Cana-do-brejo: benefícios e propriedades medicinais

A cana-do-brejo (Costus spicatus) é uma planta medicinal também conhecida como cana-branca, cana-do-mato, cana-de-macaco, cana-roxa, jacuacanga, paco-catinga, paco-caatinga, periná e ubacaiá. Inclui o sinônimo botânico Costus scaber. Pertence a família Zingiberaceae.

Benefícios da cana-do-brejo

As partes curativas utilizadas são o rizoma, folhas, casca e hastes. O rizoma da cana-do-brejo é diaforético, emoliente, tônico, diurético, emenagogo, antilítica e anti-sifilítica. O suco das hastes é tônico, diaforético, emenagogo e depurativo. As hastes também possuem ácido oxálico. O rizoma tem um aroma parecido com a violeta e o suco desse rizoma é um pouco ácido e mucilaginoso, sendo aproveitado como refresco. A cana-do-brejo pode ser utilizada em forma de chá medicinal, infusão, extrato e outras formas.

Na medicina popular, a infusão das partes aéreas da cana-do-brejo é usada para tratar a inflamação e dor. O extrato de metanol obtido a partir das folhas da Costus spicatus possui propriedades anti-inflamatórias e antinociceptiva (o efeito antinociceptivo impede que o organismo detecte estímulos lesivos aplicados sobre o mesmo, como é o caso de uma queimadura ou agulhada, por exemplo).

Na Amazônia, a cana-do-brejo é utilizada por ser depurativa e diurética, auxiliando no tratamento de infecções urinárias e na eliminação de pedras nos rins. Quando utilizada em através de infusão, apresenta propriedades diuréticas, febrífugas e emagrecedoras. Quando utilizada como suplemento, a cana-do-brejo tem sido apontada para reduzir a inflamação da bexiga, auxiliando na saúde da próstata. Em algumas partes da Guiana, foi registrado que a cana foi usada no tratamento da malária, coqueluche e outras doenças.

Contraindicações e efeitos colaterais da cana-do-brejo

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

A cana-do-brejo é uma planta medicinal encontrada em florestas costeiras úmidas. A planta é originária da América do Sul e Caribe, sendo encontrada principalmente na Mata Atlântica e na região Amazônica. A Costus spp (Costus scaber ou Costus spicatus) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

A cana-do-brejo é uma planta perene, não ramificada, ereta, rizomatosa, que pode chegar até 2 (dois) metros de altura. A Costus spicatus possui folhas simples dispostas opostas uma à outra. Eles são lanceoladas com margens inteiras. As flores são tubulares e amarelo e estão dispostas em capítulos.

MIX COMPLETO DE ANTIOXIDANTES E FIBRAS Be Beauty Dtoxx
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
AJUDA A DORMIR E MELHORA O SONO Natural Sleep
ÓLEO DE ABACATE PURO EM CÁPSULAS Pure Persea
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
Referências:
Quintans Júnior, Lucindo J., et al. “Antinociceptive and anti-inflammatory effects of Costus spicatus in experimental animals.” Pharmaceutical biology 48.10 (2010): 1097-1102.
Azevedo, Cláudia Pfaltzgraff Mariotto Ferreira de, et al. “Rooting of cuttings of spiral gingers (Costus spicatus Jacq.).” Bragantia 68.4 (2009): 909-912.
Silveira, Gabriela Oliveira, et al. “Lack of antidiabetic activity of the methanol extract of Costus spicatus in rats.” Scientia Plena 6.12 (A) (2011).

Comentários

3 Comentários

  1. Teresa da Silva Ramos

    Cana do brejo serve pra pedra na visicula como devo tomar esse chá

  2. A cana do brejo tem efeito incrível contra a diarreia, inclusive quando está com sangramento. Cerca de 20cm de caule, bater em água gelada, coar em peneira de plástico e beber um copo deste suco 3 vezes ao dia, até curar a diarreia. Geralmente se resolve no primeiro dia mesmo. Já tratamos até crianças menores de um ano de idade.
    Essa planta é tão abençoada, que sempre a temos em casa. Um de meus sobrinhos, tinha intolerância à lactose, parava de urinar quando comia creme de leite, chocolate… Ele gostou da planta, minha mão deixou que ele comesse a vontade as folhas verdes frescas. A plantinha acabou naquela época, mas ele ficou curado.

  3. Fatima lucelena de sa

    Eu estou tomando pra enfequiçao de urina mas ela esta tando muito dono e normal isso

Comentar