Chá de Mentrasto – Ageratum conyzoides

Chá de Mentrasto - Ageratum conyzoides - Medicina Natural

O chá de mentrasto (Ageratum conyzoides) possui ativos capazes de auxiliar o organismo em casos casos de cólicas, diarreias e outras condições de saúde.

ATUALIZADO EM Atualizado em 21/04/2023

O chá de mentrasto (Ageratum conyzoides) é muito consumido na medicina popular como anti-inflamatório, antimicrobiano e antitumoral, além de auxiliar em condições de cólicas, diarreias, feridas, flatulência e queimaduras. Possui uma vasta utilização pela população e várias dessas utilizações já foram comprovadas através de estudos científicos.

Estudos avaliaram a atividade analgésica da planta, demonstrando sua eficácia na diminuição da dor em até 66% dos pacientes estudados, alguns estudos demonstram que o mentrasto possui efeitos antitumorais, o que está atribuído aos flavonoides presentes na planta, são considerados benéficos no tratamento de doenças circulatórias e hipertensão, agindo como cofator de vitamina C. Os flavonoides também são responsáveis pelas atividades antioxidantes, antiproliferativas e moduladora da transdução de sinais celulares.

Outros nomes populares do chá de mentrasto

Camará-opela, catinga-de-barão, catinga de bode, celestina, erva-de-São-João, mentrasto, mentraz, picão- roxo.

Usos tradicionais do chá de mentrasto

Partes utilizadas

Parte aérea.

Chá de mentrasto

Chá de mentrasto

Modo de preparo do chá de mentrasto

Adicione uma xícara de chá de água fervente sobre 1 colher de sopa (3 gramas) do chá de mentrasto abafando o chá por cerca de 15 minutos. Após isso, basta coar o chá e consumir.

Sugestão de consumo

Ingerir 3 (três) vezes ao dia.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • INSUMO LIOFILIZADO E SELECIONADO PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do mentrasto

O chá de mentrasto possui altas doses de alcaloides pirrolizidínicos que são hepatóxicos, podendo levar a hipertensão arterial, por isso deve-se consumir apenas o indicado, não ultrapassando as doses recomendadas, em caso de tratamentos longos, o tratamento deve ser interrompido durante uma semana a cada mês. Também é contraindicado para pacientes com diabetes e doenças hepáticas crônicas.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar Chá de Mentrasto Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Mentrasto Medicina Natural.

Chá de Mentrasto - Ageratum conyzoides - Medicina Natural

Chá de Mentrasto – Ageratum conyzoides – Medicina Natural

Referências:
Faqueti, Larissa Gabriela. “Quantificação por cromatografia líquida de ultra eficiência de marcadores presentes no extrato aquoso de Ageratum conyzoides L.(Asteraceae).” (2016).
MOMESSO, Luciano da Silva; MOURA, Rute Mendonça Xavier de; CONSTANTINO, Dulce Helena Jardim. Atividade antitumoral do Ageratum conyzoides L.(Asteraceae). Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 19, p. 660-663, 2009.
ERVA DE SÃO JOÃO. Nome científico: Ageratum conyzoides L. Sieber. Florien.