betônica-púrpura, betoine (espanhol), bettonica (italiano) e lousewort e wood betony (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Betonica officinalis. Pertence à família Lamiaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da betônica

As folhas da betônica concentram a maior parte dos efeitos medicinais. É útil para pessoas que sofrem de deficiência de vitamina C (escorbuto). As propriedades calmantes e sedativas ajudam a aliviar a tensão, promover o sono, reduzir a ansiedade e hiperatividade, regularizar a pressão sanguínea e auxiliar em crises de histeria e síndrome do pânico. Os efeitos sedativos ainda provaram ser úteis contra dores de cabeça e enxaquecas. A madeira da betônica é benéfica para os nervos ao mesmo tempo que é capaz de aliviar dores e espasmos.

A betônica se destaca também com relação ao apetite e digestão. A planta é capaz de ajudar a abrir o apetite, proporcionando maior sensação de fome, além de contribuir para uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos. A melhora da digestão ocorre durante todo o trajeto realizado pelos alimentos dentro do organismo humano, desde estômago até o intestino o grosso, beneficiando todo o sistema digestivo. Na medicina popular, já foi usada como um rapé e fumo para tratar dores de cabeça. Aplicada a feridas, pode entancar o sangramento e melhorar a cicatrização. Gargarejos são feitos para feridas de boca e dores de garganta. A betônica possui alcaloides, colina e taninos em sua composição.

Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Chá de betônica

Para se preparar o chá de betônica, basta ter em mãos meio litro de água e cerca de oito gramas das folhas da erva secas. Não devem ser usadas as folhas frescas, vez que em sua forma natural ela possui ativos potencialmente tóxicos. Para desidratar as folhas, é necessário que elas sejam deixadas em um local escuro e bastante arejado, vez que os raios solares diminuem as suas propriedades. A água deve ser fervida até o ponto de ebulição. Após isso, as folhas secas devem ser adicionadas e o fogo desligado logo em seguida. O chá deve descansar por cerca de 10 minutos na mesma panela tampada. Coe e sirva durante três vezes ao dia. Caso necessite adoçar, use mel ao invés de açúcar.

Contraindicações e efeitos colaterais da betônica

O uso é contraindicado durante a gravidez. O uso em excesso, em função dos taninos, pode causar vômitos e náuseas.

História e curiosidades

O nome científico, stachys, é oriundo grega e significa “espiga de grãos”, em referência ao formato das suas flores. O nome popular betônica é derivado da palavra celta vettonica, em menção a Vettones, um povo pré-romano que habitou uma parte da península ibérica. Betônica significa “erva para a cabeça”. Um elogio antigo espanhol era dizer que a pessoa possuía tantas virtudes quanto uma betônica Anglo-Saxões usavam a planta como um hepato-protetor. Na Inglaterra Medieval, a erva foi usada para tratar pessoas acometidas por desespero, loucura e visões monstruosas.

Nativa da Europa e da Ásia, a em>Stachys officinalis possui folhas enrugadas, escamosas, ovais e serrilhadas com coloração verde-escura e consiste em uma longa haste que pode alcançar até 40 centímetros de comprimento. Suas flores crescem agrupadas no formato de espiral e podem ser das cores roxo, rosa, vermelho ou branco. A grande variação de cores faz com que as flores sejam muito encontradas na decoração de jardins ornamentais

LUTEÍNA COM ZEAXANTINA Luzeax
MIX COMPLETO DE ANTIOXIDANTES E FIBRAS Be Beauty Dtoxx
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
ACALMA E REDUZ A ANSIEDADE E O ESTRESSE Calmaclin
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
Referências:
Stachys officinalis ‘Hummelo’. Missouri Botanical Garden.
Chalchat, J. C., Petrovic, S. D., Maksimovic, Z. A., & Gorunovic, M. S. (2001). Essential oil of Stachys officinalis (L.) Trevis. Lamiaceae from Montenegro. Journal of Essential Oil Research, 13(4), 286-287.

Comentários

2 Comentários

Comentar